O deputado estadual e secretário de Estado de Turismo Gustavo Tutuca comemorou seus 46 anos no último sábado, 14, na Fazenda Ribeirão, em Barra do Piraí, ao lado de familiares, amigos e importantes nomes da política fluminense. O encontro foi marcado
por clima de descontração e por fortes demonstrações de apoio ao parlamentar, considerado uma das principais lideranças do interior do estado. Entre os convidados, destaque para o presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar, que assumiu interinamente o
governo do Estado no domingo, 16. Também participaram o deputado federal e líder do Progressistas-RJ, Dr. Luizinho, e os deputados federais Altineu Côrtes e Júlio Lopes, além dos deputados estaduais Douglas Ruas e Vitor Junior. Prefeitos de várias cidades estiveram presentes, entre eles: Galileu Freitas (Sumidouro), Rodrigo Cibalena (Rio das Flores), Kátia Miki (Barra do Piraí), Alexandre Serfiotis (Porto Real), Babton Biondi (Rio Claro), Jorge Henrique (Mendes), Rosi (Vassouras), Luciano Muniz (Pinheiral), Maneko Artemenko (Paulo
de Frontin), Furlani (Barra Mansa), Tande Vieira (Resende) e Dudu Reina (Nova Iguaçu). Mais de 50 vereadores também estiveram presentes.

A quarta edição do tradicional ‘Arraiá Solidário do Bela’ será realizada nos dias 28, sábado, a partir das 16 horas, e domingo, 29, a partir das 15h, na área de lazer do Hotel Bela Vista. A festa é fruto da união de dez instituições beneficentes da região — Apadefi, Apada VR, Apadem, Apae Volta Redonda, Sociedade Protetora dos Animais de VR, Gapc, Instituto Dagaz, Casa Jurema, Casa da Criança e do Adolescente e Fundação Sérgio Loureiro — com o Hotel-escola Bela Vista, da Fundação CSN. Cada instituição terá uma barraquinha com vendas de comidas típicas em que todo o dinheiro arrecadado será revertido para as ações sociais das instituições.
A programação musical promete animar o público com o arrastapé do Trio Maroá, a dupla sertaneja Noelle & Junior e a dupla Peter & Alan no domingo, além do grupo de dança Empar, das tradicionais quadrilhas da ETPC e da Apae de Volta Redonda, danças típicas com o Instituto Educacional Radeane, área kids com a Best Jump e a tradicional fogueira do Bela Vista. “É uma alegria imensa receber novamente tantas instituições no Hotel-escola Bela Vista. O Arraiá é um momento de celebração coletiva e solidariedade. Este ano, ampliamos ainda mais o nosso alcance e vamos beneficiar dez instituições beneficentes da nossa região. Essa união para a realização do Arraiá Solidário contribui para o bem e a esperança em diferentes comunidades”, afirma Maria Carolina Wiziack, gerente do hotel. Ingressos solidários já estão à venda no Sympla (sympla.com.br/ hotelbelavista<https:// www.sympla.com.br/hotelbelavista>). O valor é de R$ 25,00 mais uma caixa de leite,
que será doada às instituições participantes. Crianças até 12 anos têm entrada gratuita,
mas é necessário retirar o ingresso antecipadamente pela plataforma.
A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Fundação Cultura, está apoiando a apresentação do espetáculo teatral ‘Pedro e o Lobo’, que acontece amanhã, domingo, 22, às 11 horas, na Avenida Roosevelt Brasil, no Centro, e que é aberto ao público e voltado para todas as idades. Encenada pelo grupo Giramundo, a peça é uma apresentação que contempla arte e música e se baseia na composição do conto de fadas do russo Sergei Prokofiev, criada em 1936.
O cantor e compositor pernambucano Alceu Valença vai se apresentar no dia 11 de julho, às 21 horas, na Praça Brasil, durante o ‘Arraiá da Cidadania’ especial, que será realizado entre os dias 10 e 13 de julho em homenagem aos 71 anos de Volta Redonda. O show é fruto de uma parceria firmada entre a Prefeitura de Volta Redonda e a Funarj (Fundação de Artes do Estado do Rio de Janeiro), através do projeto ‘Giro Cultural’.
Figura emblemática da música brasileira, Alceu Valença é conhecido por unir os ritmos tradicionais do Nordeste – como o frevo, o forró e o maracatu – com elementos do rock, pop e MPB. Ao longo de mais de cinco décadas de carreira, consolidou sua identidade artística ao mesmo tempo em que conquistou projeção nacional com álbuns como ‘Coração Bobo’ (1980), que o projetou nacionalmente, além de ‘Anjo Avesso’ e ‘Sete Desejos’, entre outros.
“Escolhemos o Alceu Valença porque ele é um dos maiores ícones da música do Nordeste, um nome representativo da nossa cultura. E que tem tudo a ver com o ‘Arraiá da Cidadania’, que é um dos maiores eventos do gênero no sul do estado”, explica o secretário municipal de Cultura, Anderson de Souza. Além de agradecer à Funarj pela parceria, o prefeito Neto garante que o ‘Arraiá da Cidadania’ será uma grande festa para toda a população. “Ficamos felizes por ter um artista de peso, como o Alceu Valença, na programação do ‘Arraiá’, que é um dos maiores eventos culturais da cidade. Esperamos que todos possam aproveitar os quatro dias do evento, pois teremos outras atrações culturais, sem esquecer que essa é uma festa que vai gerar renda para várias instituições beneficentes de Volta Redonda”, afirmou. O presidente da Funarj, Jackson Emerick, falou sobre a iniciativa da Funarj em promover o ‘Giro Cultural’ na cidade do aço. “Volta Redonda tem sido uma parceira incrível, e o show do Alceu Valença é mais uma linda ação que reflete essa colaboração tão especial entre a Funarj e a prefeitura”, comentou.

