Casa GERAL De graça

De graça

Evento no Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos explora a trilha sonora do cotidiano

0
65
Screenshot

Hoje, sábado, 16, o Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos vai ´promover, gratuitamente, um evento educativo e cultural para que os visitantes possam aprender um pouco sobre etnomusicologia, ciência que estuda a música em seu contexto cultural. Em alusão ao Dia Nacional da Cultura e da Ciência, comemorado neste mês, a intenção é estimular a expressão cultural e a produção do conhecimento científico no Festival Cultura e Ciência São João Marcos, com programação das 9 às 12 horas.
O pesquisador Paulo Henrique Sevidanes vai conduzir a atividade ‘Trilha Sonora do Cotidiano’. A proposta da ação é explorar como a música é utilizada em diferentes contextos e situações, refletindo sobre os papéis que desempenha em rituais, celebrações e momentos do dia a dia. O objetivo é que os participantes reconheçam o potencial da música para intensificar sentimentos, marcar ocasiões e até mesmo definir a atmosfera de uma situação, a partir dos significados atribuídos a diferentes sonoridades e gêneros musicais. E mais: os visitantes poderão conhecer as exposições ‘Tradição em movimento: A Jornada Jesus, José e Maria entre Fé e Transformação’, do artista Paulo Henrique Sevidanes; ‘Cenas da Memória II’, da artista-residente Mariane Alves; realizar uma visita guiada pelas ruínas com mediação de Wagner Zacharias, além de troca-troca da moeda social do Parque, onMarco Real. O visitante que levar 15 (quantidade mínima) ou 30 garrafas PET de qualquer tamanho receberá em troca 5 Marcos Reais ou 10 Marcos Reais, respectivamente, para gastar no Quiosque São João Marcos.

Sobre o Parque
Arqueológico e Ambiental de São João Marcos Inaugurado em 2011, o Parque é um espaço educativo e cultural da Light em Rio Claro (RJ) mantido com o patrocínio da empresa, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, da Secretaria de estado de Cultura e Economia Criativa por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e conta com recursos do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). O Instituto Cultural Cidade Viva é o parceiro na gestão-executiva do projeto.

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp