sexta-feira, março 29, 2024

Ela Voltou

Casos de Covid disparam e cidades voltam a registrar mortes

Por Pollyanna Xavier

O avanço da Covid na região parece colocar os municípios novamente em um patamar perigoso: o de uma superlotação nos serviços de saúde. Em Volta Redonda, por exemplo, mais de 200 pessoas vêm sendo atendidas diariamente com síndromes gripais nas unidades médicas. Na última semana, foram 384 casos confirmados e até quarta, 23, 48 estavam internados, sendo 12 nas enfermarias dos hospitais públicos, 22 nas UTIs e o restante na rede particular.
Os números não param por aí. Seis óbitos foram registrados no município nos primeiros 25 dias de novembro. O último, de um policial militar reformado, que estava internado no Hospital Regional, com o esquema vacinal incompleto. Os registros de mortes em novembro são baixos se comparados ao mesmo período de 2021, quando a cidade registrou 18 óbitos. Mas são bem altos na comparação com os meses anteriores de setembro e outubro, quando Volta Redonda zerou a estatística.
Barra Mansa e Porto Real também registraram mortes. Em Porto Real, um paciente de 69 anos que estava internado, imunossuprimido grave, não resistiu e acabou falecendo no hospital local. Em nota, a prefeitura informou que ele não estava com o esquema vacinal completo e classificou a morte como a 69a desde o início da pandemia na cidade. Resul- tado: o prefeito Alexandre Serfiotis publicou um decreto obrigando a volta do uso de máscaras nas escolas, unidades de saúde e nos ônibus.
Em Barra Mansa a situação parecia ser menos preocupante. Mas há quem garanta que a prefeitura não atualizou seus boletins epidemiológicos. É que nos informes constava apenas uma internação por Covid, sem o registro de óbitos nas últimas semanas. Mas há informações de que uma senhora de 82 anos faleceu na Santa Casa, no dia 21, em decorrência do vírus. Seu óbito consta no Portal da Transparência Cartorária, mas a prefeitura não o confirma. A explicação pode estar no atraso no Sistema de Informação do município com o Estado.
Na segunda, 21, a secretaria de Saúde de Barra Mansa anunciou o início da capacitação das equipes de profissionais dos PSFs (enfermeiros e técnicos) pa- ra a imunização de bebês com a vacina Pfizer Baby. O número estimado de crianças a serem vacina- das não foi informado, mas a prioridade será para bebês de seis meses a dois anos de idade, com comorbidades.
Situação no Estado
A secretaria estadual de Saúde em nota aos municípios deixa claro que a Covid, infelizmente, está longe de acabar. E informa que os casos mais que dobraram de uma semana para outra. Foram consideradas as semanas epidemiológicas 44 (30/10 a 5/11) e 45 (6 a 12 de novembro). Entre uma e outra, o salto foi de 9.071 casos. As internações também subiram nas duas semanas analisadas, indicando um aumento de 42% entre uma e outra – 100 na semana 44 e 142 na semana 45. Quanto aos óbitos, a SES identificou uma particularidade nos registros envolvendo o atraso e a confirmação no Sistema de Informação. Isto explica o porquê de os óbitos não apresenta- rem um padrão de subida gradativa. Na semana 43, por exemplo, foram 31 registros. Na 44, 40 óbitos e na 45a semana, este número caiu para 22.
A secretaria afirmou que, embora já tenha sido identificada a subvariante BQ1 em território fluminense, “ainda não é possível afirmar que essa nova variante seja a causa da nova onda”, mesmo com todas as evidências apontando para isto. A recomendação é aguardar mais algumas semanas a fim de identificar “um comporta- mento padrão, mais específico desse novo cenário”.
Outra orientação da SES é em relação ao enfrentamento da Covid pelos municípios, através da imunização. O alerta é para que as prefeituras realizem buscas para completar o esquema vacinal de quem não voltou mais aos postos. “Neste momento de aumento de casos, é fundamental que a população que ainda não completou o esquema vacinal contra a doença retorne aos postos de saúde para receber as doses faltantes”, conclui.
Sintomas
Hoje os sintomas da Covid são similares aos da gripe e do resfriado comum. O paciente infectado pode ter coriza, dor de garganta, tosse, dor de cabeça, dor no corpo, cansaço e febre. Esses sintomas podem ser combinados ou aparecerem sozinhos, a depender da gravidade do caso. Especialistas recomendam que as pessoas sintomáticas façam teste de Covid para que possam tomar os cuidados corretos de isolamento e, se necessário, de tratamento.

Artigo anterior
Artigo seguinte
ARTIGOS RELACIONADOS

LEIA MAIS

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp