Coluna Social

0
14
Screenshot

O projeto ‘Volta Redonda Cidade da Música’, da Prefeitura de Volta Redonda, é um celeiro de talentos. Prova disso é que três jovens músicos foram aprovados para o curso de Música na UniRio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), com duração de quatro anos, divididos em oito períodos. Pedro Miguel, Frederico e Lara Vitória (ver foto) começaram no projeto ainda nos anos iniciais do Ensino Fundamental, e hoje fazem parte do grupo principal da Orquestra de Cordas do projeto, formado por professores, monitores e alunos mais avançados. Pedro Henrique Miguel da Silva, 20 anos, morador do Santo Agostinho, começou no VRCM da Escola Municipal Maria José Campos Costa, aos 12 anos. Ele será o primeiro a ingressar na universidade, e em março começa o curso de Bacharel em Violino pela UniRio. “Estou bem ansioso e animado. Sou o primeiro músico da família, mas tenho o apoio de todos para seguir carreira. Comecei apenas para fazer uma atividade extracurricular, me apaixonei e agora quero alçar novos voos, prestar concurso para orquestras em âmbito nacional”, pontuou Pedro. Frederico Siqueira de Souza, 23 anos, mora no Retiro e descobriu seu dom para a música na Escola Municipal Amaral Peixoto, aos 14 anos. No segundo semestre ele vai fazer o curso de Licenciatura em Música e também sonha em ingressar em uma orquestra nacional. “Isso aqui é uma grande escola. É muito bom que durante o curso podemos transitar entre a universidade e o projeto em Volta Redonda. Quando adolescente, me interessava pela bateria, entrei no projeto pelos instrumentos de percussão, mas me encantei pelo violino. Tive afinidade e facilidade com o instrumento, o que acabou agradando toda a família. Meu avô era trombonista e a família acabou se assustando com o interesse pela bateria”, contou entre risos. Lara Vitória Oliveira de Paula, 18 anos, a mais nova dos três, mora no Santo Agostinho e iniciou na Escola Municipal Professor Jayme de Souza Martins, aos 7 anos, na musicalização, e seguiu no projeto por todo o período escolar. Ela, que tem o pai tecladista amador como incentivador, inicia em agosto o Curso de Bacharel em Viola. “Estou ansiosa para aprender mais na universidade e, enquanto espero o início das aulas, vou seguir com o trabalho na Orquestra de Cordas de Volta Redonda. A música faz parte da minha vida desde a infância e sempre tive certeza que queria seguir por esse caminho”, comentou

 

A Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer de Barra Mansa tem realizado, às sextas-feiras, um trabalho de atividade física e socialização com os idosos atendidos pela Instituição de Longa Permanência (ILPI) – Vila Vicentina, no Ano Bom. Na última sexta, 14, dez idosos participaram da ação com a professora de educação física Gabriela Fonseca (ver foto). “Faz um ano que exercemos este trabalho com os idosos, para incentivar a mobilidade deles. Sabemos que alguns estão debilitados, mas os tratamos com o total carinho e cuidado que merecem”, frisou.

Confira a programação completa da próxima

Semana do Idoso:

• 24/02: Cras Casa da Família, 8h às 10h30

– Rua João Xavier Itaboraí, Boa Vista II;

• 26/02: Cras Pena Forte, 8h às 10h30 – Rua

Maria Geralda de Jesus, Vila Coringa;

• 25/02: Centro do Idoso, 10h às 14h – Rua

Bráulio Cunha, Ano Bom;

• 27/02: Restaurante do Povo, 9h às 12h –

Avenida Domingos Mariano, Centro.

A Secretaria de Assistência Social de Volta Redonda mudou a coordenação da Assistência Social Jurídica, entregue a Ludmila Aguiar, que sucedeu Adriele Medeiros Gama. O órgão oferece, de forma gratuita, orientações jurídicas extrajudiciais e em números, vem desenvolvendo um trabalho significativo: em 2022, atendeu 4.000 usuários, e, em 2023, o número subiu para 5.000. Já em 2024, o atendimento alcançou um total de 6.397 usuários. “É com grande responsabilidade e entusiasmo que assumo a coordenação da Assistência Social Jurídica. Junto com minha equipe, continuarei a trabalhar para ampliar e qualificar os atendimentos, buscando sempre promover a cidadania e garantir o acesso à Justiça para todos”, destacou a nova coordenadora. A equipe a que ela se refere é composta por Valéria Iris Suzanne, Willian Ferreira Junior, Juliana Medeiros, Fabiane Esmeralda, Sérgio Cabral e Pamela Matias.