sexta-feira, outubro 4, 2024
CasaEditoriasBarra MansaConheça os candidatos a vice-prefeito em Barra Mansa

Conheça os candidatos a vice-prefeito em Barra Mansa

Por Vinícius de Oliveira

Após explorar, na edição passada, as perspectivas dos candidatos a vice-prefeito em Volta Redonda, o aQui apresenta agora os candidatos a vice em Barra Mansa, para que os eleitores tenham uma visão detalhada sobre quem são e o que defendem ao lado dos prefeitáveis, que um dia poderão substituir, de forma temporária ou não, ao longo dos próximos anos. Cada entrevista revela as trajetórias pessoais e políticas desses candidatos, suas prioridades para o município e como planejam contribuir para o desenvolvimento e bem-estar da população.
Luciana Alves, do PP, surge como a aposta estratégica de Luiz Furlani para garantir o voto evangélico, fundamental em sua campanha. Afinal, a simples associação ao bolsonarismo não basta para herdar a popularidade entre os religiosos mais conservadores. Luciana desempenha bem esse papel, reforçando o discurso de fé e família. “Nossa parceria é construída sobre os pilares da fé, da família e de princípios que acreditamos serem fundamentais para o bem-estar da sociedade”, destacou ela, sublinhando o alinhamento com o cabeça de chapa.
O médico Maurício Amaral (PT) é o vice de Thiago Valério (PDT), e a dupla só foi lançada aos 44 minutos do segundo tempo, assim mesmo marcada por controvérsias. É que Maurício traz consigo o peso de um sobrenome icônico na política local – Luiz Amaral, um dos prefeitos mais populares da história de Barra Mansa. Só que ele não poderá usar esse fator para pedir votos na campanha, por imposição da família de Luiz Amaral, que é ligada a Furlani. Resta ao médico a missão de conseguir utilizar a máquina do governo Federal e a influência política de Lula para alavancar a campanha, sem buscar outros cargos em um eventual governo de Valério. “Não existe nenhuma pretensão e nem conversa para que eu tenha outro cargo. É na função de vice-prefeito que vou ajudar o Thiago Valério a trazer para a saúde pública de Barra Mansa o mesmo cuidado que pratico no consultório”, afirmou com convicção.
Também aos 44 minutos da etapa final, o ex-deputado estadual Marcelo Cabeleireiro finalmente anunciou o nome de Léo da Joalheria como vice. Léo, conhecido por sua atuação na CDL Jovem, quase seguiu uma trajetória distinta, pois chegou a anunciar sua pré-candidatura à sucessão de Drable. “Aceitei ser candidato a vice por acreditar que posso somar na realização de projetos que valorizem as pessoas, invistam no desenvolvimento da cidade, gerem empregos, fortaleçam o comércio, a saúde pública, educação básica, entre outros setores”, declarou Léo.
Se apresentando como uma alternativa, a professora Elisa Campos mais uma vez dá as mãos ao também professor Petterson para compor uma chapa puro-sangue do Psol. Sem apoio de outros partidos de esquerda, os socialistas apostam em uma campanha de protestos e denúncias para que suas vozes sejam ouvidas. “Eu e o Prof. Petterson dividimos o mesmo ideal de mundo, concepções políticas e filosóficas, além de um desejo compartilhado de ver esta cidade mais feliz, próspera, sustentável, segura e justa. Estamos juntos na educação pública, na construção do partido em Barra Mansa, marcando espaço como oposição ao atual governo e denunciando os abusos e absurdos”, afirmou a professora, destacando o tom combativo da campanha.

Confira agora, na íntegra, as perguntas e respostas de cada candidato.

Luciana Alves (PP)
aQui: Quem é a senhora?
Luciana: Eu sou Luciana Alves, atualmente vereadora em Barra Mansa. Sou cristã, defensora da família e mãe de dois filhos: Calebe – de 10 anos, e Esther – que tem síndrome de Down. Minha jornada na vida pública começou motivada pelo amor e pela dedicação aos meus filhos, especialmente ao lutar pelos direitos e pela inclusão
de pessoas com deficiência. Sou uma defensora apaixonada da inclusão social e do fortalecimento dos valores familiares, acreditando que todos devem ter as mesmas oportunidades para crescer e prosperar.

aQui: Como é ser vice do Furlani?
Luciana: Uma oportunidade única de unir forças pelo desenvolvimento de Barra Mansa, com base em valores que ambos compartilhamos. Nossa parceria é construída sobre os pilares da fé, da família e de princípios que acreditamos serem fundamentais para o bem-estar da sociedade. Estamos comprometidos em defender esses valores, garantindo que o crescimento da cidade seja sempre acompanhado de justiça social e igualdade de oportunidades. Além disso, juntos, buscamos promover a inclusão, fortalecer o protagonismo feminino e criar um mercado de trabalho mais dinâmico, sempre com foco no respeito e na valorização das famílias de Barra Mansa.

aQui: Quais são os seus projetos pessoais para o cargo, caso seja eleita?
Luciana: Na vida pública, acredito que não deveriam existir projetos pessoais – mas, sim, coletivos, priorizando o bem-estar da população. Nosso trabalho não é uma busca por poder social – mas uma missão para promover a prosperidade em nossa cidade. Vamos focar na ampliação das políticas de inclusão social, na educação pública de qualidade e, principalmente, no protagonismo feminino e no fortalecimento dos valores familiares.

aQui: Vai ocupar algum cargo no governo? Vai reivindicar alguma secretaria ou autarquia?
Luciana: Eu e Furlani temos um projeto juntos, estarei disponível para ajudar no que for preciso, da melhor maneira possível.

 

Maurício Amaral (PT)

aQui: Quem é o senhor?
Maurício: Sou um barra-mansense apaixonado pela minha cidade e pela minha família: minha esposa e meus dois filhos. Há 32 anos atuo como médico cardiologista e tenho como dom cuidar das pessoas.

aQui: Como é ser vice de Thiago Valério?
Maurício: Ser vice do Thiago Valério é muito leve. Temos o mesmo objetivo: cuidar das pessoas e resgatar a autoestima do barra- mansense. Ele foi o único candidato a prefeito que conversou comigo sobre projetos para a cidade. Vamos mostrar que Barra Mansa tem jeito!

aQui: Quais são os seus projetos pessoais para o cargo caso seja eleito?
Maurício: Cuidar da cidade e dar qualidade de vida para as pessoas. Essa foi a promessa que fiz ao meu filho quando conversei com a minha família sobre ser candidato a vice- prefeito de Barra Mansa. Ao lado de Thiago Valério, tenho a certeza de que vamos fazer os barra-mansenses voltarem a ter orgulho da nossa cidade e vontade de morar, e ficar, em
Barra Mansa. Com um professor e um médico, Barra Mansa tem jeito!

aQui: Vai ocupar algum cargo no governo? Vai reivindicar alguma secretaria ou autarquia? Maurício: Serei o vice-prefeito. Não existe nenhuma pretensão e nem conversa para que eu tenha outro cargo. É na função de vice- prefeito que vou ajudar o Thiago Valério a trazer para a saúde pública de Barra Mansa esse mesmo cuidado que pratico no consultório.

 

 

Léo da Joalheria (União Brasil)

aQui: Quem é o senhor?
Léo: (LEONARDO DOS SANTOS) Sou barra-mansense, 47 anos, empreendedor, casado,
bacharel em Direito e MBA em Gestão Empresarial. Minha trajetória profissional começou ainda na adolescência, trabalhando ao lado do meu pai, Manoel dos Santos, na Joalheria Regina. Enfrentou grandes desafios, incluindo crises financeiras e assaltos, mas com muita fé e determinação, reergueu o negócio e se tornou um dos sócios. Sua história de superação o conduziu a integrar a CDL-BM (Câmara de Dirigentes Lojistas). Se destacou na CDL Jovem e, posteriormente, na diretoria executiva da CDL. Durante sua gestão, promoveu parcerias importantes com o Poder Público, especialmente na ornamentação de Natal e outras datas comemorativas, e na criação do posto de atendimento da CDL no centro da cidade. Entre 2020 e 2022, liderou ações contra a Covid-19, como a doação de medicamentos para a Prefeitura de Barra Mansa, distribuição de máscaras de proteção e álcool em gel para lojistas, e participou das discussões sobre a reabertura segura do comércio local. Implementou consultorias financeiras para associados e conduziu pesquisas sobre o impacto da pandemia no comércio. Foi um ano muito difícil para todos, mas conseguimos superar aquele momento com campanhas de fortalecimento do comércio e adaptação dos espaços conforme os protocolos de Saúde Pública.

aQui: Como é ser vice de Marcelo Cabeleireiro?
Léo: Aceitei ser candidato a vice por acreditar estar somando para a realização de projetos que valorizem as pessoas, invistam no desenvolvimento da cidade, gerem empregos, fortaleçam o comércio, a Saúde Pública, Educação Básica, entre outros setores.

aQui: Quais são os seus projetos pessoais para o cargo caso seja eleito?
Léo: Não existem projetos pessoais. Nosso Plano de Governo foi construído a partir de amplas consultas junto à população. É essencial investirmos em infraestrutura, em tratamento de esgoto, garantirmos água potável nas casas das pessoas, fatores básicos para a qualidade de vida do barra-mansense. O diálogo com as entidades empresariais do nosso município, principalmente o Fórum Empresarial, é fundamental, para a vinda de empresas, mas também para fortalecer as que já estão instaladas na nossa cidade. Outro destaque é a Segurança Pública que precisa investimentos em ações de extrema importância em Barra Mansa, que sofre com o aumento da violência.

aQui: Vai ocupar algum cargo no governo?
Léo: Sim, de vice-prefeito atuante.

aQui: Vai reivindicar alguma secretaria ou autarquia?
Léo: Como vice-prefeito, já temos muito trabalho pela frente.

Eliza Campos (Psol)

aQui: Quem é a senhora?
Eliza: Sou Eliza, uma mulher cisgênero heterossexual, tenho 40 anos, barra-mansense, sou uma pessoa comum, muito comum, sou honrada, ética, dedicada, justa, comprometida e compromissada. Também sou feminista, tenho um companheiro, mas não tenho filhos (por opção), felizmente, tive esta escolha. Também sou trabalhadora da educação e da saúde mental, faço parte do corpo docente da Rede Municipal de Barra Mansa e da Fevre em Volta Redonda, além de trabalhar na clínica infantil. Tive a oportunidade de concluir duas graduações, a primeira em Ed. Física e a segunda em Psicologia, além da formação em Psicomotricidade. Nas horas vagas, gosto de viajar, caminhar, observar aves, visitar parques nacionais e estar em meio à natureza. Também sou apreciadora de livros sobre filosofia, museus, bibliotecas, centros culturais, feiras, exposições e cinema. Sou fã da Conceição Evaristo. Acredito que todos nascem com o potencial para a cidadania, para ter dignidade e liberdade, para usufruir uma vida boa. Acredito no bem-estar social e na sustentabilidade.

aQui: Como é ser vice de Petterson?
Eliza: Podemos partir do conceito de camarada, eu e o Prof. Petterson temos um laço de companheirismo, militância, de luta tanto partidária como sindical, de construção partidária, na busca de um mundo melhor, com mais justiça social. Eu e o Prof. Petterson dividimos o mesmo ideal de mundo, concepções políticas, filosóficas, compartilhamos também um desejo de ver esta cidade mais feliz, próspera, sustentável, segura, mais justa, um lugar melhor para se viver. Estamos juntos na educação pública, na construção do partido em Barra Mansa, marcando espaço como oposição ao atual governo, denunciando os abusos e absurdos, acompanhando o que acontece na prefeitura e na câmara de vereadores.

aQui: Quais são os seus projetos pessoais para o cargo caso seja eleito?
Eliza: Posso dizer que meu projeto pessoal é tornar esta cidade um lugar melhor para a população, para as pessoas periféricas, que moram em áreas de risco, para as mães solo sobrecarregadas, para as pessoas com deficiência, pessoas LGBTQIAPN+ vítimas de violência, jovens em busca do primeiro emprego, idosos desamparados. Tornar Barra Mansa uma cidade mais verde, segura, com saneamento básico, tratamento de esgoto e adaptada à mudança climática.

aQui: Vai ocupar algum cargo no governo?
Eliza: Precisamos de mais de uma pessoa para se gerir democraticamente uma cidade. Penso em criar uma secretaria que garanta a participação popular, criando um canal de comunicação direta com associações de moradores, sindicatos, conselhos, organizações, promovendo assembleias populares regulares.

aQui: Vai reivindicar alguma secretaria ou autarquia? Eliza: Penso que é fundamental garantir a participação popular e acompanhar de perto a efetivação de ações de mitigação e adaptação à mudança climática junto à população, para tanto, atuarei na secretaria de governança e participação popular.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

LEIA MAIS

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp