A partir da próxima quinta, 13, a Orquestra Sinfônica Brasileira vai iniciar uma série de atividades educativas gratuitas em Volta Redonda através do programa de educação musical da Fundação OSB, o Conexões Musicais. Os jovens músicos do projeto Volta Redonda Cidade da Música, composto por alunos da rede pública municipais de ensino, terão a oportunidade de participar das aulas de instrumentos com um quarteto de cordas da OSB e de se apresentar ao lado dos músicos dessa tradicional orquestra. No dia 13, um grupo de cordas da OSB realizará seu primeiro encontro com os alunos da Orquestra de Cordas do projeto Volta Redonda Cidade da Música. Assumindo o papel de professores, os instrumentistas da OSB vão conduzir atividades com foco no aprimoramento da técnica instrumental desses jovens músicos em início de carreira.
As aulas continuarão acontecendo de forma remota até o final do ano, em encontros mensais on-line e ao vivo entre os músicos da OSB e do projeto de Volta Redonda. O objetivo é construir um trabalho contínuo que contribua para a evolução e o desenvolvimento desta nova geração de músicos, oportunizando um intercâmbio valioso com a experiente orquestra. Uma nova visita presencial está marcada para setembro, quando o quarteto de cordas da OSB também realizará apresentações especiais na cidade do aço. Serão oferecidas duas sessões de concertos didáticos para alunos de escolas públicas volta-redondenses no Teatro Maestro Franklin de Carvalho Junior. Os concertos didáticos são apresentações musicais comentadas, que demonstram os instrumentos e a música orquestral de forma lúdica e participativa.
O teatro será também palco de um grande concerto que celebrará a integração entre a Orquestra Sinfônica Brasileira e o projeto de Volta Redonda. Na apresentação gratuita e aberta a todos os cidadãos que acontece em setembro, o quarteto de cordas da OSB dividirá o palco com os alunos do Volta Redonda Cidade da Música, mostrando o resultado das interações musicais desenvolvidas ao longo do ano. As ações do Conexões Musicais em Volta Redonda reafirmam o compromisso da Fundação OSB com a democratização do acesso à música para diversas regiões do país. O programa já beneficiou mais de 40 cidades em 11 estados do Brasil, e segue incentivando novas gerações a se conectarem com a música.
ATIVIDADES DA OSB EM VOLTA REDONDA:
AULAS DE VIOLINO, VIOLA E VIOLONCELO
Data: 13 de março
(quinta-feira)
Horário: das 9h30 às
12h30 e das 14h às 17h
Local: Projeto Volta
Redonda Cidade da Música
(Av. Graham Bell, 89 – Vila
Mury, Volta Redonda – RJ
O projeto Volta Redonda Cidade da Música será apresentado no evento Iberorquestras Juvenis – Prática Musical Inclusiva, marcado para Lisboa e em Arronches, no Alentejo, Portugal, neste mês de março, tendo à frente a maestra Sarah Higino, que atua no projeto e foi convidada para representar o Brasil no programa. Sarah Higino é regente da Orquestra de Cordas, Coro Infantojuvenil e Coro Misto do ‘Volta Redonda Cidade da Música’ e também coordena o trabalho nas escolas de anos iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino. A maestra contou que, no início deste ano, foi contactada pelo violoncelista Hudson Lima, coordenador de Ópera e Música de Concerto da Funarte (Fundação Nacional de Artes), anunciando o convite da Direção-Geral das Artes da República Portuguesa (dgARTES) para representar o Brasil no Iberorquestras Juvenis. “O evento vai fazer um diagnóstico e mapeamento da prática musical inclusiva em Portugal, através de estudos, mapeamentos e encontros exploratórios. Um espaço para fortalecer a inclusão musical. E, durante o evento, teremos a honra de apresentar em conferência o trabalho desenvolvido pelo projeto ‘Volta Redonda Cidade da Música’, que visa promover o acesso à música de qualidade. Esse projeto tem sido um marco importante na cidade e é uma verdadeira realização poder compartilhá-lo com iniciativas musicais de outros países”, comemora Sarah Higino. “O evento em Portugal não apenas proporcionará um aprendizado significativo, mas também reforça o papel da música como ferramenta de transformação social. A convivência com maestros e maestras de diferentes culturas, somada ao reconhecimento do trabalho realizado em Volta Redonda, será uma experiência de grande valia para nossa cidade”, reforçou a maestra.
Pelo sexto ano consecutivo, o laboratório do Hospital Unimed Volta Redonda foi acreditado pelo Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC), da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, que através de uma equipe de auditores experientes e qualificados, verifica a conformidade dos serviços oferecidos pelos laboratórios em relação aos critérios definidos na Norma PALC, reconhecendo que as unidades possuem processos padronizados, eficientes e seguros. O laboratório é o único da região Sul Fluminense com a certificação. “O Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC) monitora todas as etapas do processo laboratorial, garantindo que os investimentos em capacitação e atualização dos processos sejam contínuos. Isso reforça nosso compromisso em oferecer uma assistência cada vez mais segura e de alta qualidade aos nossos clientes”, afirmou o presidente da Unimed Volta Redonda, Dr. Vitório Moscon Puntel.
Em janeiro, o Palácio Tiradentes, sede histórica da Assembleia Legislativa do Estado do Rio, recebeu 1.600 visitantes, em sua maioria estrangeiros e, na liderança do ranking, os argentinos, seguidos de norte- americanos e chilenos. Entre os brasileiros, os destaques foram turistas de São Paulo, Belo Horizonte e Curitiba. Vale pontuar que a visita guiada é gratuita. O prédio guarda parte da história do Brasil e do Rio de Janeiro desde as primeiras décadas do século XVII, quando a região próxima ao Cais da Rua Dom Manuel, na Praça XV, era o centro político e econômico do Brasil – Colônia. “O Palácio Tiradentes está de portas abertas para a população, fomentando cada vez mais a cultura no centro histórico do Rio”, destaca a diretora de Cultura da Alerj, Fernanda Figueiredo. Durante o passeio, os grupos descobrem que a arquitetura do Palácio Tiradentes – inaugurado para ser a Câmara dos Deputados – destaca-se por mesclar estilos franceses e neoclássicos. No tour, eles conhecem o Plenário Barbosa Lima Sobrinho com sua cúpula composta de vitrais que retratam o céu do Rio de Janeiro do dia 15 de novembro, Dia da Proclamação da República; passam pelo Salão Nobre, pela Biblioteca, com o salão Jorge Amado, Sala de Imprensa Tim Lopes e as galerias públicas. Para visitar o palácio, que no ano que vem completa 100 anos, e conhecer sua arquitetura em estilo eclético, os visitantes podem fazer o agendamento por meio do e-mail [email protected] ou pelo telefone 2588- 1251. O palácio disponibiliza monitores bilíngues para acompanhar os visitantes.
Serviço:
Visita Guiada ao Palácio Tiradentes
– Horários: de segunda a sexta-feira, das
10h às 17h, sendo que 16h30 é o último horário
para o acesso à visitação guiada.
– Endereço: Rua Primeiro de Março, s/nº –
Praça XV
– O acesso para cadeirantes é feito pela Rua
Dom Manuel, s/nº, que fica localizada atrás do
palácio. A visita é gratuita.