quinta-feira, maio 26, 2022
CasaEditoriasBarra MansaCurtas barra Mansa

Curtas barra Mansa

TCE-RJ dá parecer unânime favorável às contas do governo Rodrigo Drable
O plenário do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) deu parecer prévio favorável à aprovação das contas do prefeito Rodrigo Drable e da vice-prefeita Fátima Lima, referentes ao exercício de 2020. A decisão, unânime, aconteceu na quarta, 24, e agora o parecer será apreciado pelos vereadores de Barra Mansa. “Todo encerramento de exercício é complicado. Recebemos um município destruído, e a aprovação das nossas contas do último ano do primeiro mandato é a prova de que fizemos um governo responsável”, destacou Drable.
De acordo com o controlador-geral do Município, Rodrigo Amorim, “o parecer prévio favorável é reflexo de uma administração financeira e orçamentária rigorosa e cuidadosa, apesar das dificuldades enfrentadas devido ao cenário econômico vivenciado. Além do mais, o parecer também é produto de um esforço conjunto de toda a equipe de governo capitaneada pelo prefeito Rodrigo Drable”.

Sub-registro
“As pessoas podem não acreditar, mas Barra Mansa ainda tem pessoas que são enterradas como indigentes. Mas, elas são indigentes para o poder público, pois sem registro civil elas não ‘existem’. Porém, essas pessoas são importantes, existem e precisam fazer parte das ações de políticas públicas”. A afirmação, surpreendente, foi feita por Cátia Batista, gerente de proteção básica da secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) da prefeitura de Barra Mansa.
O tema foi debatido durante o 1º Fórum do Comitê de Políticas Públicas de Erradicação do Sub-registro de Nascimento e Ampliação do Acesso à Documentação Básica (COESUB), realizado no Parque de Saudade e que serviu para a eleição dos representantes da sociedade civil que farão parte do comitê. São eles: Marcos Antônio Dias, Pastoral da Criança – Setor Barra Mansa; João Batista de Paiva, Asilo Vila Vicentina – Ano Bom; e Eliezia Arantes do Prado, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae-BM).
O secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, J. Chagas, falou sobre o problema. “Há 20 anos não havia incentivo do governo, nem preocupação com essa questão da falta de registro. Hoje temos essa atenção maior para a questão, essa erradicação desse sub-registro vai favorecer muito a nossa cidade”, crê J. Chagas, anunciando para o próximo dia 2, às 10 horas, a inauguração do Núcleo de Acesso à Documentação Básica e Subregistro, que vai funcionar na sede da secretaria de Assistência Social. “Hoje nós elegemos o primeiro comitê, com membros do governo e sociedade civil, para o mandato de um ano. Esse trabalho é importante para ressaltar a importância do registro civil, principalmente nas áreas rurais, pois Barra Mansa tem seis distritos que são distantes do centro e não contam com cartórios próprios, com isso temos uma subnotificação de nascidos e até de óbitos”, justificou.
O trabalho que será realizado no núcleo irá contribuir para o acesso dos moradores de Barra Mansa à obtenção de documentos como certidões de nascimento, casamento e óbito, emissão de identidade, CPF e outros registros de identificação. “Nós vamos auxiliar a população na obtenção de diversos documentos de identificação. Nós recebemos a demanda do cidadão, entramos em contato com os órgãos competentes e depois a pessoa faz a retirada da documentação conosco”, explicou a Coordenadora do Núcleo de Acesso à Documentação Básica e Sub-registro, Priscila Ludovino Pereira.

Cartão do Servidor
As secretarias de Administração e de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Barra Mansa continuam promovendo um chamamento público para o credenciamento de empresas interessadas na prestação de serviços de administração de cartões. A iniciativa visa o adiantamento dos salários dos servidores, ativos e inativos, da administração direta, indireta, autárquica e fundacional. As empresas interessadas devem apresentar à Comissão Permanente de Licitação, situada no primeiro andar do Centro Administrativo, em envelope lacrado, os documentos necessários à habilitação e protocolar carta credencial, firmada pelo representante legal da empresa, nos termos do seu Ato Constitutivo, Estatuto ou Contrato Social. Todas as informações do chamamento público podem ser conferidas no site: portaltransparencia.barramansa.rj.gov.br/licitacoes/lista-de-licitacoes/?wpdmc=chamamento-publico.
O cartão possibilitará a realização de compras em Barra Mansa no limite total de até 30% da renda líquida do servidor. Funcionará como se fosse uma antecipação de salário, sem juros, porém a empresa poderá cobrar taxa de administração a cada 12 meses. Segundo Rodrigo Drable, a implantação do cartão do servidor é prioridade do seu governo, tanto para facilitar a vida do funcionário quanto para movimentar o comércio de Barra Mansa.
O secretário de Administração e Modernização do Serviço Público, Gabriel Ramos Resende, explicou que os valores gastos serão descontados diretamente na folha de pagamento do mês. “Tão logo seja debitado o valor, o limite do cartão será liberado novamente”, destacou Gabriel, ressaltando que outros municípios da região já implementaram o Cartão Cidadão.
Gabriel disse ainda que as empresas já estão se cadastrando e que a expectativa é implementar o cartão o quanto antes possível, trazendo vantagens ao funcionalismo, ao comércio e à cidade. “Quem ganha é o servidor, que passa a contar com um valioso auxílio para o pagamento de suas despesas; o comerciante, que passa a posicionar-se melhor frente à concorrência, e a municipalidade, uma vez que o intuito da iniciativa é fazer com que parte dos recursos provenientes da folha de pagamento da prefeitura seja gasto na própria cidade, aquecendo a economia local”.

Domingão de Compras
Os consumidores de Barra Mansa e cidades vizinhas poderão antecipar a partir de amanhã, domingo, 28, as compras de presentes de Natal para familiares e amigos. Nesta edição, as lojas do centro comercial ficarão abertas das 9 às 17 horas e, até prova em contrário, terão preços especiais de Black Friday.
Para a realização do evento, o trânsito será fechado nas Avenidas Domingos Mariano e Joaquim Leite. O Domingão será abrilhantado com shows regionais, a serem realizados em dois palcos: um próximo ao Supermarket, com a apresentação do cantor Vinícius, às 10 horas, e da cantora Layane, às 14 horas. No palco da Praça da Matriz, se apresentam Maria Bunita, às 10 horas e Marcia Gomes, às 14 horas.
A programação inclui ainda brinquedos infláveis para a garotada; praça de alimentação; food trucks; feira da economia criativa, entre outras atrações.

Bicicletas – A direção da Aciap-BM doou três bicicletas e três kits de acessórios (capacete e luvas) para a Polícia Militar de Barra Mansa. Segundo o presidente da entidade, Matheus Gattás, a ideia é auxiliar no reforço do policiamento no período de fim de ano que se aproxima, para garantir ainda mais a segurança dos associados da casa e dos consumidores na hora das compras. Durante todo o horário comercial, inclusive no horário estendido, dois PMs circularão pelo centro da cidade fazendo a ronda.

Mercado de trabalho (I) – Os vereadores de Barra Mansa aprovaram projeto de lei do presidente da Casa, Luiz Furlani, que pretende criar incentivos para a inserção de jovens de 18 a 25 anos no mercado de trabalho, principalmente os que tentam o primeiro emprego. “Sabemos da dificuldade que eles enfrentam diariamente devido à falta de experiência, que muitas vezes é exigida pelos contratantes. Eles precisam de oportunidades e este projeto busca exatamente isto, quando o jovem vai em busca do seu primeiro emprego”, justificou. “As empresas que recebem benefícios oriundos da prefeitura – tributários, doações, concessões ou permissões de terrenos, ou ainda, qualquer outro tipo de incentivo no âmbito do Município – ficam, assim, obrigadas a preencherem parte do seu quadro de funcionários com jovens profissionais”, acrescentou.

Mercado de trabalho (II) – Furlani foi além. Entende que as empresas que forem beneficiadas com incentivos da prefeitura deverão resguardar, no mínimo, 5% de suas vagas profissionais para os jovens de Barra Mansa.

 

Artigo anteriorTelhado de vidro
Artigo seguinteBate bola – Sergio Luiz
ARTIGOS RELACIONADOS

Grampos Barra Mansa

Pegou fogo

Longe de Brasília

LEIA MAIS

Lazer

Mudo e com a mão no bolso

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp