Coluna Social

0
1263

O prefeito Rodrigo Drable, representado pela vice-prefeita, Fátima Lima, foi homenageado pela Convenção Fraternal das Assembleias de Deus no Estado do Rio de Janeiro (Confraderj), por seu trabalho à frente de Barra Mansa e pelo apoio dado para a realização do Congresso Juaderj (Juventude Unida das Assembleias de Deus do Estado do Rio de Janeiro), realizado no ano passado.

De acordo com um balanço da Secretaria de Assistência Social de Volta Redonda, o projeto ‘Caminhão da Brinquedolândia’ beneficiou cerca de oito mil usuários de 32 bairros onde existem Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e três Centros de Convivência espalhados pela cidade do aço. A iniciativa é gratuita, voltada para crianças e oferece atividades recreativas, contação de histórias, teatro e brinquedos, como escorregador, gangorra e piscina de bolinha.

Algumas pessoas sabem o que querem e, mesmo que as coisas não saiam exatamente da maneira que previram, aproveitam as oportunidades para transformar sonhos em realidade. Essa é a história da coreógrafa e professora de História e Filosofia Sônia Pacciello, que hoje, com 48 anos, dirige em Barra Mansa o Instituto Universo Acreditar, que oferece aulas de teatro e dança para jovens do bairro Boa Vista, atendendo a 70 crianças e adolescentes de 3 a 19 anos. “Meu sonho hoje é o sonho dessas crianças”, pontua.
“Desde os seis anos eu sabia que seria artista”, conta Sônia, que chegou a estudar teatro com o ator Paulo Rangel e que, aos 15 anos, decidiu tentar a sorte como atriz no Rio de Janeiro. Não deu certo. Ela chegou a passar fome e enfrentou situações de racismo. Voltou para Barra Mansa, fez vestibular, entrou para a faculdade de História e conquistou seu diploma. Já formada, um colega lhe fez um convite para dar aulas de dança no Instituto Universo Acreditar. Ela aceitou sem pensar duas vezes. “O instituto nasceu da revolta ao ver tantos jovens morrerem em Boa Vista, um dos bairros mais violentos da cidade”, conta Sônia, que hoje é a diretora da instituição. “Nossa missão é mostrar às crianças em situação de vulnerabilidade que elas têm saída, que podem crescer”, explica. “A arte abre a cabeça, mostra que existem outros mundos possíveis, nos faz mudar a nossa realidade”, garante. “A maior vitória é ver o crescimento das crianças, mesmo que ainda não acreditem em seu potencial”, diz Sônia, que é exigente, mas compreensiva. “Participamos de festivais, competimos com escolas famosas, e percebo que elas se encolhem. Na hora, eu digo: ‘vocês estão aqui, então façam o melhor. Se não ganharem, aprendam’”, conta.

A jovem Maria Luiza Januzzi, de 17 anos, do Colégio Estadual Padre Sebastião da Silva Pereira, de Valença, conquistou nota 1000 na redação do Enem. No total, apenas 60 alunos em todo o país conseguiram a pontuação máxima, sendo que apenas quatro são de escolas públicas. O Rio de Janeiro teve, ao lado de São Paulo, sete redações com a nota 1000, o melhor resultado entre os estados. O tema da dissertação foi ‘Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil’, e a estudante da escola de Valença mostrou todo o seu talento e repertório em um belíssimo texto. “É uma emoção muito grande ver que todas as minhas horas de estudos foram recompensadas. Não tenho palavras para expressar a felicidade e o alívio em meu coração. Quero agradecer a todos que, de alguma forma, contribuíram para minha formação, educação e crescimento. Obrigada à minha escola, aos meus familiares e amigos que sempre me apoiaram. Que todos os jovens desse país possam, assim como eu, encontrar
nos estudos uma forma de mudar de vida”, afirmou Maria Luiza.

Aos 17 anos, Helena Moreira Alves faz parte da seleta lista de 60 estudantes que atingiram a nota máxima na redação do Enem 2023. Aluna do Colégio Nossa Senhora do Amparo, em Barra Mansa, Helena contou que ficou emocionada. “Foi um misto de alegria e surpresa! Em 2022, eu fiz o Enem como treineira e alcancei 920 pontos na redação. Me dediquei bastante aos estudos no ano passado, então esperava ter uma nota melhor. Mas nunca pensei que fosse conseguir tirar 1000”, revelou.

 

A Secretaria de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos de Volta Redonda, em parceria com outros órgãos municipais, promove no próximo sábado, 27, a 1a Feira Cultural “Xica Manicongo”, que acontecerá embaixo da Biblioteca Municipal, na Vila. Durante a feira, que acontece das 9 às 15 horas, será divulgado o processo eleitoral do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa LGBTI+.

Com o objetivo de oferecer e aprimorar a inclusão digital, principalmente para qualificar pessoas para o mercado de trabalho, a Secretaria de Assistência Social de Volta Redonda vai oferecer mais vagas para as oficinas gratuitas de informática que promove, com módulos básicos e intermediários para os moradores de Volta Redonda. As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 19, na sede dos Cras, onde as oficinas irão acontecer a partir de 29 de janeiro. As atividades são destinadas a pessoas com
idade a partir de 10 anos. As vagas são limitadas e abertas à comunidade, com prioridade para as pessoas que são acompanhadas pelos Cras.
Para se inscrever, basta o interessado ir a uma unidade dos seguintes Cras: Água Limpa, Voldac, Belo Horizonte, São Carlos, Rústico, Ilha Parque, Três Poços, Açude, Verde Vale, Volta Grande, Santa Cruz, São Sebastião, Mariana Torres, São Luiz, Monte Castelo, Padre Josimo, Jardim Ponte Alta, Vila Americana, Nova Primavera, Dom Bosco, Retiro, Vila Brasília, Santo Agostinho, Vila Rica e Caieiras; além dos Centros de Convivência dos bairros Siderópolis e Aero Clube.

O Sider Shopping, o mais tradicional da cidade do aço, bem perto de tudo e de todos, promove neste final de janeiro o ‘Clubinho do Sider’, com oficinas e brincadeiras recreativas da equipe da Tia Ana Banana, que as crianças adoram. A programação será sempre aos domingos, das 15 às 19 horas, mas haverá algumas atividades especiais eventualmente aos sábados. Detalhe: será gratuito, mas as vagas serão limitadas. Veja a programação completa em sider shopping.com.br. Ou fique ligado nas redes sociais do Sider.

Sucesso do Tik Tok, o humorista carioca Big Jaum, de 21 anos, estará amanhã, domingo, 21, às 17 horas, na Praça de Alimentação do Sider Shopping. “Esta vai ser nossa primeira edição do ‘Humor na Praça’ aqui no Sider Shopping, e acreditamos que vai agradar muito o nosso público, pois os eventos de stand-up comedy são sucesso no Brasil todo. Essa é uma oportunidade de assistir gratuitamente a um show de comédia, um espetáculo de improviso que promete muitas risadas”, conta Patrícia Macedo, coordenadora de marketing do Sider Shopping.