Grampos

0
458
Screenshot

Maçonaria
O advogado Ricardo Volpe Maciel, de Barra Mansa, presidente da Soberana Assembleia Federal Legislativa, do Grande Oriente do Brasil, recebeu a Medalha do Mérito Defensores do Amazonas General Tibúrcio, a mais alta condecoração Maçônica do GOB Amazonas, que é entregue aos que se destacam na defesa da floresta e dos povos do Amazonas, indígenas ou não. Ricardo Volpe Maciel, segundo informações do GOB Amazonas, tem serviço prestado junto à Ong BEM FAZER E MAZON, que inclusive está construindo, em Manaus, 160 apartamentos para as populações carentes e ribeirinhos, através do
programa ‘Minha Casa, Minha Vida’. No complexo residencial vai ser instalada uma padaria
artesanal, projeto social desenvolvido por Lú Alckmin, mulher do vice-presidente Geraldo
Alckmin, que atende, via qualificação de mão de obra, centenas de famílias.
Na foto, Ricardo Volpe Maciel aparece ao lado de Paulo Apurinã, o único maçom indígena existente atualmente no Brasil, e usando o cocar, que simboliza a “conexão do guerreiro com o Grande Espírito”.

Iluminação
O presidente da Câmara de Volta Redonda, Edson Quinto (PL), esteve na quinta, 11, na Praça Sebastião Baganha, no Santa Rita do Zarur, para acompanhar a instalação das lâmpadas de LED. O mesmo serviço foi feito, a pedido de Quinto, na quadra esportiva e no campo de futebol da Candelária.

Artificial
O prefeito Neto sancionou na terça, 9, o Projeto de Lei 101/2024, de autoria do vereador Renan Cury, que prevê a inclusão, por parte do município, de atividades extracurriculares sobre inteligência artificial nas escolas da cidade do aço. A ideia é combater as práticas de desinformação, plágios, fake news e bullying.

Nomeado
A Câmara de Porto Real anunciou na segunda, 8, a posse do suplente de vereador Lucas Orioli de Souza (PSDB) na cadeira do vereador Ronário de Souza, do partido Solidariedade, afastado por decisão judicial, por suspeita, entre outras, da prática de ‘rachid’. Enquanto isso, em Volta Redonda, as coisas andam a passos de cágado. É que Vander Temponi (UB), condenado em abril, por conta supostamente da mesma prática, continua normalmente no cargo. Até agora, a mesa diretora da Câmara não atendeu à determinação judicial de afastar o parlamentar.

Caminhada
Acontece neste domingo, 14, às 9 horas, uma Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa em Volta Redonda. Será na Praça Juarez Antunes.

Futuro
Mesmo antes de os eleitores escolherem seus representantes para a Câmara de Volta Redonda em outubro deste ano, já há políticos pensando na
eleição de 2026. Entre eles estão Renan Cury (PP), que já prepara a sua candidatura para deputado estadual, e Raone Ferreira (PSB), que deverá sair candidato a deputado federal.

Bolsonaro
O ex-presidente Jair Bolsonaro, que hoje mora em Brasília, chega ao estado do Rio na quinta, 18, e terá agenda cheia por diversas cidades fluminenses. Até o momento, entretanto, não há qualquer confirmação de que Bolsonaro esteja pensando em vir a Volta Redonda para receber o Título de Cidadão Volta-redondense, em evento marcado para a noite de quinta, 18, na Câmara de Vereadores, conforme homenagem proposta por Hálison Vitorino.

Reforma
O Mercado Popular da Vila Santa Cecília passará por uma reforma em breve. A licitação será realizada no dia 30 de julho, e o valor da obra será de até R$ 626 mil.

Tenda
O deputado estadual Munir Neto (PSD) lançou na terça, 9, o projeto ‘Deputado com Você’. A ação aconteceu no distrito da Califórnia, em Barra do Piraí. Diversos pré-candidatos aproveitaram para tirar uma casquinha. Estiveram presentes a vereadora barrense Kátia Miki (pré- candidata à prefeitura de Barra do Piraí) e vários pré- candidatos a vereador por Volta Redonda, como Vander Temponi, Carla Duarte, e América Tereza.

Barra do Piraí
Por falar no encontro de Kátia Miki com Munir, a pré-candidata à prefeitura de Barra do Piraí ganhou o apoio do ex- prefeito Maércio de Almeida, que seria candidato pelo PSB, de Jari Oliveira. Assim, Jari, Maércio, Munir e Neto, entre outros, vão caminhar juntos pela eleição de Miki.

Moda
Agora virou moda entre os políticos volta-redondenses criar tendas para atendimento à população nos bairros. A onda começou com o deputa- do estadual Jari Oliveira (PSB), quando era vereador, em 2013. Atualmente, pelo menos 5 parlamentares de Volta Redonda fazem o mesmo projeto. E, agora, Munir. Que bom!

ECA
As comemorações dos 34 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), normalmente celebrado em 13 de julho, foram antecipadas em Volta Redonda para a última sexta, 5, quando o Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, com apoio da prefeitura e do Fundo para a Infância e Adolescência (Finad), promoveu, na Biblioteca Municipal, na Vila, um evento gratuito com diversas atividades voltadas para as crianças e adolescentes do município.
A presidente do Conselho, Paloma de Lavor Lopes, destacou a importância do ECA para a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. “O ECA é uma grande conquista, e, mesmo com as tentativas de retrocesso, ainda assim as crianças e adolescentes a partir do estatuto são cidadãos brasileiros, com mais direitos que os adultos têm, e são prioridade absoluta em qualquer situação”, disse.

Praia
O Governo do Estado, através do Detro- RJ, autorizou a criação de uma nova linha experimental para ligar Resende a Cabo Frio. O valor da tarifa será de R$ 118,00. Detalhe: vai sair de Resende e parar em cidades como Barra Mansa e Volta Redonda, entre outras, até chegar a Cabo Frio.

Com moral
O vereador de Volta Redonda, Betinho Albertassi (Rep), anda com o prestígio em alta. Na
abertura do Congresso de Missões da CADEVRE (Catedral das Assembleias de Deus de Volta Redonda), o deputado federal por São Paulo, pastor Marco Feliciano, principal atração do evento, fez questão de saudar o parlamentar. O motivo: o trabalho de apresentação que Betinho fez na festa do Centenário das Assembleias de Deus, no Rio de Janeiro. Em sua fala, Marco Feliciano disse que foi uma alegria estar com Betinho no evento em que ele apresentou no Maracanãzinho.

“Pó preto”
O MPF e o MPRJ expediram recomendação para que o Inea finalize o processo administrativo, com decisão definitiva do Conselho Diretor do órgão, relativo ao Programa de Monitoramento de Partículas Sedimentáveis (pó preto da CSN) no estado do Rio de Janeiro, prevista no Decreto no 48.668/ 2023. O documento estabelece o prazo de prazo de 10 dias para que o Inea se manifeste sobre o acatamento da recomendação e prazo final de 30 dias para o seu cumprimento.

Pó preto (I)
A audiência que discutiu o pó preto em Brasília, sem público presencialmente falando, rendeu bem para algumas pessoas de Volta Redonda, como Alexandre Fonseca, que é pré-candidato a vereador pelo Psol, e Adriana Bittencourt, pré- candidata psolista a vice- prefeita na chapa de Alexandre Habibe (PT). O rapaz, que é aposentado pelo INSS, por exemplo, ficou cerca de duas horas na telinha, ao lado do deputado federal Glauber Braga, do Psol, o mesmo que em 2021 queria o fechamento da CSN. Ou seja, queria o fim de Volta Redonda.

Pó preto (II)
Rendeu também para José Arimathéa, ex-prefeito de Pinheiral, que foi lançado como pré- candidato a prefeito de Volta Redonda pelo PSB. Ele faz parte do grupo do deputado estadual Jari Oliveira e, vejam só, teve o nome apresentado aos partidos de esquerda para ser o consenso entre as legendas. A proposta não foi aceita. Motivo: os partidos socialistas até topavam abrir mão de suas próprias escolhas, mas só se Jari aceitasse o desafio de sair candidato à sucessão de Neto. E isso Jari não topou.

PSB (I)
Segundo uma fonte, Jari teria dito aos companheiros socialistas que está inclusive pensando em não se candidatar a prefeito nem em 2028. Prefere trabalhar o nome de alguém chegado a ele para enfrentar a turma que, certamente, será candidata com a provável ausência de Neto e Munir, entre outros. Ou seja, as eleições de 2028 serão muito mais intensas e competitivas do que as de 2024.

PSB (II)
Ao oficializar o nome de Arimathéa como pré- candidato a prefeito de Volta Redonda, Jari atingiu o estômago do vereador Raone, que já está pensando – e trabalhando – em 2028. O parlamentar, inclusive, ocupou as redes sociais para reiterar que não estaria pensando em bater de frente com Neto. Por ele, o candidato teria que ser Jari, tanto que criou o #JariPraPrefeito. Veja a explicação que ele postou nas redes sociais dias antes de levar o soco no estômago: “Muita gente tem me questionado e eu vou reiterar minha posição: Não sou pré- candidato a prefeito. Não tenho condições de disputar esse cargo no momento”, escreveu, indo além. “O único que tem total condições de vencer o Neto se chama JARI e eu reitero meu total apoio caso ele decida se candidatar”, disparou, de forma mortífera.

PSB (III)
O lançamento de Arimathéa teria razões que a própria razão desconhece. Seria, segundo uma fonte, para evitar que Jari fosse forçado a apoiar um dos pré-candidatos já lançados pelo PT, Novo e Psol. Faz sentido.

Da série ‘perguntar…’
Com Arimathéa na disputa pelo PSB, quem tem mais chances de perder votos nas eleições de 6 de outubro: o PT, o Psol ou o Novo? Cartas para a redação.

Vazio (I)
O lançamento de Arimathéa também repercutiu, e mal, junto aos movimentos que estão
programando o ato público contra a poluição da CSN, marcado para o dia 21. Há quem entenda, por exemplo, que muitos volta-redondenses poderão desistir de comparecer por conta do viés político-eleitoral que o protesto pode tomar com a presença de Arimathéa entre outros (ver página 11).

Vazio (II)
A preocupação das lideranças do Movimento Sul Fluminense Sem Poluição é de que o ato contra a CSN, marcado para o próximo domingo, 21, na Vila Santa Cecília, atraia um público menor do que o do ano passado. É que o assunto teria esfriado nas últimas semanas após medidas adotadas pela siderúrgica para mitigar a emissão do pó preto na cidade do aço.

Copevre (I)
Diversos integrantes do Conselho de Pastores de Volta Redonda (Copevre) estiveram na manhã de quinta, 11, no Palácio 17 de Julho, onde agradeceram a parceria com o Poder Público (leia-se Neto) nas ações sociais realizadas pelas instituições. “É uma parceria que vem dando certo. O Poder Público e o Copevre estão juntos há 24 anos, e somos muito gratos a Deus por isso. Volta Redonda está completando 70 anos, uma cidade maravilhosa, abençoada, que é exemplo e modelo, e nós, como pastores, só temos que agradecer por essa parceria”, destacou o presidente do Copevre, bispo Cláudio Dantas, que prometeu visitar a sede da Secretaria de Ordem Pública (Semop), na Ilha São João.

Copevre (II)
O vice-presidente do Copevre, pastor Marcos Paulo, frisou que o Conselho representa a igreja, que é um organismo espiritual, mas também uma instituição, e, por isso, precisa conversar com o Poder Público. “A igreja não está aqui para se servir do Poder Público, mas para servir e cumprir o seu papel espiritual e social na sociedade, porque é isso que nos ensina a palavra de Deus. A igreja é sal, e o sal só tem sentido quando ele dá sabor àquilo que ele tem em contato. Então, essa parceria tem sido construída, e com a graça de Deus ela vai continuar por muito tempo, para a glória de Deus e para o bem da nossa sociedade”, afirmou.

Prêmio
O Centro de Atendimento para Pessoa Idosa com Alzheimer e Familiares – Centro-Dia Synval Santos -, da prefeitura de Volta Redonda, recebeu o ‘Prêmio Zilda Arns 2024’, concedido anualmente pela Câmara dos Deputados àqueles que contribuem ativamente com a defesa e promoção dos direitos das pessoas idosas. A diretora do Departamento de Proteção Especial Social (Dpes), da Secretaria de Assistência Social (Smas), Mariana Pimenta, e a coordenadora do Centro- Dia Synval Santos, Danielle Freire, representaram Volta Redonda na cerimônia de entrega e receberam a honraria das mãos da deputada federal Laura Carneiro, que fez a indicação ao prêmio.

Carne
O Shopping Park Sul está contabilizando as horas para a inauguração do Outback, marcada para o próximo dia 22.

Tucanos
O PSDB de Volta Redonda vai realizar a sua convenção partidária no dia 1 de agosto, às 16 horas, para oficializar a candidatura de Samuca Silva à sucessão de Neto. O problema é que o ex- prefeito, até prova em contrário, continua inelegível conforme decisão da Justiça Eleitoral. “A decisão de ser o candidato será na convenção partidária, e até lá teremos a oportunidade de conhecer outros pré- candidatos do partido”, explicou, em release enviado aos jornais.