Casa Editorias Curtas Curtas 1168

Curtas 1168

0
401

Hospital de Heróis

Humanização! Essa pode ser a palavra-chave que define bem a gestão compartilhada entre a prefeitura de Volta Redonda e a Associação Mahatma Gandhi na administração do Hospital Dr. Munir Rafful, o popular Hospital do Retiro. Sempre pautando pela busca do trinômio ‘Qualidade/Conforto/Profissionalismo’, os gestores pautam suas ações na Política Nacional de Humanização (PNH), estimulando a comunicação entre administradores, trabalhadores e usuários, visando a construção de processos coletivos com o propósito principal de implantar uma assistência de qualidade de forma humanizada e mais próxima possível entre os profissionais da unidade e os usuários da rede de Saúde municipal.  

A partir dessa filosofia, as ações ocorrem pontualmente nos vários setores de atendimento do hospital. E, com as melhorias nas instalações, revitalização de espaços e treinamentos dos profissionais, estão transformando a unidade em um “Super Hospital de Heróis”, revela Caio Antonio Mello Souza, diretor Administrativo. Daí, continua, surgiram os supermédicos, superenfermeiros, superfaxineiros, superatendentes, supercozinheiros, sempre dedicando seus ‘super serviços profissionais e sorrisos’ a todos que precisam! “Esses super profissionais têm a missão de transformarem-se em ‘heróis’, cuidando, medicando e buscando a cura para os problemas de saúde que diariamente chegam a eles”, pontua.

E, a partir de agora, eles não estarão mais sozinhos. É que nas dependências pediátricas do hospital eles estarão acompanhados por ‘lindas princesas’ e ‘fortes super-heróis!’ “Nos corredores e enfermarias da pediatria serão encontrados ‘Batmans’, ‘Frozens’ e ‘Hulks’, entre outros, destaca, prevendo que os super-heróis “com seus olhinhos brilhando e sorrisos inocentes”, serão os astros do projeto de humanização do Hospital do Retiro.

Tem mais. As chamadas camisolas médicas estão sendo transformadas em uniformes de super-heróis e princesas para despertar o verdadeiro herói que existe dentro de cada criança. Há ainda um “certificado de coragem”, que é disponibilizado aos pequenos pacientes para incentivar, de forma lúdica, a força interior de cada um.

O projeto está sendo implantado pelos membros da gestão compartilhada entre a prefeitura de Volta Redonda e a Associação Mahatma Gandhi, lembrando que não haverá custos extras para o município, tendo em vista que todo o material está sendo fornecido pela Mahatma. “São camisolas hospitalares com sublimação de super-heróis e princesas para pacientes pediátricos assistidos no Hospital Municipal Munir Rafful, cujas vestimentas serão disponibilizadas pela equipe de enfermagem na admissão ao setor”, ressalta.

Comunica aí

Os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propagando do UniFOA vão promover, de 1 a 4 de outubro, a Semana da Comunicação, que na sua 11º edição conta com diversos temas relevantes para o aprendizado dos alunos, seja sobre mercado de trabalho e discussões até a comunicação na atualidade. O ‘Comunica aí 2019’ acontecerá a partir das 18h30min no auditório do Campus Porfírio José de Almeida, no Aterrado.

Na terça, 1, a palestra será do jornalista Fernando Torres, assessor de imprensa da CBF, que falará sobre jornalismo esportivo. Na quarta, 2, Fred Guimarães, diretor de planejamento, vai debater estratégias de Marketing de Conteúdo. No mesmo dia, haverá a palestra do designer gráfico Rafael Telles, responsável pelo projeto ‘Efeito Tuca’.

Na quinta, 3, Tom Teixeira, idealizador do VR Facts, falará do processo de criação do canal de comunicação. Logo depois, Clara Facuri, cineasta, vai falar sobre roteiro, cinema e documentários. O último dia do evento, sexta, 4, será dedicado a jogos de tabuleiros e eletrônicos com a apresentação do ‘Tábua Games’.

De 7 a 18 de outubro, o Teatro Gacemss vai promover o 15º Festival da Criança. Será a primeira edição no Teatro Gacemss I, após passar por uma ampla reforma. Além dos espetáculos de teatro, haverá exibição de filmes para a garotada.

Setembro verde

A secretaria de Saúde de Volta Redonda está promovendo várias ações para incentivar a doação de órgãos e tecidos, em alusão ao Setembro Verde e ao Dia Nacional da Doação de Órgãos, celebrado ontem, sexta, 27. A campanha envolve atividades de conscientização para profissionais da saúde e população em geral. Segundo a coordenadora do Banco de Olhos de Volta Redonda, Michele Antoniol Gama, de 2017 até julho deste ano, 438 córneas foram transplantadas no estado do Rio, graças ao Banco de Olhos de Volta Redonda.

Troca de Livros

A prefeitura de Volta Redonda está promovendo mais uma edição da Feira Troca de Livros, onde os leitores podem levar livros que têm em casa, em perfeito estado de conservação, e trocar por outros da mesma categoria. A programação faz parte das comemorações dos 64 anos da Biblioteca Municipal. Um mural com as fotos de 35 autores nacionais mais conhecidos está em exposição nos recintos da Biblioteca. 

O espetáculo de dança contemporânea “Algodão Doce”, a cargo da Rumo Cia de Dança, será apresentado amanhã, domingo, 28, às 17 horas, no Teatro Gacemss I, na Vila. A ideia do Algodão Doce é resgatar um pouco da multiplicidade cultural que alimenta o universo infantil. Nele, o elenco de bailarinos tem uma organização de movimentos inspiradas em brinquedos e imagens do cotidiano infantil possibilitando diversas leituras. Em cena esses brinquedos constroem relações, enfrentam desafios e vivem momentos poéticos. Através destas imagens, as crianças poderão se aproximar e se familiarizar com o universo da dança contemporânea de uma forma lúdica. 

Na terça, 24, o prefeito Samuca Silva recebeu oito atletas da equipe de Ginástica de Trampolim, que participaram do campeonato sul-americano, na cidade de Paipa, na Colômbia. “Esse reconhecimento de vocês me ajuda a convencer cada vez mais crianças de despertar para o esporte em Volta Redonda. Vocês são referência e têm uma grande responsabilidade. Consegui um apoio da Fundação CSN de R$ 1,9 milhão para patrocinar todos os projetos esportivos da Smel. Inclusive a ginástica, ampliando esse belo trabalho e formando novos atletas”, disse Samuca aos atletas campeões. 

Também na terça, 24, Samuca esteve reunido com 19 adolescentes, de 13 a 17 anos, integrantes de um grupo avançado do Projeto Garoto Cidadão da FCSN. Durante o bate-papo, o prefeito respondeu às perguntas relacionadas à sua experiência profissional, política e pessoal. A supervisora nacional de projetos da Fundação, Lúcia Toledo, aproveitou e questionou os investimentos no setor cultural do município. “A recuperação de pontos culturais, como o Memorial Zumbi e a Biblioteca Municipal; os eventos como o Festival de Inverno e a Virada Cultural, em parceria com a própria Fundação CSN, o festival gastronômico Volta de Boteco, as rodas de rima; e o incentivo aos artistas locais, com chamamento público para que eles ocupem os espaços de cultura no município, foram as ações mais importantes”, detalhou Samuca.

Academiada Vida

Os cerca de 400 alunos da Academia da Vida de Volta Redonda, hoje instalada no acesso Laranja do Raulino de Oliveira, vão poder estudar em um novo espaço totalmente adaptado para eles no segundo andar do prédio 1 da Arena Esportiva, localizada na Voldac. As obras, que já começaram, serão concluídas em três meses.

O novo espaço vai contar com uma sala de aula de teatro; uma sala de artes para 20 pessoas, incluindo lugar para cadeirante; três salas de aula com capacidade para 25 pessoas cada, também com lugar para cadeirante; um laboratório de informática para 20 pessoas; sala de professores; e secretaria; além de banheiros feminino, masculino e exclusivo para pessoas com deficiência. O acesso será feito por rampas.  

Zoológico vai funcionar nos finais de semana até 14 de outubro

Desde segunda, 23, o Zoológico Municipal encontra-se fechado ao público de segunda a quinta, mas estará aberto às sextas, sábados e domingos, valendo já para este final de semana, dias 28 e 29, até que sejam concluídas as obras de reforma do espaço, a cargo da prefeitura de Volta Redonda. A partir de 14 de outubro, o zoo ficará fechado, devendo ser reaberto apenas em dezembro. O bom é que quando tudo terminar, o público terá algumas novidades. Entre elas, destaque para um novo espaço de piquenique, nova praça de entrada e, melhor ainda, novos animais. “Ficará pronto para as férias de dezembro”, prometem as autoridades.

O objetivo da reforma, conforme informações do Palácio 17 de Julho, é criar um recinto moderno, em que os animais possam ter mais liberdade e os visitantes, um contato mais aproximado com alguns tipos de animais não agressivos. O investimento total da reforma será da ordem de R$ 700 mil.

O prefeito Samuca Silva frisa a importância da reforma. “O Zoológico ficará ainda mais bonito e atrativo para as famílias, além de oferecermos condições melhores aos animais. O zoológico é uma marca da cidade e atrai cerca de seis mil pessoas por final de semana”, avaliou, lembrando que o Zoológico também é um centro de referência da região para abrigo de animais não sadios provenientes de doações, vítimas de acidentes e maus tratos. “O zoo recebe em média 200 animais por ano, que após receberem cuidados, são reintroduzidos na natureza”.

Jardim Botânico

No sábado, 21, em comemoração ao Dia da Árvore, a prefeitura de Volta Redonda desenvolveu várias atividades ambientais com crianças, estudantes e um grupo da melhor idade. Plantaram, por exemplo, cerca de 50 mudas nativas da Mata Atlântica e visitaram o viveiro de mudas no Parque Municipal Natural Fazenda Santa Cecília do Ingá, no Santa Cruz.

O prefeito Samuca Silva aproveitou e falou sobre o futuro Jardim Botânico da cidade do aço, a ser criado na Ilha São João. “Estamos fazendo a nossa parte, com a criação do Jardim Botânico Municipal na Ilha São João, o Vale dos Puris, com o plano de arborização urbana que já atingiu a cerca de 4 mil mudas plantadas, e dando as mãos aos ambientalistas na defesa do Meio Ambiente. Estamos construindo uma cidade mais verde”, destacou. 

A professora de língua portuguesa do Colégio Municipal Padre Anchieta de Barra Mansa Isabela Borges retornou de um intercâmbio de dois meses em Niagara Falls, no Canadá, e foi recebida pela vice-prefeita Fátima Lima, como mostra a foto, na manhã de terça, 24.

Com o projeto ‘Estratégias metacognitivas de leitura para o gênero propaganda no ensino fundamental’, Isabela foi selecionada em 4º lugar no âmbito de séries finais, na região sudeste do país. No Canadá, ela conheceu escolas e universidades e aprendeu métodos de ensino e conceitos para serem aplicados em sala de aula.

SEM COMENTÁRIOS

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp