Coluna Social

0
230
Screenshot

Em meio aos ecos de tambores e cantos ancestrais, nasceu o documentário “Vale dos Tambores”, que estreou ontem, sexta, 14, no Teatro Gacemss. A obra é dirigida pela docu- mentarista e produtora Ana Paula Antunes, através do projeto Polifonia (@polifonia.art), filme que resgata a pesquisa histórica e musical conduzida pelo compositor e bandolinista Carlos Henrique Machado Freitas (ver foto), que em 2005 lançou o álbum, acompanhado de um livro de partituras, intitulado “Choro Brasileiro”. Ana Paula ressalta que o trabalho de Carlos Henrique é um mergulho profundo nas manifestações culturais da Bacia do Rio Paraíba. “O Vale do Paraíba é um dos territórios mais musicais do Brasil. Produzir esse documentário foi descobrir e reconhecer que o choro se entrelaça com as tradições populares, tendo em sua origem expressões africanas e indígenas”, avaliou. Detalhe: o álbum “Vale dos Tambores” pode ser ouvido no Spotify, no YouTube e nas principais plataformas digitais.

A Secretaria de Meio Ambiente do governo Furlani marcou presença no lançamento da Campanha da Fraternidade em Barra Mansa, que ocorreu no Parque Centenário, no sábado, 8. Vale lembrar que o tema da CF 2025 deste ano é “Fraternidade e Ecologia Integral”, e o Varicato reuniu centenas de pessoas das paróquias de Santo Antônio, Santa Cruz, Sagrado Coração de Jesus e São Sebastião (ver foto). “Quando falamos em Ecologia Integral, não nos referimos apenas à preservação do meio ambiente, mas também à justiça social, à economia sustentável e ao bem-estar das comunidades. É um chamado à ação que nos urge a considerar o impacto de nossas escolhas em todas as esferas da vida”, destacou o titular da pasta, Rodrigo Viana.

Na segunda, 10, o prefeito Neto recebeu a visita da governadora do Distrito 4571 do Rotary Internacional, Alcione Maria Giannico de Araújo Viana, e representantes dos Rotary Clubs de Volta Redonda. No encontro, Neto apresentou projetos e programas desenvolvidos no município, como o Diploma Cidadão, que oferece curso de nível superior para pessoas com deficiência; o Centro de Atendimento para Pessoas Idosas com Alzheimer e Familiares – Centro-Dia Synval Santos; o futuro Museu da Ciência e Tecnologia, entre outros. A governadora se mostrou encantada com o trabalho do Poder Público municipal e reforçou junto aos presidentes dos Rotarys para que parcerias sejam firmadas com o Palácio 17 de Julho para a criação de novos projetos e ajuda aos existentes. “O prefeito Neto está de parabéns. O ‘Viva a Melhor Idade’, que beneficia os idosos praticantes de atividades físicas regularmente, estou levando para apresentar a outras pessoas. Já pedi aos presidentes que estreitem esse laço com a prefeitura para beneficiar ainda mais a população”, disse a governadora do Distrito 4571 do Rotary. Neto devolveu a simpatia. “Hoje, o município se orgulha dos parceiros que tem, e estamos à disposição para receber mais parceiros e melhorar a qualidade de vida da nossa população”, pontuou.

Como parte das comemorações pelo Dia Internacional da Mulher, o Centro Cultural Fundação CSN promove o “Por Todas Nós”, com uma programação conduzida por mulheres e aberta ao público, com oficinas de dança, teatro, música, literatura, fotografia e gastronomia, destacando a produção artística e cultural de mulheres que fazem a diferença em Volta Redonda e em outras regiões do Brasil. A programação foi aberta na noite de ontem, sexta, 14, com uma apresentação musical a cargo de Natache, artista volta- redondense. Hoje, sábado, 15, às 15 horas, haverá uma apresentação do grupo Tambores de Aço, que oferecerá ao público uma imersão na cultura musical do grupo. Mais tarde, às 19 horas, a FCSN promove a peça teatral “Capitu”, inspirada na obra Dom Casmurro, de Machado de Assis, que retrata a história de uma mulher julgada e incriminada.

Na quarta, 19, às 19 horas, acontece a oficina de estilos no hip-hop, com Marcelle Pessanha, abordando freestyle, batalhas e cyphers. Já para o próximo sábado, 22, às 19h, acontece a experiência Musical R21, com Daiana Damião, apresentando “Cantos do Coração”, um show intimista com clássicos do samba e canções autorais. Na terça, 25, às 19h, Letícia Rolletcoaster promove uma oficina de fotografias para as re- des sociais. Já na quarta, 26, às 14horas, o espaço promove uma oficina de escrita criativa, com Jéssica Regina, que vai promover a escrita poética de forma leve e acolhedora. Também na quarta, às 19h, acontecerá o Cine Escada R21, com a exibição do documen- tário “Chega de Fiu- Fiu”, que retrata o assédio no espaço público urbano. E, para finalizar a programação, no sábado, 29, às 19 horas, será a vez da “Batalhas R21”, com batalha da torre, reunindo improvisações sobre o tema “mulher”, com a rapper Felizona como MC.