Coluna Social

0
1129

É 1.000
No sábado, 15, o Hospital São João Batista teve um mtimo otivo aara comemorar: o nascimento de Leonardo de Cássio Conceição Souza, o bebê de número 1.000 da maternidade da unidade médica a nascer em 2023. Com 2.070 gramas e 42.4 centímetros, o pequeno Leonardo chegou ao mundo às 9h47min de parto natural, para felicidade do casal Cleia Cristina da Conceição Vale, 35 anos, e Adão de Cássio Souza, 58 anos, moradores do Água Limpa.

Cursos na ETPC
A Escola Técnica Pandiá Calógeras está com matrículas abertas para cursos na área de educação profissional técnica de nível médio, referentes ao segundo semestre do ano letivo de 2023. A iniciativa tem como objetivo oferecer acesso à educação e formação de qualidade para jovens interessados em se aprimorar em áreas técnicas. Os cursos têm duração de 18 meses, com a mensalidade no valor de R$ 434,40, e início das aulas previsto para 01/09. Os interessados em se matricular devem preencher o formulário de interesse on-line em https://etpc.com.br/ formulario-cursos-tecnicos- subsequentes/
Serão oferecidos cinco cursos em nível técnico – metalurgia, eletromecânica, mecânica, segurança do trabalho e automação industrial -, todos com duração de 3 semestres. Eles serão divididos em três módulos e contabilizam uma carga horária total de 1440 horas. No final de cada módulo, o aluno recebe um certificado com titulação auxiliar para aumentar suas oportunidades de trabalho antes mesmo de se formar. Podem se matricular nos cursos técnicos subsequentes jovens que estejam cursando o segundo ou terceiro ano do ensino médio, ou que já sejam formados e/ou trabalhadores que buscam aprimorar seus conhecimentos do mundo profissional.

Exposição em Barra Mansa
Desde quinta, 20, a Galeria Clécio Penedo, localizada no Palácio Barão de Guapy, em Barra Mansa, está promovendo a exposição ‘Transfiguração da Forma’, de Mozileide Neri, composta por 30 obras, sendo 27 pinturas sobre papel e três obras táteis. Na obra, a artista apresenta sua poética inventiva que constrói triângulos, quadrados, círculos, losangos e retângulos distorcidos, alongados e modificados. A autora vive e trabalha na zona norte do Rio de Janeiro. Os visitantes poderão conferir os trabalhos até o dia 13 de agosto, de segunda a sexta, das 8 às 17 horas, e aos sábados e domingos, das 9 às 15 horas.

Remédio para PKU
Atendendo à reivindicação do senador Romário Faria, o secretário estadual de Saúde, Dr. Luizinho, anunciou em suas redes sociais que, dentro de 60 a 70 dias, o governo estadual passará a fornecer dicloridrato de sapropterina pelo SUS. O medicamento é indicado para o tratamento de fenilcetonúria, também conhecida como PKU (sigla do inglês para phenylketonuria). “É uma esperança para toda a comunidade de pessoas com doenças raras, em especial para os pacientes que vivem com PKU e suas famílias. O acesso ao tratamento adequado é um direito e tem de ser viabilizado. Uma vez aprovado pelos órgãos regulatórios e incorporado ao sistema público de saúde, é fundamental que o medicamento chegue até essas pessoas de forma célere, suprindo a demanda dos pacientes do estado do Rio de Janeiro”, afirma Simone Arede, presidente da associação Mães Metabólicas. A instituição tem como missão divulgar conhecimento sobre doenças metabólicas hereditárias, como é o caso da PKU.

Nota de pesar
A Fundação Oswaldo Aranha e o Centro Universitário de Volta Redonda, em nota, lamentaram o falecimento do professor doutor Wanderley Ferreira Botelho, o Teley, ocorrido na noite de terça, 18, em Resende. Professor titular de Endodontia, ele tinha 50 anos de carreira. O presidente da FOA, Eduardo Prado, declarou que Wanderley sempre foi “um grande amigo, companheiro e membro do Conselho Curador da FOA”. “Faz parte da nossa história, contribuiu intensamente durante muitos anos para o crescimento da Instituição de Ensino. Deixa uma especial saudade”, destacou. Wanderley era casado e deixou três filhos.