Com carinho

Inclusão é pauta de encontro de vice-prefeita com diretores de escolas

0
396
Screenshot

Luciana Alves, vice-prefeita de Barra Mansa e secretária da Pessoa com Deficiência, aproveitou a reunião com os diretores da rede municipal de ensino e profissionais do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado para destacar a importância de acolher com carinho especial os estudantes que são deficientes, sem julgamentos ou sem deixá-los à parte. “As pessoas olham para quem é deficiente com um caráter mais infantilizado, achando que a pessoa precisa de ajuda para tudo, criando estereótipos. Não é assim que funciona; elas são capazes e podem realizar diversas funções, se assim tiverem oportunidades”, pontuou, lembrando a transformação de sua vida após o nascimento da filha, Esther Alves, que tem síndrome de Down. “Quando minha Estherzinha nasceu, eu fiquei confusa, com várias expectativas, sem saber como agir. Porém, quando comecei a olhar e tratar as pessoas com respeito, entendendo que todos são iguais, vi que minha filha é muito linda e que pode fazer tantas coisas. Assim que devemos acolher e cuidar de todos os que chegam às escolas”, enfatizou.
O subsecretário da pasta, Lucas Alves, também pontuou a respeito do trabalho feito com os alunos que têm transtorno do espectro autista. “Muitas mães, quando têm filhos autistas e os querem matricular nas escolas, enfrentam barreiras. Mas aqui fazemos diferente.
Estamos à frente da Secretaria e vocês nas escolas, para valorizarmos todos, fazendo que cada vez mais as portas sejam abertas. Todos temos nossas características e nossas particularidades. O que uma pessoa faz bem pode não ser a mesma de outra com habilidade diferente. Cada um nos completa do jeito que é”, destacou. A secretária de Educação, Fátima Lima, reforçou que trabalhar com humanidade é primordial. “Quero parabenizá-los por trazer para as escolas este trabalho tão importante e bonito. Um trabalho que toca o nosso coração, pois trata do nosso dia a dia. E isso tudo faz parte do direcionamento do nosso prefeito Furlani, que ressalta que quem não gostar de gente não pode trabalhar com ele”, disse Fátima. No encontro, algumas pessoas com deficiência demonstraram suas habilidades. O pianista Pedro Lucas, que tem autismo e foi o primeiro músico a entrar para a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa (OSBM), tocou uma música ao lado da vice-prefeita, Luciana Alves. Graziella Campos, que possui deficiência auditiva, falou como a inclusão transformou sua vida. Ela ingressou no mercado de trabalho após concluir o curso de Logística no Sest Senat.