“Élevé, Jeté e Plié”. Estas palavras em francês são termos frequentemente usados nas aulas gratuitas de balé que acontecem no ginásio da Siderlândia, oferecidas pela secretaria de Esporte e Lazer de Volta Redonda, envolvendo cerca de 60 crianças e adolescentes, a partir de sete anos, que se dividem em turmas em dois períodos: manhã e tarde, às quartas e quintas-feiras.
As aulas são dadas pela professora de balé, Gláucia Porto de Oliveira, que explica que, além de ensinar técnicas de balé, a atividade tem um trabalho focado no desenvolvimento global da criança. “Trabalhamos de formas mais lúdicas para apresentar esta modalidade que é tão querida, procurada, linda, e que vai ajudar muito no desenvolvimento das nossas alunas. Também temos a questão de saúde, porque hoje temos a preocupação com a postura corporal, com o estresse e ansiedade infantil”, disse.
A secretária de Esporte e Lazer, Rose Vilela, destacou a importância de oferecer as aulas de balé em bairros mais afastados do centro. “Levar o balé para esses locais é dar a oportunidade para que crianças tenham acesso a uma dança que, por muitas vezes, é elitizada e cara. Além do Siderlândia, temos aulas também nos ginásios dos bairros Açude, Santo Agostinho e Retiro, além da Arena Esportiva da Voldac. É uma atividade linda e que contribui muito para o desenvolvimento das crianças e adolescentes que participam”, ressaltou.
Foto: Cris Oliveira

