quinta-feira, julho 18, 2024

Grampos

DE VOLTA – Ao reassumir, na terça, 2, seu posto no Palácio 17 de Julho, o prefeito Neto apareceu todo sorridente. Tinha motivos, é claro. Afinal, tinha feito três cirurgias cardíacas e ficou fora de casa por exatos 57 dias. O que pouca gente sabe até hoje é que a gargalhada da foto teve outro motivo: um cartaz que Neto leu no telão que fica em seu gabinete. Dizia: “Ficamos 57 dias sem levar esporro”. Arrancou risos de todos, principalmente de Neto. Pior é que traduzia a verdade.

LIV – O diretor Metalúrgicos, Leandro Vaz, foi internado às pressas no início da semana. Ele se sentiu mal no dia 8 e procurou o Hospital Santa Cecília com inchaço incomum nas pernas. Ao passar pelo médico, acabou internado para realização de exames complementares. Do hospital, Leandro gravou um vídeo para tranquilizar os amigos e dizer que estava bem. Recuperado, ele elogiou, veja só, o Plano de Saúde LIV – do qual o Sindicato tanto reclama e briga para voltar para o Saúde Bradesco. “As pessoas reclamam
jurídico do Sindicato dos por não conhecerem às vezes o funcionamento, mas a LIV tem em sua prestação de serviços garantido uma qualidade de investimento em equipamentos de alta qualidade”, elogiou. Então tá!

FÉRIAS (I) – A Secretaria de Esporte e Lazer (Smel) de Volta Redonda vai abrir, no próximo dia 18, as inscrições para a Colônia de Férias de Verão 2024, que vai acontecer entre os dias 22 e 26 deste mês, em nove ginásios espalhados pela cidade do aço. As atividades são direcionadas para até 1.800 crianças e adolescentes de 7 a 15 anos, com 200 vagas por ginásio, nos bairros Santo Agostinho, Açude, Jardim Vila Rica, Santa Cruz, 249, Siderlândia, Três Poços, Retiro e no campus Três Poços do UniFOA. As inscrições são gratuitas.

FÉRIAS (II) – As atividades vão acontecer das 8 às 11 horas e variam entre oficinas de dança, lutas (taekwondo, judô, capoeira, defesa pessoal e kick boxing), jogos de tabuleiro, gincanas, jogos de salão e outras atividades recreativas. Para completar, também serão promovidos dois passeios: um deles será para o Parque Aquático da Ilha São João, e outro, para o Ginásio Poliesportivo da São Geraldo, onde ficam as escolinhas de ginástica artística e de trampolim da cidade do aço.

FÉRIAS (III) – Os interessados devem se dirigir até o local onde pretendem que a criança e/ou adolescente participe da Colônia de Férias a partir do dia 18, das 8 às 11horas,edas14às17 horas, com um documento de identidade do menor. É preciso a assinatura de um responsável.

HOSPITAL VETERINÁRIO – As obras do Hospital Veterinário de Volta Redonda estão a todo vapor. Na segunda, 8, por exemplo, foi iniciada a concretagem da laje do segundo andar da unidade e já deve começar a construção do terceiro piso. Quando concluído, oHVterá760m2deárea construída, em um terreno de 3,5 mil metros quadrados. Terá quatro consultórios; ambulatório; recepção; laboratório; salas de raios-x, ultrassonografia, cirurgia e de recuperação anestésica; espaço para tratamento de doenças infectuosas; áreas de esterilização/ higienização; gatil; e um canil. O empreendimento custará mais de R$ 3,6 milhões e vai atender, além do município, outras cidades do Médio Paraíba. Sempre de forma gratuita.

INCOERÊNCIA – Pena que todo o esforço para cuidar dos bichinhos vá por água abaixo na passagem do ano, como ocorreu no último dia 31 de dezembro, quando a Prefeitura de Volta Redonda deu um péssimo exemplo ao usar fogos de artifício na Praça Brasil para comemorar a chegada de 2024. O barulho dos rojões, é claro, afetou idosos, crianças e os animais que vivem nas proximidades. Se continuar assim, em janeiro de 2025, o Hospital Veterinário de Volta Redonda poderá receber seus primeiros pacientes. Todos estressados, ansiosos, infartados até.

GLAMOUR ZERO – Ainda sobre a virada do ano em Volta Redonda: a noite de 31 de dezembro de 2023 vai entrar para a história como a mais melancólica da década. Por dois motivos: 1 – a contagem regressiva foi feita de forma errada, e quem estava na Praça Brasil comemorou a entrada de 2024 ainda em 2023. Coisa de dois ou três minutos, mas entrou. 2 – não houve show pirotécnico. Só soltaram fogos (argh), nada mais.

QUEIMA – Apesar de ter sido divulgado pela prefeitura de Volta Redonda, não houve queimas de fogos no réveillon da cidade, realizado na Vila Santa Cecília. As reclamações nas redes sociais do Palácio 17 de Julho foram gigantescas. O motivo de não ter acontecido o show pirotécnico foi a falta de autorização do Corpo de Bombeiros. Uma pena!

INB – Na segunda, 1, um jovem de 20 anos e seis adolescentes, cujas identidades não foram fornecidas, foram detidos no terreno da sede da INB em Resende. O que eles pretendiam furtar, ninguém sabe, mas mostra que a empresa, que produz urânio, não é das mais seguras. Entra quem quer. Vale lembrar que a INB ganhou um Jacaré do Mal justamente por não ter achado até hoje dois tubos contendo amostras de hexafluoreto de urânio furtados em julho de 2023.

VIADUTO – O novo viaduto que está sendo construído sobre a Avenida Nossa Senhora do Amparo, em Niterói, começa a ter seus primeiros pilares de sustentação erguidos. De acordo com a empresa responsável pelos trabalhos, está sendo feita a concretagem dos apoios da pista – que estão sendo levantados –, após a conclusão da parte de bate- estaca. A previsão é de que no final de fevereiro sejam iniciadas as construções das rampas de subida e descida do viaduto.

NOTA ZERO – Os lojistas do Park Sul devem ter sido pegos de surpresa com tanta gente indo ao shopping no período de compras do Natal e também depois das compras de fim de ano. Na semana passada, por exemplo, o shopping estava cheio. Pena que vendedores de algumas lojas provaram não ter o mínimo preparo para dias de casa cheia. A demora em qualquer lojinha chegava a 20 minutos. Para o Natal de 2024, é bom que todos passem por algum curso de atendimento por excelência.

ATRASADO – Por falar no Park Sul, a equipe do prefeito Neto esqueceu de
avisá-lo que já não é mais novidade nenhuma que o Outback vai abrir uma filial em Volta Redonda, justamente no shopping que ele tanto gosta e defende. A ‘novidade’ que Neto postou em suas redes sociais foi notícia do aQui em junho do ano passado.

OBRAS – Mais uma de Neto. Como tem o costume de viver cercado de assessores especiais em seu próprio gabinete, tudo que fala ao telefone e até com os visitantes acaba indo parar em ouvidos alheios. A escolha de Jerônimo Telles para comandar a recriada Secretaria de Obras é um exemplo. Neto soltou a notícia e ela se espalhou graças a um dos assessores, sem que o prefeito tivesse conversado com Jerônimo. Detalhe: Jerônimo não estaria disposto a aceitar o convite, mas deve acabar topando a ‘missão’.

SEPARADAS – Caso o engenheiro Jerônimo Teles venha a aceitar o convite para reassumir a pasta de Obras, o prefeito Neto deverá enviar à Câmara um projeto de lei separando a secretaria de Infraestrutura em duas: Obras e Serviços Públicos (responsável pela limpeza, capina e outros). Detalhe: Edson Carrá tem tudo para assumir a pasta de Serviços Públicos, cargo que já ocupou em outros mandatos. A tão criticada secretária de Infraestrutura, Poliana Moreira, deverá perder o status. Mas o cargo ela não perde.

ETPC – Praticamente destruída para servir de canteiro de obras da empreiteira que ainda está trabalhando na Rua 33, a Praça da ETPC, que era uma das melhores de
Volta Redonda, já está sendo reformada. Ainda bem, e que ganhe novos brinquedos e equipamentos para a prática de esportes.

Revi-VER – A prefeitura de Volta Redonda retomou o projeto “Revi- VER”, que oferece cirurgias de catarata pelo SUS. Até ontem, sexta, 12, esperava promover 700 cirurgias no centro cirúrgico oftalmológico móvel instalado na Ilha São João. Também prevê realizar 632 exames de biometria para o pré- operatório da cirurgia de catarata e 325 Capsulotomia Yag Laser, procedimento pós- operatório para tratar a opacificação da cápsula posterior do cristalino.

HSJB – Ainda pelo projeto Revi-VER, estão programadas para hoje, sábado, 13, a realização de 30 cirurgias de catarata no Hospital São João Batista.

DENGUE – Equipes da prefeitura de Volta Redonda estão no Dom Bosco desde ontem, sexta, 12, para combater o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika. E só vão embora no final da tarde deste sábado, 13.

UPA – A reforma e a ampliação da UPA do Santo Agostinho está praticamente concluída. A expectativa é que os detalhes finais – caso da instalação do mobiliário – sejam concluídos nas próximas semanas, o que permitirá que a unidade volte a atender ao público ainda no primeiro trimestre de 2024. Atualmente, quem precisa de atendimento de urgência e emergência na região continua sendo atendido na Faetec Amaury Cesar Vieira, que funciona no mesmo bairro.

DEAM (I) – Na quinta, 4, o prefeito Neto recebeu a nova delegada da DEAM de Volta Redonda, Juliana Montes. Foi a primeira vez que eles se encontraram e, no final da reunião, ela elogiou o trabalho integrado das forças de segurança no município. “É de suma importância para a prestação do serviço final, que é o bem-estar das mulheres, não só no aspecto da nossa aplicação da lei pela Deam, mas todo o trabalho integrado que fazemos”, disse, aproveitando para pedir apoio ao prefeito.

DEAM (II) – O encontro contou com a presença do comandante do 28o BPM, coronel Martins e ainda de uma equipe do programa Segurança Presente, que aproveitou para homenagear o prefeito Neto. De acordo com Martins, Volta Redonda registrou o menor índice de roubo de rua da história, desde a criação do SIM (Sistema Integrado de Metas), do Instituto de Segurança Pública (ISP) do Estado. “Nenhuma das outras bases tem a estrutura que temos aqui em Volta Redonda. Isso é graças à parceria com a Secretaria de Ordem Pública (Semop) e a Guarda Municipal”, crê.

ESCOLAS – A secretaria de Educação de Volta Redonda já está aceitando pedidos de vagas para as escolas em 2024. As oportunidades são para Educação Infantil e Ensino Fundamental. Os interessados devem fazer a inscrição até o dia 30 de março, exclusivamente pela internet, no site voltaredonda.rj.gov.br. Podem se inscrever as crianças que não participaram da Chamada Escolar realizada em setembro de 2023. O cadastro será reaberto em virtude da desistência das vagas oferecidas e mediante a abertura de novas turmas.

VERBAS (I) – O deputado estadual Jari Oliveira, que é membro da Comissão de Educação da Alerj, destinou R$ 815.578,00 para as escolas estaduais da região por meio de Emendas Impositivas para o orçamento estadual de 2024. “Aproveito as edições do ‘Deputado na Sua Cidade’ para agendar vistorias e conversar com a direção e profissionais que atuam nas unidades escolares do Estado que ficam na região onde o projeto é realizado. Essa proximidade me torna parceiro da comunidade escolar. E foi assim que defini as Emendas Impositivas para 2024. São mais de 20 emendas que preveem obras de infraestrutura, aquisição de equipamentos e implantação de atividades extracurriculares em diversas unidades”, comentou.

VERBAS (II) – As Emendas Parlamentares Impositivas feitas por Jari contemplam 24 escolas estaduais. Uma delas prevê a climatização das salas de aula do Colégio Estadual Doutor João Maia, em Resende, e do Colégio Estadual Baldomero Barbará, em Barra Mansa.

SESSÃO – A primeira sessão legislativa do ano aconteceu ontem, sexta, 12, na Câmara de Volta Redonda. Era extraordinária e foi convocada pelo prefeito Neto para que os vereadores apreciassem a Mensagem 02/24, que o autoriza a efetuar o pagamento dos artistas locais contemplados pela Lei Paulo Gustavo, de incentivo à cultura. Foi aprovado por unanimidade.

NOMINATA – O prefeito Neto já está pensando nas eleições de outubro e nos últimos dias recebeu diversas lideranças de bairros e pré-candidatos no Palácio 17 de Julho.

POLÍTICA – Por falar em eleições, o deputado estadual Munir Neto realizou um mega encontro na quinta, 11, digno de quem está de olho no futuro. A reunião atraiu cerca de 50 representantes de associações de moradores de Volta Redonda. O engraçado é que a assessoria de Munir informou que nada político foi debatido no encontro. Então tá!

LUTO – Morreu na tarde de quinta, 4, o ex-vereador de Volta Redonda, Paulo Francisco da Silva, o Paulinho Dentista. Tinha 79 anos e deixou três filhos e duas netas.

TINTA – A sede da secretaria de Ordem Pública de Volta Redonda, que fica na Ilha São João, será reformada. Terá o telhado trocado, vai ganhar pintura nova e reparo nos banheiros. Valor da obra: R$ 55 mil.

FÉRIAS – O secretário de Cultura de Volta Redonda, Anderson Souza, apesar de estar trabalhando, estaria oficialmente de férias em janeiro. A pasta está nas mãos do subsecretário, Frederico Paschoeto.

ARTIGOS RELACIONADOS

Grampos

Grampos

Grampos

LEIA MAIS

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp