Olhos
Candidato à reeleição, o prefeito Neto (PP) anunciou que vai reestruturar a rede oftalmológica do município com a implantação do Hospital dos Olhos. A unidade está sendo construída na Ilha São João e vai centralizar todos os procedimentos, desde consultas, exames, tratamentos e cirurgias. A entrega da obra está prevista para o final do ano ou início de 2025. “O Hospital dos Olhos vai conectar todos os atendimentos, facilitando a vida dos pacientes que estão em tratamento ou que vão para a primeira consulta”, destaca Neto.
Mudando (I)
A CSN Mineração anunciou na segunda, 26, que Victoria Steinbruch, filha do controlador da companhia, Benjamin Steinbruch, apresentou sua carta de renúncia ao cargo de membro do Conselho de Administração da empresa. O documento foi apresentado durante reunião realizada pelo colegiado, que acabou elegendo como novo membro do conselho o engenheiro mecânico Enéas Diniz, que é de Volta Redonda. Ele
possui uma longa trajetória no grupo CSN, onde ingressou em 1985. Ao longo de sua carreira na empresa, Diniz liderou áreas de produção em siderurgia, cimentos, energia, portos, mineração e meio ambiente, além de ter atuado como diretor superintendente em sua última função na companhia.
Mudando (II)
Victoria é filha de Benjamin Steinbruch, estava no colegiado da mineradora desde 2021, e vai permanecer como diretora adjunta da presidência na CSN. OU seja, bem ao lado do pai. Afinal, ela está sendo preparada para sucedê-lo dentro de mais alguns anos. Victoria continuará, por exemplo, comandando a CBSI, hoje a maior empresa terceirizada prestando serviços no interior da Usina Presidente Vargas.
Vale
O Conselho de Administração da Vale elegeu, por unanimidade, o executivo Gustavo Pimenta como próximo presidente da empresa. Ele é o atual vice- presidente executivo de Finanças e Relações com Investidores e substituirá o volta-redondense Eduardo Bartolomeo no comando da mineradora.
Coisas da política
Em Volta Redonda, um dos candidatos a vereador da coligação que apoia Neto para prefeito é o médico veterinário Alfredo Peixoto. Pois bem, a mulher de Alfredo, Pollyanna Mazilli, por sua vez, é candidata a prefeita em Rio Claro. E lá no município vizinho, Neto está ao lado de Babton, candidato à reeleição pelo PP. Ou seja, não devem falar de política em casa. Aliás, no dia 6 de outubro, pelo visto, vão ter que acordar em Volta Redonda para Alfredo votar nele mesmo e sair voando para Rio Claro para que Pollyanna vote nela e fique em campanha para tentar se tornar a primeira prefeita do município.
Calçada
Precisar não deve, mas a prefeitura de Volta Redonda vai construir e
recuperar a calçada e o meio-fio da Rua da Assembleia de Deus, no Laranjal. A concorrência está marcada para o dia 21 de setembro.
Serrote
Essa é para os ambientalistas ficarem atentos: a prefeitura de Volta Redonda vai aumentar o seu estoque de motosserras e motopodas. O pregão está marcado para o dia 11 de setembro. As engenhocas, é claro, deverão ser entregues à GM, afinal, na cidade do aço, é a tropa quem cuida de matar (ops, podar) as árvores. Na semana passada, por exemplo, a árvore da Igreja Nossa Senhora Aparecida, na São João, foi para o chão. Sem dó nem piedade.
Escola
Essa pelo menos é uma boa: a prefeitura de Volta Redonda vai reformar e ampliar a Escola Municipal Professor Paulo Freire, no São Sebastião. A concorrência será no dia 8 de setembro.
Jogos Estudantis
Os Jogos Estudantis de Volta Redonda, cuja abertura está marcada paraodia14de setembro, com encerramento no dia 1 de novembro, vão reunir mais de 60 escolas das redes Municipal – a maioria -, Estadual, Federal e Particular de ensino da cidade do aço. Tem mais. Devem contar com cerca de 4,5 mil alunos.
Homenagem (I)
O vereador Paulo Conrado (Podemos) vai receber uma Moção de
Congratulação e Aplausos da… Câmara de Volta Redonda, local onde é parlamentar há sete mandatos. A homenagem partiu de Vander Temponi (UB), líder do governo Neto no Legislativo. “Ih, acho que essa moção não deve ser aprovada”, brincou Edson Quinto (PL), presidente da Câmara. Como era de se esperar, a moção foi aprovada por unanimidade.
Homenagem (II)
Temponi justificou a homenagem dizendo que não poderia disputar a reeleição sem fazer uma Moção de Aplausos a Conrado. “É de coração essa homenagem. Nesta Casa, pela dificuldade que aqui eu passei, naquele momento como presidente da Câmara, o Conrado muito me apoiou. Então, o que eu faço é por gratidão. Jamais vou esquecer o que você fez, gratidão eterna”, disse. O momento difícil que Temponi passou foi em 2023, quando foi afastado do cargo por decisão judicial. O motivo: suspeita de praticar rachide em seu gabinete. Conrado, no período, não quis convocar o suplente de Temponi para ocupar a cadeira no Legislativo.
Bizarro
O vereador Hálison Vitorino (Republicanos), que se diz o político mais conservador de Volta Redonda, apresentou o Projeto de Lei 061/24, que prevê a proibição da exigência de comprovante de vacinação contra Covid- 19 em escolas da rede municipal de Volta Redonda. A proposta tem
tudo para não prosperar.
Nervoso
O vereador Luciano Mineirinho (UB) reclamou, durante a sessão de terça, 27, que o vereador Neném (PP) não o teria cumprimentado. “Passei perto de você, dei umoievocênemmeviu. Parece estar preocupado com alguma coisa”, disse. Neném confirmou que está. “Campanha, né?!”, completou. Aliás, todos os 21 estão…
Ciúmes
Candidatos a vereador pelo PSD, comandado pelo deputado Munir Neto, não andam muito satisfeitos com o andamento da campanha. Motivo: Carla Duarte, ex- secretária de Assistência Social, estaria sendo privilegiada, tendo recebido até recursos financeiros. Já outros candidatos, alguns com chances de conseguir uma cadeira no Legislativo, estariam à míngua.
Saiu
Escolhida para suceder o engenheiro Sebastião Faria à frente do Hospital São João Batista, Mônica de Oliveira Marques pediu exoneração após dois meses no cargo. Quem assume o comando do maior hospital público da região é Rosa Lages, ex- diretora do Fundo Municipal de Saúde.
Encontro
O vereador Raone Ferreira (PSB) e o secretário de Educação do governo Neto, Osvaldir Denadai, trocaram dois dedos de prosa na quinta, 29,durante sessão solene na Câmara de Volta Redonda. “Poxa, secretário, já lhe enviei mais de dois ofícios, solicitei reuniões e até hoje não tive retorno”, reclamou o parlamentar. Osvaldir disse que vai marcar com Raone, mas só após as eleições.
Moral
O prefeito Neto esteve, durante a semana, no lançamento da candidatura à reeleição do prefeito de Rio Claro, Babton Biondi. No encontro, fez um longo discurso e teceu elogios a Guta Monteiro, candidata a vice-prefeita. Ela, que já atuou na secretaria de Saúde de Volta Redonda, comandou a mesma pasta em Rio Claro nos últimos oito anos. “A Guta é a melhor secretária de Saúde do estado do Rio”, disparou. Ué? E a Conceição?
Campanha
O prefeito Neto anda empenhado em sua campanha à reeleição. No domingo, 25, saiu de casa cedo para comparecer ao lançamento da candidatura do presidente da Câmara, Edson Quinto (PL). Depois seguiu para a Feira Livre, na Vila, onde ficou por mais de duas horas distribuindo santinhos e conversando com a população.
Peixes
O deputado estadual Jari Oliveira (PSB), presidente da Comissão de Saneamento Ambiental da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), entrou em contato com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) cobrando investigação para descobrir o motivo da
mortandade de peixes no Rio Paraíba. O caso aconteceu na manhã de quinta, 29. Vídeos foram divulgados pelas redes sociais mostrando diversos peixes mortos, próximo à divisa de Volta Redonda e Pinheiral.
Emprego
Candidato à prefeitura de Volta Redonda pelo PSB, Arimathéa, ex- prefeito de Pinheiral, esteve na sede do Sindicato dos Metalúrgicos, em encontro com Edimar Miguel. Arimathéa destacou que um dos seus objetivos é desenvolver projetos para a atração de empresas e diversificar a economia da cidade. Segundo o candidato, é importante consolidar a vocação siderúrgica da cidade, mas atrair novos ramos de atividades, visando o fortalecimento da economia de Volta Redonda. Resta saber o que Edimar Miguel pode fazer para ajudá-lo. Vai prometer não fazer greves nas indústrias interessadas?
Paralímpico (I)
Volta Redonda está com inscrições abertas para quem quiser participar do Festival Paralímpico, edição 2024, evento voltado para Pessoas com Deficiência (PCDs) ou com os transtornos do Espectro Autista (TEA) e do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). A previsão é atender a 185 crianças e jovens entre 7 e 20 anos, sendo que 20% das vagas podem ser preenchidas por não deficientes. A inscrição pode ser feita pelo link: https://docs.google. com/forms/d/e/ 1FAIpQLScUSH1obWTQ2
vCP8cVrfcmKjJhuQiEt8 xjKOQ7SJ52BegbB0Q/ viewform?usp=sharing até o dia 21 de setembro.
Paralímpico (II)
O festival, organizado pela Smel pelo quarto ano consecutivo, tem chancela do CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro) e acontecerá em duas etapas: a primeira, no dia 21 de setembro (véspera do Dia Nacional do Atleta Paralímpico), e a
segunda em 3 de dezembro (Dia Internacional das Pessoas com Deficiência). As duas edições serão disputadas na Arena da Voldac, das 8 às 12 horas.
7 de setembro
A prefeitura de Volta Redonda está preparando um evento – dentro do que a Justiça Eleitoral permite – pelos 202 anos da Independência do Brasil. E como já é tradição, as
bandas e fanfarras vão participar do desfile Cívico-Militar de 7 de Setembro no Aterrado. A Banda e o Coral Municipal vão abrir o desfile às 8h30min. A Fanfarra dos Ex-Alunos da ETPC também participará da festa, que mobiliza cerca de dez mil pessoas.
Católicos
Oração, reflexão e missão serão os pilares do I Congresso Mariano da
Diocese de Barra do Piraí – Volta Redonda, que acontecerá na próxima semana, entre os dias 2 e 8 de setembro. O tema desta edição é ‘Com Maria, peregrinos de Esperança’ e o lema é ‘Perseveravam na oração com Maria, a mãe de Jesus’ (Atos 1, 14). Além das atividades religiosas, os fiéis participarão de momentos culturais e sociais. Dom Luiz Henrique, bispo diocesano, relembra que todos são convidados a participar deste momento especial. “Venha participar conosco, prepare sua caravana. É importante lembrar que todos devem vir com suas identiicações das Pastorais e Movimentos. Sem dúvidas, será um momento marcante para nossa Diocese”, disse o Bispo. Detalhe: a abertura do I Congresso Mariano Diocesano será no dia 2, às 19 horas, com a Santa Missa no Santuário Mariano da Medalha Milagrosa, em Volta Redonda.
Campanha
O que um pai não faz por um filho? Faz de tudo e mais um pouco, diz o empresário Rogério Loureiro pai do jovem Serginho, candidato a vereador pelo PRD de Volta Redonda. “Vamos juntos construir um futuro melhor para Volta Redonda com foco no social, esporte, geração de emprego e saúde”, ressalta o candidato.
Espaço (I)
O jornal da Causa Operária deu espaço ao lançamento da chapa formada pelos metalúrgicos da CSN Assídio
Francisco do Nascimento, o “Jamaica”, candidato a prefeito de Volta Redonda, e Luiz Eugênio Honorato, presidente municipal do PCO e que encabeça a chapa de candidatos a vereador. “Jamaica” (ver foto) terá como candidata a vice- prefeita Edileuza Ramos, uma diarista. “Não temos ilusões nas eleições, mas elas são a oportunidade de realizar o debate político, programático e de defesa dos interesses dos trabalhadores, para enfrentar o retrocesso econômico, social e político que se abateu sobre nossa cidade”, comentou Jamaica, sendo sincero quanto a ter condições de chegar ao Palácio 17 de Julho.
Espaço (II)
Na entrevista ao Jornal da Causa Operária, Jamaica não perdeu a chance de apresentar uma de suas propostas de
governo. Passa por reestatizar a CSN. “Entendemos que uma questão central é buscar reestatizar a CSN, o que pode contribuir para o processo de reindustrialização de todo o país, o que ajudaria a resolver vários problemas da população na cidade”, crê Jamaica.
Pó
Luiz Eugênio, presidente do diretório do PCO, também deu seus pitacos. “Terra arrasada”, definiu quando lhe perguntaram sobre a cidade do aço. “O desemprego e o empobrecimento da população foram alarmantes. A empresa privatizada não tem vínculo com a cidade e seus trabalhadores, existe o problema da poluição e muitos outros”, definiu.
Nota da redação: A reportagem do aQui lembra aos candidatos a prefeito que os releases e as agendas de campanha devem ser encaminhados ao e-mail redacao@jornalaqui.com. O aproveitamento do material vai depender do espaço disponível na edição. Vale também para os candidatos a vereador.