quarta-feira, maio 29, 2024
CasaEditoriasGoverno do Estado lança a 18ª edição do Dossiê Mulher

Governo do Estado lança a 18ª edição do Dossiê Mulher

O Governo do Estado do Rio de Janeiro acaba de lançar a 18ª edição do Dossiê Mulher, organizado pelo Instituto de Segurança Pública (ISP). O evento teve como objetivo o debate e a construção de metas para políticas públicas voltadas ao combate à violência contra as mulheres, inclusive com a realização de painéis de discussão. De forma pioneira, o órgão governamental analisou o perfil etário dos autores de violência contra a mulher. O dossiê destaca ainda que, em 2022, 43.594 mulheres foram vítimas de violência psicológica.

Outro dado que chama a atenção é que mais da metade dos crimes aconteceram dentro de uma residência e foram cometidos, em maioria (67,6%), por alguém conhecido. A maior parte das vítimas tinham entre 30 e 59 anos e mais da metade eram negras. O material divulgado pelo ISP apresenta análises acerca das cinco formas de violência descritas na Lei Maria da Penha – física, sexual, psicológica, moral e patrimonial, além de destacar ações do governo sobre o tema, como a criação da primeira Secretaria de Estado da Mulher, fundada no início deste ano.

– O combate à violência contra a mulher é uma prioridade e, por isso, foi criada a primeira Secretaria da Mulher, que atua de forma sistêmica e integrada com os outros órgãos, como a Patrulha Maria da Penha, da Polícia Militar, as Delegacias de Atendimento à Mulher, Ministério público e Defensoria Pública. Também estamos investindo em tecnologia com o aplicativo Rede Mulher, em que a vítima aciona o 190 da PM por meio de um botão permitindo que o policial visualize a localização da vítima. Os números ainda são altos, mas estamos avançando cada vez mais e não vamos parar – disse o governador Cláudio Castro.

Mais detalhes na edição de sábado do aQui.

Foto: Agência Brasil

ARTIGOS RELACIONADOS

LEIA MAIS

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp