quarta-feira, julho 17, 2024
CasaEditoriasGoverno do Rio decreta o fim da epidemia de dengue no estado

Governo do Rio decreta o fim da epidemia de dengue no estado

O Governo do Estado do Rio de Janeiro decretou, nesta terça-feira (11/06), o fim da epidemia de dengue no estado. A decisão, publicada no Diário Oficial do Estado, é baseada em análises técnicas do Centro de Inteligência em Saúde (CIS), da Secretaria de Saúde. Segundo o monitoramento, o número de casos está em queda em todas as regiões fluminenses por mais de quatro semanas consecutivas, atingindo o nível 1 do Plano de Contingência Estadual Contra a Dengue.

A epidemia havia sido decretada no Estado do Rio em fevereiro, mês em que foram registrados mais de 91 mil casos prováveis da doença e também com maior número em uma só semana. Entre 18 e 24 de fevereiro, o estado registrou 27 mil. No mês de março, foram notificados 85 mil casos, número que caiu para 42 mil em abril. Em maio, a queda foi ainda mais acentuada, 18 mil registros, número é 57% menor que o mês anterior.

– Os índices atuais são os mais baixos desde o início da epidemia de dengue em todas as regiões do nosso estado, o que nos deu tranquilidade para reavaliar a medida. Apesar disso, os cuidados devem continuar, com a população mantendo a checagem semanal em suas casas para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti – esclareceu a secretária de Saúde, Claudia Mello.

Na última semana epidemiológica avaliada pelos técnicos da secretaria, equivalente ao período entre 26 de maio e 1º de junho, foram registrados 1.467 casos prováveis de dengue. Desde janeiro deste ano até 10 de junho, foram registrados 268.947 mil casos e 178 óbitos pela doença.

A secretaria manteve atualização diária de dados sobre a dengue no Painel Monitora e, quinzenalmente, divulga o Boletim Panorama da Dengue, com análises da evolução e tendências de transmissão de casos em todas as regiões do estado.

Ações em apoio a todos os municípios no Plano Estadual de Combate à Dengue

Além do monitoramento e planejamento do combate à epidemia no estado, a Secretaria de Saúde atuou com medidas de apoio às prefeituras. Como parte do Plano Estadual de Combate à Dengue, dois mil profissionais de saúde foram treinados para acelerar o diagnóstico e o tratamento. O Governo do Estado também coordenou a implantação de centros de hidratação em 44 municípios do estado, que solicitaram apoio, enviando poltronas de repouso, longarinas e bebedouros, além de reforçar os estoques de soro, antitérmicos e analgésicos para assistência direta à população. Em 11 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) 24h da rede estadual, foram ampliadas as salas de hidratação e as equipes de médicos e enfermeiros.

O Governo do Rio também destinou 160 leitos de nove unidades de referência da rede para o tratamento da doença e lançou uma ferramenta online para auxiliar médicos no diagnóstico e estabelecer condutas de tratamento. Foi criado o Observatório da Dengue – plataforma virtual que permite acompanhar dados e medidas de suporte aos municípios fluminenses, além da instalação do Comitê de Operações Emergenciais para a dengue, que acelerou e aprimorou as respostas à epidemia.

ARTIGOS RELACIONADOS

LEIA MAIS

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp