Coluna Social

FERNANDO MARLOS_cor

Com a volta às aulas, o projeto ‘Movimento Verde: da Educação Ambiental à Inclusão Social’ voltará a ser oferecido para os alunos da Educação Infantil ao 9º ano, da Escola Municipal Luiz Marinho Vidal, do bairro Jaqueira, em Piraí. O projeto interdisciplinar é realizado desde 2014, sendo coordenado pelos professores de educação física Fernando Marlos e Glauber Guardengui, que buscam novos parceiros. O e-mail para contato para as empresas e pessoas que desejam ajudar nas ações sociais e educativas é [email protected]

hemorio

A secretaria estadual de Saúde está desenvolvendo a 14ª edição da campanha ‘Vista a Fantasia da Solidariedade’, voltada a convencer os voluntários a doarem sangue. A iniciativa recebeu o apoio da rainha de bateria da Portela, Bianca Monteiro, também madrinha da campanha. A ideia é reforçar os estoques de sangue para o Carnaval, época em que historicamente há queda de pelo menos 50% no número de doações voluntárias..

O Hemorio é o hemocentro coordenador do estado do Rio de Janeiro, que distribui sangue para 180 hospitais públicos, incluindo as grandes emergências como as dos hospitais Getúlio Vargas, Souza Aguiar e Miguel Couto, maternidades, UTIs neonatais e conveniados com o Sistema Único de Saúde – SUS.

Para mais informações, o voluntário deve ligar para o Disque Sangue (0800 282 0708), que esclarece dúvidas e informa o endereço das outras 25 unidades de coleta distribuídas pelo estado.

Pedro-Luz-_MG_1519-color-1080x675_cor

A Academia Militar das Agulhas Negras está promovendo a exposição “Verde Oliva” do fotógrafo Pedro Luz. Contém 24 fotografias feitas em 2016, durante atividades e manobras militares. O trabalho pode ser visto até o dia 31 de março, diariamente das 8 às 17 horas, sendo que a produção e curadoria são de Melissa Barretti, com supervisão de montagem de André Aaltonen.

 

Para os interessados em praticar uma atividade física que proporcione o contato com a natureza, o Campus Pinheiral do Instituto Federal do Rio de Janeiro está realizando as quartas, a partir das 13 horas, atividades de Corrida de Orientação. O esporte consiste em percorrer um trajeto em mata e, com auxílio de bússola e mapa, identificar localizações pré-definidas. Os adeptos da atividade defendem que a prática desperta nos praticantes conceitos de preservação do meio ambiente devido ao contato com a natureza. A prática esportiva é voltada a servidores e alunos da unidade e, também, à comunidade externa, de forma gratuita. Grupos escolares ou grupos diversos acima de 10 pessoas devem realizar agendamentos pelo e-mail  [email protected] ou pelo telefone (21) 9 9351-6763.

 

Barra do Piraí disponibilizou a emissão da guia do IPTU no portal online da prefeitura. O vencimento da primeira parcela ou cota única será no dia 28 de março e quem optar pela cota única ganhará 10% de desconto. A entrega dos carnês, via Correios, está prevista para a segunda quinzena de fevereiro, mas quem quiser antecipar poderá retirar a guia no site www.barradopirai.rj.gov.

 

O Projeto Novo Olhar, da Fundação Leão XIII, realizado domingo passado, dia 4, no Complexo Califórnia atendeu a um total de 461 moradores de Barra do Piraí, que foram beneficiados com exames oftalmológicos gratuitos. Detalhe: todos receberão os óculos gratuitamente dentro de 30 dias na própria sede da entidade no município. A realização do projeto na Califórnia foi intermediada pelo deputado estadual Edson Albertassi (PMDB) com o prefeito Mário Esteves (PRB) e foram atendidos homens e mulheres com 40 anos de idade ou mais.

Para Albertassi, o número de pessoas atendidas mostra a importância do projeto. “Essas parcerias são importantes para beneficiar a população”, disse, lembrando que o Projeto Novo Olhar é desenvolvido em todo o estado do Rio pela Fundação Leão XIII, já tendo beneficiado mais de 30 mil pacientes em vários municípios. O objetivo do Projeto, segundo Albertassi, é atender à demanda da população na questão de acesso aos exames oftalmológicos, resgatando sua cidadania. 

 

A prefeitura de Pinheiral deu início, na quinta, 2, ao Programa Pinheiral Legal – Regularização de Terras. Trata-se de um programa de regularização fundiária local e a primeira localidade beneficiada será o Ipê. 

 

Dez voluntários, liderados pela Arie da Cicuta, deram início no final de janeiro, ao inventário de mamíferos terrestres de médio e grande porte na Floresta da Cicuta. Serão seis meses de trabalho voluntário e, pela primeira vez, as atividades serão realizadas por meio de armadilhas fotográficas. A ação faz parte do Programa de Conservação do ICMBio.

 

O prefeito de Pinheiral, Ednardo Barbosa, é o mais novo presidente da 156ª Junta de Serviço Militar do município. 

 

Seguem abertas até segunda, 13, as inscrições para o processo seletivo do Curso Técnico em Agronegócio, oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). O único polo do Senar na região fica em Barra Mansa e as inscrições são gratuitas. Maiores informações no site www.senar.org.br/etec ou no telefone (24) 3323-1139.

 

Visando a geração de emprego e renda, a secretaria de Ação Comunitária de Volta Redonda está promovendo um curso de culinária, no Centro de Educação e Produção Alimentar (Cepa), no Padre Josimo. A primeira turma conta com 13 alunas, que são moradoras da comunidade. As aulas acabam no final de fevereiro e em março uma nova turma será iniciada, podendo atender moradores de bairros vizinhos como Jardim Belmonte, Belmonte e Siderlândia. Quem se interessar pode se inscrever no Cepa, que fica na Rua Leônidas da Silva, sem número, Padre Josimo.

 

Alô, Rio de Janeiro. O destino preferido pelos brasileiros para curtirem o Carnaval será, mais uma vez, a cidade maravilhosa, pelo que indicou recente pesquisa feita por uma agência de viagens. A pesquisa mostrou que 25% dos viajantes vão para o Rio na Festa de Momo. São Paulo é o segundo destino mais buscado, e Salvador, um dos mais populares, ficou em terceiro lugar. “A maioria dos viajantes que escolheu a capital carioca é da região Sudeste. Por conta de sua tradição no Carnaval e da programação diversificada, o Rio continua sendo o destino que mais atrai turistas na data”, explica Gustavo Mariotto, Marketing Manager da agência.

 

Quem quiser participar do concurso público de Admissão às Escolas de Aprendizes-Marinheiros não deve perder tempo, pois as inscrições já foram abertas e podem ser feitas até o dia 6 de março. Existem 1.240 vagas para candidatos do sexo masculino, solteiros, com 18 completos e menos de 22 anos no dia 1º de janeiro de 2018 e com o ensino médio completo. Os rendimentos brutos iniciais após o curso de formação são de cerca de R$1.900,00. As inscrições devem ser feitas no site www.ingressona
marinha.mar.mil.br. A taxa é de R$30.

Deixe uma resposta