A Comissão de Saneamento Ambiental da Assembleia Legislativa vai solicitar à concessionária Águas do Rio o detalhamento do cronograma financeiro para cada município e região abrangida pelos serviços de água e esgoto da empresa. Os parlamentares que fazem parte da comissão também querem o planejamento de investimentos para os municípios da Baixada Fluminense, que apresentam desabastecimento de água.
A Águas do Rio, concessionária da Aegea, é responsável pelo abastecimento de água e esgotamento sanitário dos Blocos 1 e 4, abrangendo 27 municípios do estado do Rio e 124 bairros da capital, atendendo a 10 milhões de pessoas. Para o presidente da comissão, deputado Jari Oliveira (PSB), após dois anos de concessão, é notório que o serviço deixa a desejar para a população fluminense. “Eu e os demais deputados membros da comissão solicitamos que a Águas do Rio apresente, até o dia 8 de abril, o cronograma financeiro do que foi gasto em cada município e para os bairros da Zona Norte na rede de água e esgoto”, disse.
Jari Oliveira foi além. Informou que outras duas concessionárias de água e esgoto também serão ouvidas pela comissão. No dia 4 de abril será a vez da concessionária Iguá Saneamento, já no dia 28 de abril será a Rio+ Saneamento. Além disso, no dia 12 de abril será realizada uma audiência pública para que os deputados debatam, junto à população, a melhoria no serviço de concessão de água e esgoto no estado.