Curtas 1158

Centro Pop

O prefeito Samuca Silva autorizou a construção de uma nova sede para o Centro Pop, destinado a atender pessoas em situação social de vulnerabilidade, a famosa ‘população de rua’. O investimento será de R$ 280 mil e a unidade será construída ao lado do Cais Aterrado, com previsão de ficar pronta em seis meses. Enquanto espera pela nova sede, o atual Centro Pop, que funciona no Aterrado, já atendeu – de janeiro a junho – cerca de 1.300 pessoas, sendo 488 migrantes. Equivale a uma média de 211 pessoas socorridas por mês.

As pessoas atendidas têm direito a higiene pessoal, lavar as roupas, alimentação, local para dormir, mas têm que atender as normas de funcionamento do órgão durante a permanência. Os usuários também recebem atendimento psicológico e tratamento contra o uso de álcool por um grupo de profissionais da rede de Saúde. Depois de uma triagem, são encaminhados para o ‘Abrigo do Seu Nadim’, quando a situação assim exige, sendo retirados das ruas.

Perícias médicas

Mais uma do prefeito Samuca Silva: depois de receber, na terça, 16, o chefe geral de Perícias Médicas do estado do Rio, Dácio Vieira, ele anunciou que Volta Redonda terá uma sede para realizar perícias médicas de servidores estaduais sediados em Volta Redonda e região. A novidade pode beneficiar mais de 30 mil servidores estaduais. “Só em Volta Redonda existem seis mil servidores, que serão beneficiados com essa conquista”, destacou, lembrando que ninguém mais será obrigado a se deslocar para a capital. “Volta Redonda terá uma sede para que as perícias médicas sejam efetuadas aqui mesmo”, destacou.

Segundo nota, a prefeitura vai ceder um espaço anexo ao Hospital do Idoso para a realização dos exames mais comuns, o que deverá agilizar a inauguração da sede. “Perícias para atestados com até 60 dias serão realizados aqui; além deles, exames básicos como licenças-amamentação ou aposentadorias também virão para essa sede”, contou Dácio, conforme release da prefeitura de Volta Redonda.

 

Licenciamento de carros

Os proprietários de carros com finais de placa 0, 1, 2, 3, e 4 devem ficar atentos para não perder o prazo do licenciamento anual dos seus veículos, que termina no próximo dia 31. O agendamento pode ser feito pelo site www.detran.rj.gov.br  ou pelos telefones 3460-4040 e 3640-4041 para usuários da Capital e 0800-020-4040 e 0800-020-4041 para veículos do interior. Além de não serem mais obrigados a realizar a vistoria nos postos, os motoristas este ano também passaram a ter cerca de três meses para agendar o serviço de licenciamento anual. O objetivo do alongamento do prazo foi dar mais conforto aos usuários, tentando evitar as tradicionais filas para o cumprimento da obrigação.

Cronograma do licenciamento anual

Final de placa 0, 1, 2, 3 e 4: até 31.07.2019

Final de placa 5 e 6: até 31.08.2019

Final de placa 7 e 8: até 30.09.2019

Final de placa 9: até 31.10.2019

 

‘Cozinha Escola’

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Palácio 17 de Julho, Joselito Magalhães, e o presidente do Sindicato das Empresas de Hotelarias, Bares e Restaurantes de Volta Redonda, Alex Teixeira, estão planejando o projeto ‘Cozinha Escola’ para formar cozinheiros e ajudantes de cozinha para atender uma demanda que está em expansão na cidade do aço. “Temos uma demanda muito forte por capacitação e recapacitação de profissionais para essa área. O projeto envolve, além da pasta, o sindicato e ainda a Fundação Beatriz Gama, que dispõe de espaço para as aulas teóricas e a cozinha para as aulas práticas”, pontuou Joselito.

 

Flumisul em agosto

A prefeitura de Barra Mansa confirmou que a 21ª Feira de Negócios do Sul Fluminense, a tradicional Flumisul, será realizada no Parque da Cidade, entre 29 de agosto e 1º de setembro. A expectativa é que mais de 10 mil pessoas passem diariamente pelos estandes, que serão divididos em oito alas, com projeção de gerar mais de 200 empregos.

 

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Barra Mansa, Agnaldo Raymundo, falou sobre as vantagens em adquirir um espaço de exposição na feira. “A participação na feira é uma ótima oportunidade para apresentar seus serviços e produtos aos participantes e, também, lucrar com o investimento. Os valores dos estandes variam conforme o tamanho do espaço. A partir de R$ 1500, os interessados podem adquirir um local no evento”, frisou, garantindo que, em breve, grandes novidades serão anunciadas.

 

Ao todo, a Flumisul contará com uma área de 20 mil metros quadrados, sendo dividida em alas de entretenimento, industrial, comércio e serviços, rural, gastronomia, artesanato, espaço Kids e conhecimento. Outra novidade é o Espaço Vale do Café. Quinze cidades que fazem parte da região estarão reunidas em um espaço diferenciado, divulgando as principais atrações de turismo e gastronomia de cada município. Para adquirir um estande, os interessados devem ligar para o telefone da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação (24) 2106-3480 ou 99829-9501.

Está comprovado: animais no ambiente de trabalho podem promover benefícios à saúde, como a redução do estresse e até o aumento da produtividade dos profissionais. Pensando nisso, o UniFOA criou o Pet Day, que será comemorado na próxima quinta, dia 25 de julho, quando todos os funcionários poderão levar seus bichinhos de estimação para a instituição.

Além de fortalecer a cultura de amor aos animais, bandeira já levantada pelo UniFOA, a instituição quer tornar o clima entre seus colaboradores ainda mais saudável. “Sempre gostei muito de animais e nunca estivemos sozinhos em casa. A ideia principal do Pet Day é proporcionar uma experiência diferenciada para os funcionários e também demonstrar quanto de amor a FOA tem pelos bichinhos”, destacou a promotora de eventos da FOA e esposa do presidente da instituição, Sonia Marczuk.  

No dia do Pet Day, cada funcionário será responsável pelas necessidades de seu pet – eles devem levar ração, água e cuidar da higiene dos bichos. Os animais poderão interagir com os outros cães e colaboradores, sempre acompanhados de seus donos. Para que a experiência seja, de fato, agradável, algumas recomendações são importantes: só levarem bichinhos saudáveis, vacinados e que não tenham comportamento agressivo.

 

A secretaria de Cultura de Volta Redonda promoveu no final de semana passado, dias 13 e 14, o Circuito Arigó, com uma feira de artes e artesanato, na Praça Lions, na Vila Mury. O objetivo era promover o artesanato municipal através do conceito de economia solidária, permitindo a preservação da cultura de Volta Redonda, a memória de Arigó e incentivando a geração de renda. Pena que não tenham divulgado a realização do circuito com a antecedência necessária, não é mesmo? Em tempo: o aQui só recebeu a notícia no sábado, 13, às 17h23min. Ou seja, quando a edição do final de semana passado já estava nas bancas há mais de 24 horas. Assim não dá!

Evento de quem tenta promover o artesanato em Volta Redonda foi muito mal divulgado

 

A secretaria de Meio Ambiente de Barra Mansa está revitalizando o Horto Municipal, situado na Água Comprida, no bairro Vila Nova. A iniciativa permitirá o cultivo de 50 mil mudas por ano. A produção, segundo o prefeito Rodrigo Drable, será usada na recuperação de morros e encostas.

O horto tem uma área de 20 mil metros quadrados e a previsão, segundo o titular da pasta, Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza, é que em setembro a unidade já esteja fornecendo as primeiras mudas nativas, além de espécies ornamentais, medicinais e frutíferas.

De acordo com Beleza, o Horto Florestal também abrigará um Centro de Tratamento de Animais Silvestres para atendimento de primeiros socorros e posterior encaminhamento ao Cetas, em Seropédica. Outra inovação é o Parque das Aves, que oferecerá abrigo e cuidado para aves resgatadas, principalmente, de situações de maus tratos, posse ilegal e do tráfico. “Aquelas que se recuperarem plenamente serão devolvidas à natureza”, prometeu.

 

Hoje, sábado, 20, o comediante Murilo Couto, integrante do elenco do The Noite, do SBT, estará apresentando o stand up ‘Gala Seca’ no teatro Gacemss, na Vila, a partir das 20 horas. Ele tem um canal no Youtube com mais de um milhão de seguidores. Em 2004 iniciou sua carreira fazendo teatro em Belém, mas ficou conhecido em 2009 ao entrar para o elenco de Malhação, da TV Globo.

 

O final de semana será marcado para quem gosta de frio e vinho, com a realização, na Praça da ETPC, na Sessenta, das 14 às 22 horas, do Festival Volta Redonda Wine & Beer, com exposição de vinhos e espumantes oriundos de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Para harmonizar com taças e garrafas das bebidas, o evento apresenta ainda opções de caldos e massas, além de churros gourmet, hambúrgueres, e cervejas especiais.  

 

A III Corrida e Caminhada da UFF em Volta Redonda, realizada no domingo, 8, arrecadou 3,5 toneladas de alimentos que foram distribuídos a cinco entidades assistenciais da cidade do aço: a Igreja Evangélica Assembleia de Deus do Belo Horizonte; a Igreja Videira, do Eucaliptal; a Comunidade Nossa Senhora Aparecida, do Verde Vale; o Lar Espírita Irmã Zilá, do Belmonte; e a Igreja São José Operário, da Vila Brasília. 

 

A Associação Ambiental Verde que Salva acaba de lançar um projeto em Barra Mansa batizado de ‘Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA)’. A ideia é apresentar práticas bem sucedidas de desenvolvimento sustentável e fomentar a venda de produtos orgânicos de forma direta ao consumidor, criando uma relação próxima de quem produz e quem consome. Os produtos podem ser adquiridos no Centro de Promoção Humana (CPH), localizado no Ano Bom, às terças e sextas, a partir das 14h30min.

 

Hoje, sábado, 20, às 15 horas, no Memorial Zumbi, na Vila, acontece o lançamento do ‘Curso de Cultura e História Afro Brasileira – Os Brasis que a história não conta’, promoção da secretaria de Cultura de Volta Redonda como parte do aniversário de 65 anos da cidade do aço. Para amanhã, domingo, 21, a pasta programou uma manhã de grafites para o escadão do Laranjal, a partir das 10 horas. E, às 17 horas, uma Roda Cultural na Praça da Chaminé, no Aterrado.

A versão da Cyntilante Produções para o clássico ‘A Bela e a Fera’ será apresentada amanhã, domingo, 21, às 11 horas, no Calçadão Dama do Samba, em Barra Mansa.

Promovido pela Arcelormittal, o espetáculo “A Bela e a Fera” integra o programa Arcelormittal Cultural, que leva apresentações teatrais gratuitas para os municípios de atuação da empresa.

Uma equipe da secretaria de Meio Ambiente de Volta Redonda devolveu à natureza 19 jandaias, um furão e um tamanduá que foram resgatados nas mais diversas situações. Foi na manhã de sexta, 12, no Parque Natural Municipal Fazenda Santa Cecília do Ingá. De acordo com o biólogo do Zoológico, Almir Folly, que participou da devolução dos animais com sua equipe e um guarda florestal municipal, o Parque do Ingá foi escolhido para a ação por ser uma área preservada, de ocorrência natural das espécies e apresenta todas as condições para o animal levar a vida normal.

 

Estão abertas as inscrições para quem quiser participar da Estação Cidadania – Cultura 2019, com bolsas oferecidas pela Fundação Nacional de Artes (Funarte). Por meio do processo seletivo, a entidade concede bolsas para a realização de residências artísticas nas Estações Cidadania – Cultura, antigas PRAÇAS CEU, em todas as regiões do Brasil. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 1º de agosto pela internet (www.funarte.gov.br.). Serão concedidas 18 bolsas, no valor de R$ 20 mil, para residências com três meses de duração cada uma. Os projetos devem contemplar as linguagens alcançadas pela Funarte: circo, dança, teatro, música e artes visuais. Somente pessoas físicas podem concorrer no processo seletivo. Os candidatos devem ser brasileiros (natos ou naturalizados), ou estrangeiros residentes no País. Podem ser inscritos apenas projetos individuais.

Em Volta Redonda, a Estações Cidadania – Cultura foi inaugurada em 2018, no bairro Vila Rica. O local integra programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e de inclusão digital.

Para saber mais sobre as condições de participação, o processo e os critérios de seleção e outros direitos e obrigações relativos ao edital, acesse o site da Funarte.

Mais informações pelo e-mail residenciaestacao
@funarte.gov.br.

Deixe uma resposta