quarta-feira, abril 24, 2024

Grampos

Novo (II) – Paulo Ganime teve a oportunidade de fundar e presidir a Frente Parlamentar Mista pela Inovação na Bioeconomia em 2019, da qual voltou a ser presidente em 2021. Atuou como coordenador de Sistema Político-partidário na Frente Parlamentar Mista pela Reforma Política e como coordenador de Desestatização e Privatização da Frente Parlamentar Mista pelo Brasil Competitivo.

Novo (III) – Entre os destaques do mandato de Ganime estão a aprovação do Marco Legal das Startups, da qual é coautor, e a Lei do Gás (Lei 14.134/2021), aprovada no Congresso Nacional, de sua autoria. Em setembro de 2020, o parlamentar apresentou um pacote de projetos contra a corrupção.

Reajuste – Na quarta, 12, o governador Cláudio Castro anunciou um reajuste salarial de 13,05% aos servidores estaduais a partir de fevereiro. É tempo de eleição.
Novo (I) – Ele é carioca, tem 38 anos, é deputado federal (eleito com 52.983 votos) e foi escolhido pelo partido Novo para concorrer à sucessão de Cláudio Castro. Estamos falando de Paulo Ganime, formado em engenharia de produção pelo Cefet-RJ, que estudou Economia na Uerj e fez um MBA na PUC-Rio. Tem mais. Ganime tem 15 anos de experiência na área financeira e de gestão de projetos em grandes empresas multinacionais e morou cinco anos na França e EUA.
Em seu primeiro mandato na Câmara, foi reconhecido como um dos melhores parlamentares do país e melhor parlamentar do Rio de Janeiro pelo Ranking dos Políticos em 2019, 2020 e 2021.No páreo – O empresário Guto Nader, de Barra Mansa, está com os dois pés no União Brasil, legenda pela qual deverá sair pré-candidato à Alerj nas eleições de outubro.

Prazo – Por falar em eleições, em abril o governo Neto, em Volta Redonda, e o de Rodrigo Drable, em Barra Mansa, deverão sofrer algumas baixas. É que nesse mês termina o prazo de desincompatibilização para quem pretende disputar as eleições de 2022. Na cidade do aço, um dos nomes mais cotados é o de Munir, irmão de Neto, que sonha com a Alerj. Em Barra Mansa, a professora Fátima Lima também sonha, mas com a Câmara Federal.

Venda – A prefeitura de Volta Redonda vendeu um terreno de 2.219,40 m² no distrito industrial de Três Poços, por R$ 520 mil. Quem comprou foi Gaspar Joaquim da Rocha Pinto, dono da Tin Química e Soldas Ltda, que já ocupava o espaço através de aluguel.


Abandonado – O outrora Hospital do Idoso, na Vila, imóvel que o governo Samuca alugou da antiga Clínica São Camilo, está em estado lastimável. De abandono total. Portas, janelas, vasos, móveis ou foram roubados ou foram depenados, destruídos. É uma pena.

Morreu – Rajane Correa Rosa, servidor de carreira da prefeitura de Volta Redonda e ex-presidente da Associação de Moradores do Monte Castelo, morreu na manhã de quarta, 12.

Inauguração – O empresário Mauro Campos Pereira inaugurou na quinta, 13, a sua segunda loja da AC Market, localizada à Rua C, no 201, Loteamento Mirante do Bosque.
“É um novo conceito em mercado de bairro para atender a população”, explica. “Une conforto, qualidade de atendimento, preço justo e praticidade em só lugar para fazer a diferença na rotina dos moradores do bairro”, acrescentou. A primeira loja foi aberta no Jardim Mariana.

Golpe – Alfredo Peixoto, ex-secretário de Saúde de Volta Redonda no governo Samuca, teve seu telefone celular clonado e o espertalhão tentou aplicar golpes na praça. Ainda bem que Alfredo descobriu a tempo de evitar maiores aborrecimentos.

Saúde – Na terça, 10, o vereador Renan Cury esteve no Rio de Janeiro com o Doutor Luizinho (Progressistas), deputado federal e seu guru na política. Voltou animado com as promessas do parlamentar de enviar mais verbas para a Saúde de Volta Redonda. “No ano passado, o médico, deputado federal e presidente da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, articulou com o governo do Estado e conseguiu verbas para a Saúde, que possibilitaram que o prefeito Neto pagasse os funcionários em dia. Hoje (terça), estive com o deputado buscando mais recursos para Volta Redonda. Valeu!!!”, postou na sua página do Instagram.

Portas abertas – Nos corredores do Palácio 17 de Julho há quem diga que Erik Higino, ex-secretário de Fazenda, e o prefeito Neto teriam tido uma grande desavença. Erik desmente. E garante que Neto lhe deixou as portas abertas para retornar quando quiser.
Mudança (I) – Aliás, a proposta irrecusável que Erik Higino recebeu para deixar a equipe do prefeito Neto foi para retornar, por cima, ao INSS. Ele, que era superintendente regional do órgão na região, agora vai cuidar da Divisão de Orçamento, Finanças e Logística da Superintendência Regional Sudeste II. Detalhe: é uma das mais importantes do INSS, com atuação nos estados do Rio, Minas Gerais e Espírito Santo. Erik vai ficar sediado em Belo Horizonte (MG).

Mudança (II) – Sem saber da novidade, revelada pelo aQui, nos corredores do Palácio 17 de Julho os boatos sobre a saída de Erik eram mirabolantes, mas faziam sentido. Um deles, por exemplo, dizia que Neto teria decidido cortar as asas do seu secretário de Fazenda para evitar que ele fosse mais longe politicamente falando. “O Erik vai ser o Neto amanhã”, avaliava uma fonte. “E o Neto tá morrendo de ciúmes do prestígio do Erik”, completou.

Mudança (III) – Outra fonte foi mais longe. Desafiou o jornal a fazer uma matéria mostrando a possibilidade de, nas próximas eleições, ser lançada a chapa Erik/Márcia Cury, com o ex-secretário saindo para prefeito. Cartas para a redação.

Escolhido – Por falar na Fazenda de Volta Redonda, o nome do novo titular – Vinícius Michel Arbach –, anunciado na manhã de segunda, 10, já estava nas rodas de conversas na noite de sexta, 7. Foi uma solução caseira, afinal Vinicius atuava como subcontrolador Geral do Município. Tem mais. Trabalhou com Sebastião Faria, vice-prefeito, no Hospital da Japuíba, em Angra dos Reis.

Descartado – Como Vinícius só foi anunciado na segunda, 10, os nomes de alguns políticos foram plantados no final de semana para substituir Erik Higino. O do vereador Luciano Mineirinho foi um deles.

Universidade – A prefeitura de Volta Redonda firmou convênio – contrato nº 223/2021 – com o Centro Universitário Cidade Verde – UNIFCV – para oferecer estágio supervisionado aos acadêmicos dos cursos de Licenciatura, Pedagogia, Educação Física, Letras, Educação Especial, Matemática, Geografia, História, Ciências da Religião, Sociologia, Filosofia, Artes Visuais e Bacharelado em Psicopedagogia, Serviço Social e Biblioteconomia. Ah, o UNIFCV é uma universidade particular localizada na cidade de Maringá, no Paraná.

Sem cobras – A concorrência que a prefeitura de Volta Redonda pretendia fazer para contratar uma empresa para construir um serpentário no Zoológico fracassou por falta de interessados. Será que todos os empresários têm medo de mexer com cobras?

Cohab – Quem comprou imóvel da Cohab de Volta Redonda pelo Sistema Financeiro de Habitação já pode contar com a isenção do pagamento dos emolumentos cartoriais e dos registros. É o que determina a Lei 9.518/21, de autoria dos deputados Dr. Deodalto e Noel de Carvalho, já sancionada pelo governador Cláudio Castro.

Vestibular/22 – Termina na próxima quinta, 20, o prazo para quem quiser se inscrever para o Vestibular Simplificado da Faculdade Canção Nova (FCN), em Cachoeira Paulista (SP). São 10 vagas remanescentes em cada um dos cursos de Jornalismo, Rádio e TV, Administração e 20 vagas no curso de Teologia.
A prova será on-line, no sábado, 22, das 8 às 10 horas, e consistirá de uma redação. Para o processo simplificado, não serão aceitas as notas do Enem e as inscrições permanecem gratuitas. No link https://www.fcn.edu.br/bolsas-e-convenios/ estão disponíveis informações sobre as oportunidades de convênio com empresas, descontos especiais e até Bolsa de Estudo Integral (100%) oferecidas pela Faculdade Canção Nova.

Sem luz (I) – Pelo menos 9 entre 10 volta-redondenses estão ‘p… da vida’ com a Light. Um casal do Laranjal, por exemplo, pensa até em ingressar com uma ação judicial contra a empresa. É que a residência deles, na Rua 106, ficou pelo menos quatro dias sem energia. E sem assistência da Light. Tudo começou, segundo Sueli, nome da moradora, quando ao chegar de viagem, no dia 7 de janeiro, a casa estava sem energia. A moradora ligou umas 10 vezes para a Light, ligou para a Ouvidoria, para o Procon e até terça, 11, continuava sem luz. “Foram quatro dias sem energia em casa devido a um cabo da Light arrebentado na rua. Eu nunca atrasei o pagamento de nenhuma conta”, desabafou.

Sem luz (II) – De acordo com Sueli, em um dos contatos com a Light, a empresa ainda deu uma desculpa esfarrapada. “Tiveram a audácia de dizer que se fosse um Blackout no bairro inteiro agilizariam, mas como é apenas um consumidor…”, completou. “É um país sem lei, corrupto, com desmando, onde estes pilantras fazem o que querem”, reclamou. Ah, o problema só foi resolvido às 23 horas do dia 11 de janeiro. Parece sacanagem. E deve ser.

Encontros – O deputado estadual (e vereador licenciado) Jari anda postando nas redes sociais as visitas que faz a lideranças políticas. Na segunda, 13, esteve reunido, em uma padaria, com o ex-vice-prefeito Maycon Abrantes.

Dupla – Por falar em Jari, o parlamentar virou cicerone do também deputado estadual Waldeck Carneiro. O rapaz, apesar de ser do PT, está de malas prontas para o PSB para ser candidato a deputado federal. Ou seja, vem dobradinha por aí: Jari pra Alerj e Waldeck pra Câmara.

Custos – Quando da criação da secretaria de Ordem Pública, entregue ao tenente-coronel Luiz Henrique, o Palácio 17 de Julho divulgou que a pasta não geraria custos extras. O detalhe é que agora a pasta tem até assessora de imprensa, a jornalista Vera Cuiabano. Até aí, tudo bem. O problema é que ela foi contratada pela (super)secretaria de Ação Comunitária.

Salário – O prefeito Neto sancionou a Lei Municipal 5.913, que reajusta os salários do próprio chefe do Executivo, vice-prefeito e secretários municipais. A partir de 2025, o prefeito receberá R$ 17.440,00; o vice-prefeito, 12.340,00; e os secretários, R$ 12.240,00.

Revolta – Moradores da Rua Marcelo Monteiro César, na Colina – em frente ao Clube Comercial – andam fulos com a prefeitura de Volta Redonda. É que um poste de iluminação está ficando 24 horas por dia aceso. “É um absurdo, esse mês eu paguei R$ 13,00 de taxa de iluminação pública e eles ficam desperdiçando energia”, comparou uma moradora.

Pandemia – A Ômicron está circulando mais rápido do que notícia ruim. Na quinta, 13, na UBS da São Geraldo, cerca de 70% das pessoas que realizaram o teste para o vírus saíram com resultado positivo. É muita gente!

Confusão – O novo secretário de Fazenda de Volta Redonda, Vinicius Abrach, é muito ligado ao prefeito Neto desde que entrou na prefeitura em 2012 para trabalhar na área de marketing. Quando Neto deixou o Palácio no final de 2016, Vinicius não quis dar as senhas de redes sociais da prefeitura ao novo grupo (Samuca) que estava entrando. “Quero que fique tudo como está para quando eu voltar daqui quatro anos”, teria dito o rapaz.

Jantar – O prefeito Neto esteve na quinta, 13, comendo alguns dos famosos churrasquinhos no palito que são vendidos na São Geraldo. Chegou por volta das 20 horas, ocupou uma mesa no local, mas não conseguiu fugir dos curiosos e foi incomodado com pedidos de selfies.

Iluminação – Moradores da Via Mury também estão fulos com a prefeitura de Volta Redonda. Ficaram três meses reclamando de uma lâmpada queimada e, com a chuva de granizo que caiu, outras três deram problemas. Tudo em sequência. Quando a equipe da prefeitura chegou, para surpresa deles, os funcionários fizeram uma ligação direta para acender a luz dos quatros postes. “O problema era na fotocélula”, informaram. Foi o bastante para um dos moradores enviar uma queixa ao aQui: “Se antes não tínhamos luz à noite, agora temos luz acesa 24 horas por dia, em diversos postes”, relatou. “Não seria mais barato comprar uma fotocélula, em vez de deixar a luz acesa 24 horas por dia?”, indagou.

Lâmpada – Mais uma da mesma série: a Rua B do Parque das Ilhas está com três lâmpadas queimadas e nada. Bem em frente à Igreja São Bernardo tem uma lâmpada queimada há 9 meses. Var dar cria se nada for feito.

TI – A CSN vai contratar novos colaboradores para atuar na área de inovação tecnológica do processo siderúrgico na Usina Presidente Vargas. Tecnologia da Informação, Tecnologia de Automação, Desenvolvimento de Soft-wares, Infraestrutura de TI e Transformação Digital são algumas das áreas de tecnologia que os profissionais poderão atuar. As vagas são para nível superior e os interessados devem acessar o site www.csn.com.br/oportunidades para obter mais informações e cadastrar o currículo até o dia 31 de janeiro.

Idosos – A prefeitura de Volta Redonda reinaugurou na manhã de quinta, 13, o Centro de Atendimento à Pessoa Idosa José Conrado, localizado à Rua 12 de outubro, no Aterrado. O espaço foi totalmente revitalizado e retoma as atividades na próxima segunda, 17, funcionando de segunda a sexta, das 8 às 17 horas. O vereador Paulo Conrado, filho do homenageado, ressaltou que estava duplamente feliz. “Primeiro, porque estamos reinaugurando um espaço tão importante como esse; e também pela homenagem que está sendo feita ao meu pai, que trabalhou e criou a nossa família em Volta Redonda. É um lugar que vai promover a integração e a socialização dos idosos, com muito carinho. Quero agradecer à administração municipal pelo trabalho que vem fazendo na nossa cidade”, disse o vereador.

Artigo anterior
Artigo seguinte
ARTIGOS RELACIONADOS

Grampos

Grampos

Grampos

LEIA MAIS

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp