O casamento dos jovens Hugo — filho do casal Paulo Afonso de Paiva Arantes (ex-presidente do Sindpass) e Mary Ângela — e Maria Clara, filha de Heitor José Amante Neto e Adriana Stornelli Amante, na noite de sábado, 26 de abril, será lembrado para sempre como um dos grandes eventos sociais da região. Reuniu centenas de pessoas, entre familiares dos noivos, amigos, empresários e políticos, como os prefeitos de Barra Mansa, Luiz Furlani, de Volta Redonda, Antônio Francisco Neto, e de Piraí, Luiz Fernando Pezão. A cerimônia religiosa foi na Igreja Matriz de São Sebastião, que estava completamente ocupada. Já a recepção ocorreu na Fazenda Bocaina, na zona rural de Barra Mansa, com direito a churrasco de costela no chão, comida mineira, mesas de frios e bebidas à vontade.
Prefeitura de Volta Redonda doou 83 livros, escritos em língua francesa, para o Colégio Estadual Piauí Brasil-França, que funciona na Ponte Alta. O secretário de Cultura, Anderson de Souza, explicou que as obras foram doadas ao acervo da biblioteca pela embaixada da França no Brasil durante a Semana da Língua Francesa em Volta Redonda, realizada em outubro de 2022. “São obras raras e livros didáticos que serão melhor aproveitados pelos alunos da escola”, justificou, lembrando que a entrega ao Colégio Estadual Piauí Brasil-França foi intermediada pelo deputado estadual Munir Neto. “A Fernanda (diretora do Colégio Brasil-França em Volta Redonda, Fernanda da Silva Coelho Terra) fez a solicitação para que pudesse montar e enriquecer a biblioteca da escola. E, como essa é a única unidade bilíngue da rede estadual de ensino no Rio de Janeiro, imediatamente levei o pedido ao secretário de Cultura”, contou Munir. Fernanda da Silva Coelho Terra foi, pessoalmente, junto com cinco alunos, buscar os exemplares na Biblioteca Municipal. E fez questão de reforçar a importância das obras em francês para a unidade. “Os nossos alunos, através da leitura, podem ampliar a compreensão da língua, desenvolver habilidades essenciais de linguagem, como vocabulário, gramática, interpretação e expressão. Ao ler, entramos em contato com diferentes estruturas linguísticas, estilos de escrita e formas de argumentação, o que amplia nossa capacidade de entender e usar a língua de forma mais eficiente”, avaliou Fernanda
Na segunda, 28, o prefeito de Barra Mansa, Luiz Furlani, esteve na sede da ArcelorMittal para entregar o título de cidadania barra-mansense a Paulo Marcelo Rodrigues, diretor de Negócios Industriais e de projeto de expansão da ArcelorMittal Barra Mansa. Furlani lembrou que havia feito a indicação durante seu mandato de vereador e falou das expectativas diante das obras de expansão da unidade, que recebeu nos últimos dois anos um investimento de cerca de R$ 1,6 bilhão para a implantação de um novo laminador. “O Paulo chegou em um momento de insegurança muito grande, em que muitos não acreditavam nesta planta. Eu tenho muito orgulho de, antes como vereador e agora como prefeito, estar entregando pessoalmente o título de cidadão e agradecendo a ele por tudo que tem feito por nossa cidade, através dessa indústria em Barra Mansa.
A ArcelorMittal representa não só desenvolvimento, empregabilidade e renda, mas também a história do município”, justificou Furlani, que espera que a inauguração da expansão ocorra no próximo dia 3 de outubro, aniversário da cidade. “Eu fui muito bem acolhido desde o primeiro dia em que estive aqui. Hoje eu estou muito feliz por saber que sou reconhecido pelo trabalho que estou prestando. Isso faz parte de um legado muito grande para o município. Agradeço ao prefeito Furlani e a toda a comunidade de Barra Mansa pela confiança em nosso trabalho. Estamos aqui para contribuir e esperamos que essa parceria perdure por muitos anos. Cada vez eu me apaixono mais por Barra Mansa”, afirmou Paulo Marcelo.
De 8 a 10 de maio, Volta Redonda terá mais uma edição da Expo Louças,cevento beneficente em prol da Apae-VR, que será realizado na quadra da própriacinstituição, localizada à Rua 60, nº 1790, no bairro 60. A feira contará com umacgrande variedade de produtos de louças e utensílios para o lar a preços acessíveis,ccom renda revertida para as atividades da entidade.
A Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Volta Redonda levou 20 usuários dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) dos bairros Siderlândia, Rústico, Vila Rica e Roma a um passeio cultural no Rio de Janeiro, incluindo uma visita ao Boulevard Olímpico e ao Museu do Amanhã, além de uma experiência inesquecível no Armazé Utopia, onde assistiram ao espetáculo teatral ‘Morte e Vida Severina’, uma das produções mais renomadas da Companhia Ensaio Aberto.

O espaço ‘Vírgula, Hub de Inovação de Volta Redonda’, voltado para o empreendedorismo e para a inovação, realizou no sábado, 26, no auditório da ETPC, o evento ‘Maratona de Ideias’, tendo como público-alvo universitários e estudantes de nível médio técnico. Essa foi a primeira maratona das três que o Vírgula pretende realizar no ano de 2025. A próxima deverá ser voltada para o público da economia prateada, atingindo o mercado da maturidade. E a 3ª maratona deverá unir os dois públicos, juntando experiência com ousadia.