Munir leva experiência de Volta Redonda a debate sobre ILPIs no Rio
O trabalho desenvolvido pelo deputado estadual Munir Neto (SDD) em defesa da população idosa foi destacado pelo vereador do Rio de Janeiro Marcos Dias (Podemos), durante audiência pública da Comissão de Direitos Humanos da Câmara do Rio. O encontro serviu para debater a situação das Instituições de Longa Permanência para Pessoas Idosas (ILPIs) e as políticas públicas necessárias para garantir proteção, cuidado e qualidade de vida na terceira idade.
Presidente da Comissão da Pessoa Idosa da Alerj, Munir Neto participou do debate e falou sobre a experiência que acumulou durante os 15 anos em que esteve à frente da Secretaria de Assistência Social de Volta Redonda. No período, o município criou, entre outras, o Centro-Dia para pessoas com Alzheimer. “Cuidar da pessoa idosa não é despesa. É investimento. Quando investimos em prevenção, cuidado e qualidade de vida, estamos também reduzindo a necessidade de internações e garantindo mais anos de vida com dignidade”, avalia Munir.
Marcos Dias também ressaltou a importância da experiência do deputado para o debate. “Quero agradecer ao deputado Munir Neto pela presença e pela contribuição a essa discussão. A experiência que ele acumulou em Volta Redonda e iniciativas importantes como o Centro-Dia mostram que é possível construir políticas públicas que façam a diferença na vida das pessoas idosas”, afirmou.
Para Munir, a discussão sobre as ILPIs precisa estar inserida em uma política mais ampla de envelhecimento, que envolva prevenção, assistência social, saúde, proteção de direitos e apoio às famílias. “A experiência de Volta Redonda mostra que é possível construir uma rede de cuidados que respeite a pessoa idosa e ofereça condições para que ela viva mais e melhor. É esse modelo de cuidado que precisamos fortalecer e ampliar em todo o estado”, afirmou.


