Grampos

13º (I) – O prefeito Samuca Silva anunciou, durante bate-boca com internautas nas redes sociais, que o 13º dos servidores deverá ser pago no dia 20 de dezembro. “O 13º para todos os funcionários tem previsão para o dia 20”, escreveu Samuca ao ser questionado por uma internauta a respeito do pagamento. Ela queria saber especificamente sobre o 13º dos professores. No entanto, o prefeito respondeu sobre a liberação do benefício a todos os servidores. “Sobre o 13º, estamos viabilizando, mas, a princípio, sim, o pagamento será feito sem ocorrência”, disse, na manhã de ontem, ao ser procurado pelo aQui.

13º (II) – Ontem, sexta, 13, logo pela manhã, Samuca disse ao aQui que a folha de pagamento de novembro já teria sido quitada. “A folha foi quitada desde o 5º dia útil”, disparou, acrescentando que apenas alguns casos, como na área da Saúde, teriam recebido com um pequeno atraso. “Alguns RPAs que foram comissionados e outros desligados que tiveram atraso (no pagamento do salário, grifo nosso)”. 

Preço (I) – A CSN vai reajustar o preço do aço plano e longo em 10% a partir de janeiro de 2020. O reajuste vai atingir consumidores de distribuição, construção civil, fabricantes de tubos e indústria em geral. Para as montadoras de automóveis, o reajuste será diferenciado. Vai variar de 5% a 7,5%.

Tributação – O MPF concordou com a União em ampliar a base de cálculo do Imposto de Renda e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), devidos em 2001 por coligadas à CSN em paraísos fiscais. O parecer do MPF foi na ação que tramita no TRF-2, onde a União pretende tributação do lucro total da equivalência patrimonial da CSN. Em decisão de primeiro grau, a CSN conseguiu que o recolhimento da CSLL incida somente sobre o lucro líquido das controladas e coligadas.

Pagando as contas – A CSN espera reduzir seu endividamento nos próximos 24 meses em quase R$ 8 milhões. Para isso, pretende pagar o mínimo de dividendos e vender ativos, como a subsidiária da CSN na Alemanha. A informação é do diretor executivo de Finanças da CSN, Marcelo Ribeiro.

Homenagem – O engenheiro João Thomaz, presidente do Sindicato dos Engenheiros de Volta Redonda, recebeu Diploma de Mérito e a inscrição no Livro do Mérito 2019 do Crea-RJ. A homenagem é feita a profissionais, entidades de classe e instituições de ensino que tenham se destacado em prol da Engenharia, da Agronomia e das demais modalidades profissionais do sistema Confea/Crea.

Rotativo – O VR Parking deverá entrar em operação no dia 6 de janeiro.

Quem avisa amigo é – O ex-vereador Maurício Batista, atual secretário de Mobilidade Urbana do governo Samuca, precisa pôr as barbas de molho. Sua atuação à frente da pasta tem provocado ‘arrepios’ em alguns políticos da cidade do aço, ligados até mesmo ao Palácio 17 de Julho. Em rodoviários da Sul Fluminense também. Pior. Motoristas de aplicativos, tipo Uber, andam seguindo-o pelas ruas da cidade do aço. Um deles teria, inclusive, tentado atropelá-lo nas imediações de um posto de gasolina na Rodovia dos Metalúrgicos.  

Reforma – A prefeitura de Volta Redonda iniciou a reforma da Escola Municipal Professora Marizinha Félix, localizada em Três Poços, obra que vai beneficiar cerca de 500 alunos da unidade e que deverá ficar pronta em 180 dias. O investimento é de R$ 563 mil.

Formatura – Na tarde de quarta, 11, a prefeitura de Volta Redonda entregou mais 200 certificados de conclusão aos alunos dos nove cursos profissionalizantes oferecidos gratuitamente pela Fundação Beatriz Gama. No evento, Samuca lembrou que, com a formatura da nova turma, a FBG já soma 400 profissionais capacitados para empreender ou ocupar uma vaga no mercado de trabalho, somente em 2019.

Mais um (I) – Apesar da propalada crise financeira alardeada pelo prefeito Samuca Silva, o Palácio 17 de Julho continua na cabeça dos políticos e não políticos de Volta Redonda. Para as eleições municipais de 2020, por exemplo, o que não falta é gente querendo se lançar candidato à sucessão de Samuca. O último, acreditem se quiserem, é Ataíde de Oliveira, o polêmico presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Volta Redonda.   

Mais um (II) – Outro que anda sonhando em subir a rampa do Palácio 17 de Julho é o advogado Alex Martins, presidente da OAB/VR. 

Perguntar não ofende – Será que Abacaxi, figura do folclore político local, também não sonha com o Palácio 17 de Julho, não? 

Enquanto isso… – Alguns nomes – bem conhecidos, por sinal – insistem em dizer que são pré-candidatos, como é o caso do ex-prefeito Neto e do ex-presidente da Câmara, Washington Granato. Os dois, entretanto, vão depender do curso das águas que passam pelo Rio Paraíba. Pode ser rio acima ou rio abaixo… 

No ar – Por falar em Granato, há quem diga que o vereador andou se estranhando com um colega de Parlamento. Ou melhor, com Dinho. Os dois, segundo uma fonte, quase saíram às vias de fato. Calma, gente, calma.

No ar – Como os dois são de temperamento forte, há quem garanta que o relacionamento de Gra-nato e Dinho ainda vai parar na Justiça. Pode ser até na Justiça Eleitoral.

Quente (I) – Aliás, a última sessão do ano na Câmara de Volta Redonda foi pra lá de quente. Apesar de ser apenas para aprovar o Orçamento para 2020, ela durou mais de duas horas e gerou uma reunião de emergência entre os parlamentares para abafar uma crise interna. Dinho, um dos líderes da Casa, sugeriu que os trabalhos fossem paralisados e convocou a todos para um encontro na sala da presidência para lavar a roupa suja. Ficaram incomunicáveis por mais de 30 minutos.

Quente (II) – A ‘roupa suja’ nasceu quando um grupo de parlamentares – da base governista – começou a propor uma alteração da Mesa Diretora, eleita para comandar a Casa em 2020. Ou seja, o grupo não queria mais deixar Neném assumir a presidência da Câmara. E, por tabela, excluir Granato, eleito para comandar a primeira secretaria em 2020.

Quente (III) – A ideia de trocar a Mesa Diretora eleita para 2020 teria nascido depois dos vários quiproquós entre Dinho e Granato. Ou Granato e Dinho. Tudo parecia ir bem até que a oposição ao Palácio 17 de Julho começou a espalhar que Samuca estaria por trás da trama. Não estava. ‘’A ideia foi minha’’, disse Dinho, bem ao seu estilo, batendo no peito em tom desafiador, conforme relato de uma fonte. “Outros vereadores me apoiam’’, disparou Dinho.

Quente (IV) – De volta ao plenário, o clima continuou quente e alguns vereadores falaram sobre o assunto. Só que Neném e Fernando Martins quase saíram no tapa. Só não teve ‘sangue no ringue’ porque a turma do ‘deixa disso’ entrou em ação. Dinho e Carlinhos Santana também quase se engalfinharam no ringue (ops, plenário).

Traição – Por falar em Carlinhos Santana, o vereador de oposição a Samuca anda disparando alertas em gabinetes do Palácio 17 de Julho. Tipo: “Tem vereador que vai trair o Samuca na Câmara em 2020”, garante, rindo com aquele ar maroto de quem sabe que está aprontando em território inimigo.  

Saída –Carlinhos pode ter razão. É que alguns vereadores perderam vários amigos que ‘indicaram’ para trabalhar no governo Samuca. Todos foram demitidos com o fim do RPA. Em represália, prometem atazanar a vida de Samuca em 2020.

Chora não (I) – Próximo presidente da Câmara, Neném já anunciou a alguns vereadores que estavam dispostos a destitui-lo antes de assumir a presidência da Câmara: vai perseguir todos eles em 2020. Vixe…

Chora não (II) – A ameaça faz sentido. É que Neném, ligado a Neto, já teria encomendado o terno para a posse como presidente da Câmara, marcada para 1 de janeiro de 2020. Só que, ao visitar o alfaiate para experimentar a calça, Neném descobriu que a mesma não estava ‘nos conformes’. Quase chorou. Sorte é que o alfaiate dele conseguiu costurar a situação e Neném poderá usar o terno que encomendou para a posse.

Chora não (III) – Mas que Neném não se gabe quando tiver a caneta nas mãos. Segundo uma fonte, se ele fizer pirraças, pode ficar com as calças na mão.   

Mudança – O que levou o vice-prefeito Maycon Abrantes a puxar para ele a paternidade das mudanças no trânsito do bairro Niterói? Será que pretende se candidatar a vereador?

Nominata – O ex-prefeito Neto estaria tendo dificuldades para montar nominata de candidatura a vereador. Segundo uma fonte, Neto pensa em montar duas chapas: uma para reeleger Neném; outra para eleger Temponi. Detalhe: Temponi já teria sido avisado da dificuldade e estaria à procura de um novo lar.

Dengue –Quem passar pela Feira Livre amanhã, domingo, 14, na Vila Santa Cecília, das 8 às 12 horas, e ainda nos próximos domingos, receberá orientação sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti. Os agentes vão dar orientações educacionais e alertar os voltarredondenses sobre os cuidados que se deve ter nas residências, além de explicarem sobre outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, como o zika e chikungunya, que possuem sintomas semelhantes ao da dengue.

Horário – Para atender os consumidores na época do Natal, os shoppings da rede Multiplan – BarraShopping, VillageMall e Park Shopping Campo Grande – estão funcionando em horários especiais até o dia 23 de dezembro. As lojas do complexoBarra Shopping, o preferido dos voltarredondenses que moram ou vão fazer compras na cidade mara-vilhosa, estão funcionando das 10 às 23 horas. Na véspera de Natal, dia 24, o complexo funcionará das 10 às 18 horas.

Campanha (I) – Até prova em contrário, o prefeito Samuca Silva está sendo vítima de uma campanha orquestrada nas redes sociais. Samuca não pode postar nada no Instagram ou Facebook que logo é bombardeado por críticas de internautas acima de qualquer suspeita. E olha que ainda faltam 10 meses para as eleições de outubro de 2020.

Campanha (II) – Na campanha contra o governo, Samuca Silva tem sido atacado até por internauta  ligado ao Palácio 17 de Julho. E, ainda, por gente que já fez parte de sua equipe.   

A conferir – O prefeito Samuca Silva e o secretário de Saúde, Alfredo Peixoto, precisam apurar se é verdadeira a denúncia de que o Cais do Aterrado estaria sem médicos plantonistas nos finais de semana.

GMs O resultado do concurso público para a Guarda Municipal de Volta  Redonda, referente ao edital 003/2018-SMA, foi homologado. A convocação dos 50 guardas aprovados deverá ocorrer em breve. Ufa!

Sinalização – O motorista que utiliza a Rodovia dos Metalúrgicos, saindo da Via Dutra com destino à Avenida Amaral Peixoto, no Centro, tem que adivinhar onde existem quebra-molas ou obstáculos pela via. Todos, todos mesmos, precisam de uma pintura nova. Socorro, PMVR!

Fiscalização (I) – Fiscais Agropecuários da secretaria Estadual de Agricultura fizeram uma megaoperação nas indústrias de produtos de origem animal (laticínios, frigoríficos e fábricas de embutidos, entre outros) localizadas em Volta Redonda, Barra Mansa e Quatis. Detalhe: a operação foi desencadeada por fiscais da coordenadoria estadual de Inspeção de produtos de origem animal com sede em Niterói e contou com agentes do núcleo regional de Barra Mansa.

Fiscalização (II) – Ao todo, foram realizados 15 termos de fiscalização e sete autos de infração, sendo que alguns estabelecimentos ganharam prazo para se adequar às normas. O não cumprimento das exigências acarretará em interdição dos mesmos. As fiscalizações são realizadas para garantir a qualidade dos produtos para o consumidor.

Deixe um comentário