quinta-feira, setembro 12, 2024
CasaGERALFeras da robótica

Feras da robótica

Alunos da Fevre conquistam vice-campeonato na Olimpíada Brasileira de Robótica 2024

A equipe de robótica do Colégio João XXIII conquistou o vice-campeonato na Modalidade Artística (Nível 2) da etapa prática da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) 2024, realizada no último final de semana em Volta Redonda e que reuniu centenas de jovens com idade de 6 a 19 anos de todo o Brasil.

A etapa premiou as melhores equipes em duas modalidades: Robótica de Resgate – um desafio onde um robô autônomo deve superar inúmeras adversidades, com o intuito de salvar vítimas de um possível incêndio; e Robótica Artística – mesclando recursos tecnológicos às diversas manifestações e interações entre robô e humanos, através da criatividade e utilização de sensores.
A Equipe Rio, do Colégio João XXIII, composta pelos alunos Letícia Regazi Pitassi e Ryan Thalys Sipriano Bendel – que são os atuais campeões brasileiros do Torneio Juvenil de Robótica –, empatou em pontos com a equipe Space Bots, do Colégio Firjan Sesi, ficando em segundo por critério de desempate.
“O nível da OBR é muito alto, são muitas equipes, e todas com muita qualidade. Estou muito feliz em conquistar essa medalha, a primeira aqui dentro do meu colégio, e com a minha família torcendo junto”, disse Ryan que, junto de Letícia, homenageou o estado do Rio de Janeiro, apresentando adereços e uma miniestátua do Cristo Redentor no cenário; além do robô (com uniforme da equipe de robótica) que se apresentou com os alunos em uma dança popular.
Os alunos do colégio da Fevre se classificaram para a próxima etapa da olimpíada, marcada para o dia 21 de setembro, em Cabo Frio. O professor Frederico Pitassi, que é coordenador regional da OBR no Sul Fluminense, falou da importância desses desafios para os alunos. “Participar de eventos como a OBR, onde o aluno se torna protagonista, é fundamental para todo o desenvolvimento tecnológico. Eles sempre saem mais maduros, cheios de ideias e, principalmente, conhecendo novas realidades e possibilidades inovadoras”.
Participantes de várias cidades
Além de equipes de Volta Redonda, também participaram da OBR representantes de Barra Mansa, Barra do Piraí, Piraí, Angra dos Reis, Petrópolis, Teresópolis e Rio de Janeiro. A estudante Anna Beatriz da Conceição Corrêa, que cursa o 8°ano na Escola Municipal João
Brazil, em Niterói, na Região Metropolitana, conta que participar da Olimpíada Brasileira de Robótica na modalidade de dança robótica foi uma experiência única e desafiadora, especialmente por ser a primeira vez dela e já conquistar um segundo lugar.
“Desde o início, cada passo na construção e programação do robô foi uma mistura de aprendizado. Ver ele dançar, seguindo o ritmo e os movimentos planejados, foi simplesmente incrível. Quando anunciaram que eu e as meninas conquistamos o segundo lugar, foi um momento de pura alegria e realização. A sensação de ter nossos esforços e dedicação reconhecidos foi maravilhoso. Mesmo sendo nova na robótica, me encheu de orgulho, assim como a toda a minha família. Essa medalha representa não só o sucesso na competição, mas também o início de uma nova paixão. Estou ansiosa para continuar evoluindo na robótica e descobrir até onde posso chegar”, disse Anna Beatriz.
A equipe Space Bots, da Escola Firjan Sesi de Volta Redonda e campeão mundial, foi quem venceu a Olimpíada Brasileira de Robótica, realizada no último final de semana na cidade do aço. A equipe é composta pelos estudantes Guilherme Andrade, Isabelly Vitória Ferreira, Sarah da Silva e Yasmin Aparecida Magalhães, e conta com quatro técnicos: Ana Kelly Santiago, Paula Mendonça, Rodrigo Guerra e Rodrigo Miranda). Eles participaram da modalidade artística, que tem o objetivo de fazer uma apresentação artística com a utilização de robôs, optando por montar um teatro musical fazendo a releitura do clássico ‘O Mágico de Oz’. Com o resultado, a equipe ganhou o primeiro lugar, sendo classificada para o Nacional, a ser disputado em Goiânia.

Artigo anterior
Artigo seguinte
ARTIGOS RELACIONADOS

Demora no agendamento

Baixa libido

Em ordem

LEIA MAIS

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp