Na tarde de segunda, 2, o prefeito Rodrigo Drable, o comandante do 5o CPA (Comando de Policiamento de Área), Coronel Ronaldo Martins, e o secretário de Ordem Pública, Capitão Daniel Abreu (ver foto), se reuniram para debater as ações de combate à criminalidade que podem ser reforçadas no município. Não é para menos. Na noite de sábado, 31, doishomens–de23e38 anos – foram mortos a tiros em um ataque ainda não esclarecido a um bar na Rua Avelino Alves Pereira, no São Luiz. Outros dois ficaram feridos, também por tiros.
O crime chocou a população, o que levou Drable a chamar a PM para uma reunião de trabalho. “Nos últimos dois meses a Polícia Militar intensificou as ações de combate ao crime organizado e ao tráfico de drogas. Nós não podemos nos curvar ao crime. Infelizmente, verificamos algumas ações dos criminosos com vítimas. A Polícia Militar tem nosso apoio e temos que intensificar as ações e não permitir que Barra Mansa seja uma cidade que se curve à bandidagem”, pontuou, de forma categórica. “A gente não faz acordo com bandidos”, esbravejou.
Fruto da reunião, o Coronel Martins informou que a Polícia Militar irá realizar em Barra Mansa uma ‘Operação VigiLância Integrada’, juntamente com a Polícia Civil,
além de promover blitz em pontos distintos do município. As operações terão foco na apreensão de drogas, armas e carros roubados. “Quero deixar bem claro que a Polícia Militar se sensibiliza com os acontecimentos recentes, mas não vamos recuar. Nós vamos continuar as nossas ações e intensificar as operações e blitzes. A Polícia Militar está junto a Barra Mansa no combate ao tráfico de drogas e à criminalidade”, afirmou.
O secretário de Ordem Pública, Capitão Abreu, destacou que a pasta, através da Guarda Municipal, interage constantemente com as forças de segurança, tanto a Polícia Militar quanto a Polícia Civil, para auxiliá-las em ações que visam reprimir a criminalidade na cidade. “Nos últimos meses alcançamos resultados excelentes na redução de índices criminais e agora continuaremos. Existem ações pontuais da criminalidade que acabam afetando a população, mas iremos continuar avançando junto com as polícias e combatendo o tráfico, roubos e demais delitos que possam impactar na
nossa sociedade”, contou Abreu.
Números da segurança
Durante o encontro foram abordadas informações disponibilizadas no site do Instituto de Segurança Pública (ISP). Elas mostram um impacto direto da implementação, em novembro de 2023, do programa ‘Bairro Presente’, através de parceria entre a prefeitura e a Secretaria de Estado de Polícia Militar. Que levou anos para ser implantada em Barra Mansa, apesar dos reiterados pedidos feitos por Drable ao governo do Estado.
O ISP mostra que Barra Mansa apresentou uma queda de 20% dos casos de letalidade violenta, passando de 50 ocorrências em 2023 para 40 em 2024 (considerando-se o período de 1o de janeiro a 02 de setembro). Já o número de roubos de veículos registrou uma redução de 30% numa comparação entre os anos de 2016 e 2023 (caiu de 23 para 16 ocorrências). Outra comparação mostra que a média de roubos de ruaerade18pormêsem 2016, enquanto neste ano o número caiu para 2.
De olho nos bandidos
Prefeitura de Barra Mansa e Polícia Militar discutem combate à criminalidade no município
ARTIGOS RELACIONADOS