quarta-feira, julho 17, 2024

Grampos

Próstata (I)
O ex-prefeito Paulo Baltazar utilizou as redes sociais para avisar aos amigos e eleitores que iria ser internado ontem, sexta, 17, para passar por uma intervenção cirúrgica. “Após
realizar exames de rotina, fui diagnosticado com câncer de próstata”, explicou. Baltazar estava esperançoso. “Minha confiança está em Deus, e entrego tudo em suas mãos, pois sei que Sua vontade prevalecerá sempre. Suas orações muito me fortalecerão”, escreveu.

Próstata (II)
Baltazar, que é médico, aproveitou para dar um recado: “Como médico, faço um alerta a homens e mulheres, para que façam rigorosamente os exames de rotina e preventivos”. É isso aí. Sigam o exemplo de Baltazar! “Agradeço a Deus pela vida, pela luta e pela Graça”, pontuou. Que Ele o proteja!

UPA
Na manhã de quarta, 15, quem acompanha o aQui pelo Facebook e Instagram ficou sabendo em primeira mão que o ex-deputado estadual Nelson Gonçalves, que é médico, iria assumir a direção da UPA do Santo Agostinho. A posse será dia 1o de junho.

Na terra
O deputado estadual Jari Oliveira estará na segunda, 20, das 8 às 12 horas, atendendo os moradores dos bairros Vila Rica e Tiradentes em sua tenda de serviços, que será montada na Praça Joaquina Coelho Nogueira, a Praça do Rodo. “Apareçam, quero bater um papo com vocês!”, escreveu nas redes sociais.

Empresas
Volta Redonda vem se destacando como a cidade do emprego em 2024. Levantamento da Casa do Empreendedor, com base nos dados da Junta Comercial, mostra que o município contabilizou, de janeiro a abril deste ano, 1.894 novos empreendimentos – entre MEIs e outras empresas. O número é 10% maior do que o registrado no mesmo período de 2023.
“Somente de MEI, tivemos um aumento de 13%, já que no ano passado foram 1.292 novos microempreendedores individuais, e neste ano chegamos a 1.465. E a Casa do Empreendedor de Volta Redonda facilita esse processo, sendo uma das mais completas do estado do Rio, reunindo vários órgãos em um só lugar, atendendo de forma gratuita”, explicou o coordenador da unidade, e delegado da 4a Delegacia da Jucerja, Haroldo Fernandes.

Vagas
Vale lembrar que os últimos dados do Caged mostram o município como líder também na geração de novos postos de trabalho no Sul Fluminense – janeiro (saldo positivo de 300 novas oportunidades), fevereiro (510) e março (863).

Destaque
O prefeito Neto, como não podia deixar de ser, curte o bom momento. “Mais empresas são mais empregos, e nisso Volta Redonda vem avançando. São cursos e capacitações, além de parcerias para facilitar a contratação dos moradores que estão à procura de emprego. Isso movimenta a economia da cidade e melhora a qualidade de vida da nossa população. E vamos continuar trabalhando para avançar ainda mais”, afirmou.

Saúde
A prefeitura de Volta Redonda conseguiu zerar a fila de espera para a realização de ressonâncias magnéticas na rede pública municipal. Desde fevereiro, o exame tem sido feito em um espaço exclusivo, na Rua 33, na Vila, que oferta mensalmente cerca de 800 procedimentos. Até o momento, foram mais de 4,3 mil ressonâncias para usuários do SUS.

Piraí
O nome do vereador Alexsandro Sena (PDT) cresceu nos bastidores da vida política de Piraí para sair como pré-candidato a vice-prefeito na chapa de Pezão. Procurado para comentar o assunto, o ex- governador limitou-se a dizer que nada ainda foi definido. Sena é de Arrozal, tem 43 anos e foi o terceiro candidato mais votado para a Câmara em 2020.

Doações
Até terça, 14, Volta Redonda já tinha enviado mais de 300 toneladas de doações ao Rio Grande do Sul. Entre diversos pontos de coleta de material para ajudar o povo gaúcho, um dos principais é o Estádio Raulino de Oliveira, no Jardim Paraíba. As entregas podem ser feitas no Acesso Branco, com preferência para água potável, roupas, mantimentos, cobertores e remédios. Todo material arrecadado está sendo levado diretamente para o Sul ou para o Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, pela Fundação Sérgio Loureiro, através da Transporte Excelsior.

Declan (I)
Os empresários de Volta Redonda têm até o próximo dia 21 para entregar a Declaração Anual do Índice de Participação dos Municípios (Declan-IPM) referente a 2023. A declaração retificadora poderá ser entregue até o próximo dia 28. Pelo documento, o Governo do Estado coleta informações econômicas das empresas que atuam no município e calcula o valor a ser repassado de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).
De acordo com a Secretaria de Fazenda, a Declan-IPM é indispensável para todos os contribuintes de ICMS, empresários do comércio, indústria e prestadores de serviço. Assim é definido o valor que será repassado pelo governo estadual a Volta Redonda. “Com a entrega das declarações, contendo as informações corretas, o município consegue mais receita para reverter em benefício do cidadão, com investimentos em áreas importantes como infraestrutura, educação e saúde, entre outros serviços públicos”, explicou a subsecretária de Fazenda, Lygia Morelli.

Declan (II)
O empresário que for fazer a declaração pode acessar o site da prefeitura (voltaredonda.rj.gov.br) para mais informações. Quem não apresentar a Declan-IPM ou entregar após o prazo estabelecido, bem como apresentar com dados incorretos ou omissão de informações, estará sujeito às penalidades previstas em lei estadual. Mais informações pelo telefone 3345-4444 (ramais 216 e 219), além do e-mail declan@voltaredonda.rj.gov.br.

Reunião
O prefeito Neto está intensificando os encontros com os pré-candidatos a vereador do seu grupo político. Na terça, 14, ele fez uma reunião festiva com os membros do PP, seu partido, no Clube Umuarama. O time não estava completo, faltaram o vereador Renan Cury e o ex-vereador Maurício Batista. Já na quinta, 16, o prefeito se reuniu com o vereador Fábio Buchecha e os demais candidatos do DC.

Visita
O presidente da Câmara de Volta Redonda, Edson Quinto, visitou, na quarta, 15, a Escola
Municipal Professor Lund Vilella, no Santa Cruz, e se reuniu com a direção da unidade para levantar as melhorias que precisam ser feitas na escola. O parlamentar já levou as
demandas à secretaria de Educação, que se comprometeu a realizar as intervenções necessárias. Tem mais. Conforme prometido pelo prefeito Neto a Quinto, na segunda, 13, foram iniciadas as obras de drenagem e pavimentação da Rua Lambari, no Santa Rita do Zarur, uma demanda antiga dos moradores.

Comparação
Alguns servidores de Volta Redonda se deram ao trabalho de se deslocarem para Barra Mansa na noite da última sexta, 6, para conhecer e jantar no Restaurante do Povo, reinaugurado há pouco mais de um mês. Acabaram comparando com a unidade que existe na cidade do aço. Conclusão: acham que o preço compensa, que o local conta com vários ventiladores funcionando, que garantem uma temperatura agradável. E ainda ouvem música ao vivo. Estão pensando em virar ‘habitué’.

Exclusivo
A prefeitura de Volta Redonda, através da secretaria de Saúde, abriu uma licitação para contratar uma clínica de tratamento para pessoas com dependência química. Ao todo, poderão ser gastos R$ 496 mil. As vagas deverão ser para adultos e adolescentes, com transtornos mentais e com necessidades de saúde em decorrência do uso de álcool, crack e outras drogas. A licitação vai acontecer no dia 5 de junho.

Veto (I)
A Câmara de Volta Redonda derrubou, por unanimidade, na segunda, 13, o veto do prefeito Neto ao Projeto de Lei 269/23, do vereador Luciano Mineirinho (UB), que instituía na cidade do aço a ‘Política de Prevenção das Doenças Cardiovasculares na Infância e Adolescência’.

Veto (II)
Por falar em projetos de lei, o governo Neto, através da Procuradoria Geral do Município, segue vetando a maioria dos projetos aprovados no Legislativo. E sem distinção de vereador: veta tanto da base quanto da oposição. Até denominação de rua está sendo brecada, com o foi o PL 067/24, que daria o nome de Elisângela de Sousa Furtado Pacheco à praça da Rua Irene Rodrigues Martins, no Residencial Mata Atlântica. PL de Temponi, ainda vereador.

Corte
Antes tarde do que nunca, como diz o ditado, o vereador Hálison Vitorino fez um requerimento questionando o motivo da poda e corte de árvores da Praça da ETPC. O documento foi aprovado pelos vereadores, e a secretaria de Meio Ambiente terá 30 dias para responder. Vai dizer, com certeza, que é uma questão de ‘segurança’.

Sem guincho
Uma moradora da Rua Riachuelo, de acesso à Praça da Colina, ficou ‘p’ da vida na noite de quarta, 15, porque um carro estava estacionado em frente à sua garagem, e ela não conseguia entrar com seu veículo. Ela ligou para a Guarda Municipal,
que chegou rapidamente ao local e multou o infrator. O problema é que os agentes até acionaram o reboque da corporação para que o carro fosse removido, mas o chamado não foi atendido. O infrator chegou ao local mais de uma hora depois e, na maior cara de pau, tirou o carro sem sequer pedir desculpas. É dose!

#ParticipaAí (I)
O deputado estadual Jari Oliveira lançou ontem, sexta, 17, a campanha #ParticipaAí. É mais um canal de interação do mandato do parlamentar na Alerj com a população. O objetivo é coletar informações, por meio de formulário on-line, sobre as prioridades de cada comunidade, através de sugestões dos moradores do estado.
“A participação popular é um dos pilares do nosso mandato no legislativo e o #ParticipaAí vem para ampliar essa comunicação, que já existe através do projeto ‘Deputado na Sua Cidade’, pelas minhas redes sociais @jarioliveiraoficial e pelo whatsapp (24) 99974 6086”, comentou.
“Ouvir a população é um compromisso. Acredito que assim podemos conhecer melhor a realidade de cada cidade do nosso estado. Preenchendo este formulário, você ajuda a construir uma rua, um bairro, uma cidade e um estado melhores”, reforçou.

#ParticipaAí (II)
Acessando o link da campanha #ParticipaAí, o leitor vai encontrar diversos campos para preencher e participar do mandato do Jari, seja enviando ideias, apontando locais ou sugerindo serviços que precisam de fiscalização. Assim, as pessoas passam a fazer parte, efetivamente, do processo legislativo. Participe acessando a campanha #ParticipaAí pelo link https://forms.gle/ qXDM3rQZLR6AcCyQ6.

Acesso
A construção da alça de acesso ligando o Siderville ao Elevado Castelo Branco, na Ponte Alta, já está na fase de ajustes finais para que, em breve, a via seja aberta. O investimento é de R$ 3,6 milhões. “Falta pouco para podermos entregar mais essa importante obra de mobilidade em nossa cidade, e que tanto era sonhada pelos moradores
do Siderville. E, assim como nesse bairro, também estamos trabalhando para que mais obras sejam concluídas para melhorar o dia a dia no trânsito de Volta Redonda”, garantiu o prefeito Neto.

Apadefi (I)
A Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Físicos (Apadefi) teve seu projeto ‘Sustentabilidade Social’ aprovado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio. O objetivo é ampliar hábitos sustentáveis e melhorar a infraestrutura da sede da instituição, localizada no Retiro. A parceria com o TJ vai até o mês de agosto.

Apadefi (II)
Através do ‘Sustentabilidade Social’, a Apadefi vem reformando seu espaço e estará de “cara nova” até o fim do ano. As mudanças vão desde a aquisição de um novo trocador de calor para aquecimento da piscina do centro de hidroginástica, restruturação e implantação da nova rede elétrica, além da instalação de novos aparelhos de ar- condicionado, que vão oferecer mais conforto ao susuário se à equipe de trabalho.

Apadefi (III)
O coordenador da associação, Rodolfo Levenhagen, falou sobre as mudanças. “A Apadefi desenvolveu uma coordenação estratégica de projetos. Dessa forma, foi possível aprovar o projeto, a partir da pesquisa e análise do edital do TJ/RJ. É muito gratificante para a nossa instituição encontrar parceiros que estão dispostos a investir no nosso espaço e estrutura. Esses avanços são importantes para os nossos usuários, familiares e, também, para os colaboradores e voluntários. Buscamos sempre a excelência na prestação de serviços de reabilitação e com a climatização do espaço teremos um grande ganho na qualidade dos serviços prestados por nós”, destacou.

ARTIGOS RELACIONADOS

Grampos

Grampos

Grampos

LEIA MAIS

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp