sexta-feira, março 29, 2024
CasaColuna SocialColuna Social

Coluna Social

Em uma iniciativa inovadora para ampliar a oferta de vagas na educação infantil, o UniFOA decidiu ceder o espaço do Campus Universitário João Pessoa Fagundes, no
Tangerinal, para a prefeitura de Volta Redonda, que está adaptando o prédio
para a criação de uma nova creche pública, com capacidade para oferecer mais 500 vagas na rede municipal de educação. As obras na creche, que terá o nome de Dauro Aragão, presidente da FOA, falecido em fevereiro de 2021, devem ser concluídas em três meses. O presidente da FOA – mantenedora do UniFOA –, Eduardo Prado, destaca a importância da iniciativa. “Estamos cientes da carência de vagas na educação infantil em Volta Redonda, e é com satisfação que nos colocamos à disposição para colaborar com a solução desse problema. Acreditamos que o investimento na formação das crianças desde cedo é fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade mais igualitária e preparada para os desafios futuros. E essa parceria faz parte do nosso compromisso com toda a comunidade, por meio do UniFOA + Social”, ressaltou.

O Senac está com inscrições abertas para preencher mais de 9 mil vagas em cursos profis- sionalizantes gratuitos no estado do Rio. Há oportunidades nas modalidades presencial e de ensino a distância (EAD), com vagas presenciais em Três Rios, Resende, Barra Mansa e Barra do Piraí nas áreas de administração, saúde, beleza, gastronomia e logística. Os interessados devem se candidatar pelo link http:/ /psg.rj.senac.br, para vagas presenciais, e pelo site www.ead.senac.br/ gratuito, para as vagas EAD.
Durante encontro entre Rodrigo Lages, secretário Executivo do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paraíba, e as direções dos cursos de Medicina do UniFOA e do Centro Universitário de Valença, ficou decidido que os estudantes dos cursos da área médica das duas instituições vão passar a fazer estágio no SAMU 192 a partir de julho.
O trabalho do Conselho Municipal de Políticas Públicas para Drogas e Álcool (Comuda) de Volta Redonda já está sendo conhecido em todo o estado do Rio. Prova é que o órgão terá, pela primeira vez, uma vaga no Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas (CEPOPD/RJ). A presidente do Comuda, Neuza Jordão, ressalta a importância do feito. “Isso demonstra que o trabalho que desenvolvemos na nossa cidade e na região do Médio Paraíba vem sendo reconhecido. Essa vaga vai fortalecer o trabalho que estamos executando. É no conselho que se discute políticas públicas, não só para a capital, mas também para o interior”, disse. A semana de conscientização e combate à gordofobia deverá ser lembrada anualmente na segunda semana do mês de setembro, com o objetivo de dar visibilidade ao enfrentamento a esse tipo de preconceito. A determinação é da Lei no 10.020/23, de autoria dos deputados Dani Monteiro (Psol) e Chico Machado (SDD), que já foi sancionada pelo governador Cláudio Castro. Por ela, o Executivo poderá organizar palestras e seminários que tenham relação com a gordofobia, dentro das unidades de ensino do estado do Rio. Detalhe: a norma foi adaptada da proposta apresentada pelo estudante João Vitor Neves da Silva Bernardino, de Barra Mansa, na 13a edição do Parlamento Juvenil, realizado em 2022. Dani Monteiro disse que essa lei tem a finalidade de provocar a reflexão sobre a estigmatização com os corpos. “É necessário intensificar a tolerância e o respeito aos direitos humanos, já que se está naturalizando um tratamento estigmatizado desde a infância com crianças, tendo continuidade na adolescência e fase adulta com pessoas acima do peso”.

Volta Redonda sediou no sábado, 20, a primeira etapa do Festival Paraolímpico do Comitê Paraolímpico Brasileiro destinado a crianças de 8 a 17 anos, com e sem deficiência. O evento contou com a presença de 202 participantes na Arena Esportiva da Voldac, sendo que as provas foram de atletismo, parabadminton, vôlei sentado e parataekwondo (esporte que estreou nas Paraolimpíadas de Tóquio, em 2020). Essa foi a terceira vez consecutiva que a cidade do aço foi selecionada para receber o evento esportivo. “É um grande movimento paraolímpico para dar visibilidade e oportunidade para inclusão da pessoa com deficiência. É uma alegria muito grande receber esse festival. É uma ação maravilhosa do Comitê Paralímpico por todo o Brasil”, comemorou a secretária de Esporte e Lazer, Rose Vilela. A segunda edição está marcada para o dia 23 de setembro e também terá Volta Redonda como sede.

O Jubileu de Ouro da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda foi comemorado em grande estilo na manhã de sábado, 20, no Centro Integrado de Saúde e Assistência (CISA) do bairro Nossa Senhora das Graças, reunindo mais de 100 convidados e associados. No evento, foram inauguradas as dependências do novo Centro Odontológico Bergonsil de Oliveira Magalhães; um moderno auditório, com o nome de Camilo Riker Furtado; o Studio de Pilates Irene Ribeiro Vaz, mulher do presidente Ubirajara Vaz; e a moderna Academia de Musculação Munira Arbex Francisco, mãe do prefeito Neto.
Para o presidente da AAP-VR, Ubirajara Vaz, completar 50 anos é motivo de orgulho para todos. “Que possamos seguir inspirando mais pessoas e instituições a contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, solidária e de permanente defesa dos direitos dos aposentados e pensionistas”, afirmou. Em outro evento, no salão principal da sede da entidade, na Vila, substituindo Ubirajara Vaz, que não pôde comparecer, o vice-presidente da AAP-VR, José Lúcio da Silva, o Jota Lúcio, entregou uma moção de louvor e reconhecimento ao diretor mais antigo da entidade, Rômulo de Carvalho, de 85 anos. Rômulo também é diretor previdenciário da Federação das Associações de Aposentados e Pensionistas do Estado do Rio de Janeiro (Faaperj) e da Rede Iberoamericana de Aposentados e Pensionistas (Riaam Brasil). Além dos diretores e conselheiros da AAP- VR, receberam homenagens a secretária de Esportes e Lazer, Rose Vilela; a representante da secretaria de Assistência Social e presidente do Conselho de Assistência Social, Rosane Marques; Rosa Lages, subsecretária de Saúde e Geraldo Vida, presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa. Também foi homenageada Cláudia Dorneles, representando a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), que ajudou a AAP-VR nos primeiros anos de fundação.

Artigo anterior
Artigo seguinte
ARTIGOS RELACIONADOS

Coluna Social

Coluna Social

Coluna Social

LEIA MAIS

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp