Grampos

PPR (I) – O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Silvio Campos, bem que tentou obter informações da CSN sobre a PPR 2019, mas a empresa simplesmente o ignorou. Em ofícios, Silvio anda pedindo informações não apenas dos critérios para pagamento da PPR, mas também sobre as metas usadas pela empresa para pagar o benefício. “Estamos repetidamente insistindo junto à CSN para apresentar as metas e critérios do PPR deste ano, justamente para evitar a tentativa de repetir o argumento usado em 2018, que substituiu o PPR por um mísero abono pago aos trabalhadores”, disse.

 

PPR (II) –  Outra reclamação de Silvio é quanto à composição da Comissão Paritária. Atualmente a Comissão é formada por 26 pessoas: 13 representantes da CSN, seis dos sindicatos dos Metalúrgicos e dos Engenheiros e outros sete funcionários da empresa. “O Sindicato já deixou registrado em ata que quer o fim desta comissão. Os sete trabalhadores que participam dela não têm estabilidade. Como vão votar contra a empresa na frente dos seus gerentes? É claro que o voto deles será a favor do que a CSN mandar”, disse Silvio.

 

Menos poluído – Sinal de que novos ventos podem estar circulando pelos ares da cidade do aço é que, recentemente, o novo bispo de Volta Redonda, D. Luiz Henrique da Silva, recebeu de braços abertos a visita da gerente Institucional da CSN, Estela Aranha. Segundo uma fonte, o líder religioso, bem diferente de seus antecessores, deu sinais de que haverá um relacionamento melhor da Igreja Católica com a direção da CSN. Que assim seja!   

 

Anistia – Os 40 anos da Anistia foram comemorados em um seminário na Câmara dos Deputados, em Brasília na terça, 27. Ex-metalúrgicos da CSN, que teriam sido demitidos por terem participado de greves entre os anos 70 e início dos 80, participaram do evento. A Lei da Anistia foi sancionada em 28 de agosto de 1979 e garantiu o indulto aos presos e perseguidos políticos no período da Ditadura Militar no Brasil.

 

Jovem Aprendiz – A CSN está com inscrições abertas para o processo seletivo de jovem aprendiz. São 160 vagas para os cursos de Eletricista Industrial, Mecânico de Manutenção e Operador de Usinagem de Máquinas Convencionais. Interessados têm até 11 de setembro para se inscreverem. Mais informações em (24) 3356-9300.

 

Mais vagas – A CBSI (subsidiária da CSN) está contratando técnico de segurança do trabalho em caráter de urgência. Interessados têm até quarta, 4, para se candidatar à vaga. A CBSI fica na Avenida 7 de Setembro, no Aterrado.

Novidade (I) – Sem que a maioria dos mais de 10 mil operários da CSN saiba, diariamente eles podem estar passando ao lado de Felipe, filho mais novo do empresário Benjamim Steinbruch, presidente da siderúrgica, que passou a circular pela Usina Presidente Vargas desde que assumiu o comando da CSN Inova, empresa que se dedica a tocar vários projetos de inovação, inclusive com startups trabalhando ao lado do ‘chão da fábrica’, como se diz no linguajar do ‘peão’.

 

Novidade (II) – A CSN Inova, comandada pelo jovem Steinbruch, nasceu para viabilizar projetos de inovação de produtos siderúrgicos, processos, eficiência energética e até de meio ambiente em todas as unidades de negócio do Grupo CSN. Cabe à empresa buscar a captação de recursos financeiros em órgãos públicos e privados.

Calçada – Quase um ano depois de ser inaugurado, o Shopping Park Sul cumpriu (ufa!) a palavra dada ao prefeito Samuca Silva de refazer a pista de caminhada que existia em frente ao empreendimento na Rodovia dos Metalúrgicos. Os pedestres e atletas agradecem!

Roça – Pena que o shopping, onde vários empresários de fora gastaram pequenas fortunas para investir em Volta Redonda, como a Havan, esteja sendo afetado pelo ‘espírito da roça’ ainda comum na cidade do aço. O Bramil, por exemplo, passou a adotar a velha estratégia dos mercadinhos de bairro para atrair clientes e está usando a grade do Park Sul como vitrine; feia, por sinal.     

 

Delegacia da Mulher (I) – Em briga de marido e mulher, o Estado deve, sim, meter a colher e dar garantias e proteção às vítimas de violência. O plenário da Assembleia Legislativa aprovou na quarta, 28, Projeto de Lei da deputada Dani Monteiro (Psol) que torna obrigatório o funcionamento ininterrupto, 24 horas por dia, sete dias na semana, inclusive aos feriados, das Deams (Delegacias de Atendimento à Mulher), como a de Volta Redonda. 

 

Delegacia da Mulher (II) – Segundo o PL 241/2019, que segue para sanção do governador, o efetivo das delegacias especializadas deverá ser composto de, no mínimo, 20% de mulheres, e os atendimentos às vítimas de violência doméstica deverão ser realizados em salas reservadas. O projeto também estabelece que os municípios que não dispõem de Deam, mantenham os Núcleos de Atendimento à Mulher (Nuans) com o mesmo padrão de funcionamento.

 

Entrando – A nomeação do jornalista Claro Mariano para uma das subsecretarias do governo Witzel está prestes a ser publicada no Diário Oficial do Estado do Rio. Assim, Claro poderá ficar indo e voltando das cidades (maravilhosa e do aço).    

 

Saindo – Secretário estadual de Obras, o barramansense Horácio Delgado está prestigiado à frente da pasta. No jargão futebolístico, prestigiado é…

 

Balançando – O engenheiro Márcio Lins, ex-diretor da CSN, está ‘prestigiado’ à frente do IPPU-VR, onde exerce o cargo de presidente do órgão. No jargão futebolístico, prestigiado é…

 

Lar – O deputado federal Luiz Antônio Corrêa, que é de Valença, pai do ex-deputado estadual André Corrêa, preso em Bangu 8, se filiou ao PL. Agora o Partido Liberal passa a ter quatro parlamentares na Câmara: Luiz, Altineu Côrtes, Gelson Azevedo e Soraya Santos. Não é nada, não é nada…

 

Vai vendo… (I) – Não andam nada boas as relações entre o deputado federal Antonio Furtado, do PSL de Bolsonaro, e o MBL de Volta Redonda.

 

Vai vendo… (II) – Na sua página do Facebook, o MBL cutucou o delegado ao postar uma foto do mesmo com a seguinte indagação: “Como vota, deputado?” Logo abaixo, um texto completava dizendo que “apesar de se dizer contra o projeto legislativo de Renan Calheiros sobre o abuso de autoridade, o deputado Antônio Furtado votou favorável à urgência da votação do PL. Segundo ele, o voto de urgência foi ‘por engano”.

 

Vai vendo (III) – A postagem rendeu alguns comentários. Uma internauta escreveu o seguinte: “Um engano como esse será lembrado nas próximas eleições. Está com medo de quê?” indagou. Outro foi bem sacana ao postar: “Oooo coitado. Será que ele transfere um dinheiro pra minha conta por engano tb?”, ironizou.

 

Autismo – “Os direitos da pessoa com transtorno do espectro autista” será o tema da audiência pública que a Câmara de Volta Redonda promoverá, a pedido do vereador Washington Uchôa, na próxima quarta, 4, a partir das 19 horas em sua sede, no Aterrado. 

 

Café – O deputado estadual Gustavo Tutuca vai abrir as portas do seu comitê eleitoral (ops, gabinete parlamentar) em Volta Redonda na próxima segunda, 2, às 9 horas. Quer saber onde? Na Torre IV do Shopping 33, sala 902, na Vila. Para quem não sabe, Tutuca (filho) já mora na cidade do aço há mais de um ano e sonha em subir a rampa do Palácio 17 de Julho. Não como convidado, como prefeito. E a partir de 2020.   

 

Sarampo – A palavra é do secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto: a cidade de Volta Redonda não registrou nenhum caso de sarampo desde 2013. Que assim seja. Mas, pela primeira vez desde que os casos de sarampo começaram a explodir em São Paulo e em Paraty, Alfredo reconhece que a pasta está liberando a vacina para crianças de 6 meses a 1 ano que estejam prestes a viajar para os municípios com surto ativo de sarampo em todas as Unidades Básicas de Saúde, das 8 às 17 horas.

 

Volks – A Volkswagen Caminhões e Ônibus, que mantém uma fabrica em Resende, foi eleita a segunda melhor empresa para se trabalhar em todo o Estado do Rio. “Todos nós temos um imenso orgulho de fazer parte da Volkswagen Caminhões e Ônibus e, com isso, ajudar a transformar a indústria mundial de transportes. É isso que nos motiva a sempre ir além e buscar a superação a cada ano para a melhoria contínua de nosso clima organizacional”, afirmou Roberto Cortes, presidente e CEO da VWCO.

 

Luz – A prefeitura de Volta Redonda adquiriu cerca de 10,4 mil lâmpadas de 70 a 400 watss. A previsão é que o estoque dê para atender a demanda pelos próximos 12 meses. A troca já começou pelo Conforto, sendo que 100 novas lâmpadas foram colocadas na pista de caminhada paralela à BR 393. Demandas podem ser feitas pelo telefone 3339-9120 ou pelo aplicativo Fiscaliza VR.

Deixe uma resposta