sexta-feira, outubro 4, 2024
CasaGERALEstado do Rio poderá ganhar um programa de banco de sangue itinerante

Estado do Rio poderá ganhar um programa de banco de sangue itinerante

Estado do Rio poderá instituir o Programa Banco de Sangue Itinerante (Hemóvel), e deverá ser realizado através de ônibus móvel, com serviço itinerante para coleta de sangue. É o que propõe o Projeto de Lei 1.934/23, de autoria do deputado Munir Neto (PSD), que foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), em primeira discussão, nesta quinta-feira (15/08). A medida ainda precisa passar por uma segunda votação em plenário.

De acordo com a proposta, o Hemóvel deverá ser composto com todos os materiais e equipamentos necessários para a coleta de sangue de forma segura e eficiente. Além disso, o móvel poderá ser conduzido por uma equipe especializada composta por profissionais da área da saúde, devidamente capacitados, para realizar a coleta de sangue e garantir a segurança dos doadores.

A coleta de sangue poderá ser previamente agendada, por telefone, aplicativo ou site, para facilitar o acesso e o monitoramento da demanda, de forma a evitar aglomerações. O Poder Executivo também poderá realizar parcerias com hemocentros, hospitais e clínicas especializadas, visando a destinação adequada do sangue coletado, de acordo com as necessidades de cada instituição. Caso seja aprovada, a norma deverá ser regulamentada pelo Poder Executivo.

“O Hemóvel tem como objetivo principal tornar a doação de sangue mais acessível à população, levando-o para bairros distantes, comunidades rurais e outras localidades que não possuem um centro de coleta próximo”, explicou Munir.

A medida poderá ser custeada pelo Fundo Estadual de Saúde (FES), além de doações, convênios e operações de crédito.

ARTIGOS RELACIONADOS

Perfil do eleitorado!

Mulher +

Principais propostas

LEIA MAIS

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp