Coluna Social

0
360
Screenshot

O Memorial dos Ex-Combatentes, em Volta Redonda, localizado na 60, pode ser visitado de terça a sexta, das 9 às 16 horas. A instalação abriga material bélico e relíquias utilizadas pelos ex-combatentes brasileiros na 2ª Guerra Mundial. Com entrada gratuita, os interessados em visitas guiadas ou palestras devem fazer contato pelos telefones (24) 99265-0570 / 97834-3926 ou por e-mail: [email protected]. O memorial também possui um museu com documentos, fardamentos militares, fotografias, jornais, mapas, revistas, além de novos uniformes operacionais. Segundo o diretor de Cultura da ARFAr (Associação dos Reservistas das Forças Armadas), Anísio da Silva Barbosa, ainda há uma biblioteca com um rico acervo de livros disponíveis para pesquisa no local. “A biblioteca foi montada pelos ex- combatentes da Força Expedicionária Brasileira, e qualquer pessoa pode consultar a nossa coleção. Entretanto, não fazemos empréstimo de livros”, disse, lembrando que o Memorial conta com uma arquitetura ímpar.
“A edificação foi especialmente elaborada para realocar os ‘pracinhas’ – soldados da Associação dos Veteranos do Brasil – 5ª Seção Volta Redonda. O espaço foi inaugurado em 2002, pelo prefeito Neto, que manteve a consideração e o respeito por construir um memorial digno de abrigá-los, eternizando assim suas memórias em história viva e de honra à nação brasileira, que tanto deve a estes homens e mulheres motivados pelo sentimento patriótico”, diz Anísio da Silva Barbosa.

A Prefeitura de Volta Redonda promoveu, na terça, 4, mais uma ação de inclusão social levando um grupo de 22 pessoas com deficiência, entre crianças, adolescentes e familiares, para aproveitar o dia no Parque Aquático da Ilha São João, com direito a transporte gratuito. Os próximos passeios estão marcados para os dias 14 e 21 de fevereir.

A Biblioteca do Centro Universitário de Barra Mansa está apresentando a exposição ‘Viva o Povo Brasileiro’, em homenagem ao artista Clécio Penedo (1936-2004), que destaca a trajetória do pintor, gravador e desenhista brasileiro, conhecido por suas obras que abordam temas sociais e culturais do país. Natural de Bom Jardim de Minas (MG) e radicado em Barra Mansa, Clécio Penedo estudou na Escola Nacional de Belas Artes e participou de diversas exposições pelo Brasil e exterior, consolidando seu nome na história da arte nacional. Entre os destaques da exposição, está o ‘Baralho Imperial’, uma série de ilustrações encomendadas pela Fundação Nacional Pró-Memória. A obra retrata figuras históricas brasileiras, como D. Pedro I e Princesa Isabel, com um toque de ironia, questionando a construção de imagens heroicas na história do país. A exposição é gratuita e pode ser vista até o dia 28 de fevereiro, das 8 às 21 horas.

Barra Mansa terá um fim de semana repleto de atividades. Os moradores poderão, por exemplo, aproveitar o Festival de Verão, no bairro Saudade, e a Feira do Empreendedorismo, na Colônia. O festival começou ontem, sexta, e está sendo realizado na Praça Dom Sebastião Leme, em frente à Igreja de Santo Antônio, no bairro Saudade, e vai oferecer uma série de atrações, incluindo uma mostra da gastronomia local, apresentações musicais e um encontro de carros antigos. A programação de hoje, sábado, prevê a apresentação de Kadu Silva e Banda, às 15 horas, sendo que à noite, a animação ficará por conta de Rodrigo Gavi e Fabi, que se apresentam a partir das 20 horas. Amanhã, domingo, o grupo Opsamba agitará o público às 15 horas, seguido pela dupla Jô e Samuel, que encerrará o festival às 20 horas. Já o bairro da Colônia será palco, amanhã, domingo, 9, da 10ª edição da Feira de Empreendedorismo, um evento que já se tornou tradição e faz parte do calendário de ações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, em parceria com a associação de moradores. Será das 9 às 17 horas, na praça do ponto final, onde os visitantes poderão conhecer a variedade de produtos artesanais, itens de decoração, delícias gastronômicas e muito mais, tudo produzido por empreendedores da região, principalmente do bairro.

A Universidade Federal Fluminense (UFF) está com inscrições abertas para o processo seletivo do curso de pós-graduação lato sensu em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação à Distância (Pigead), que prevê 180 vagas. As inscrições estarão abertas até 20 de fevereiro. O curso, que tem duração de 18 meses, vai iniciar em maio, é gratuito, à distância, e o público-alvo são os professores da educação básica e gestores da educação. As 180 vagas estão distribuídas para cada um dos polos de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil localizados nos seguintes municípios do estado do Rio de Janeiro: Angra dos Reis, Nova Friburgo, Rio das Ostras e São Gonçalo. O edital e outras informações estão disponíveis no site: www.lante.uff.br

O Rio de Janeiro fechou o ano de 2024 com 1.513.235 milhão de visitas de turistas internacionais, confirmando a projeção da Secretaria de Estado de Turismo, comandada pelo deputado estadual licenciado Gustavo Tutuca, de ultrapassar a marca de 1,5 milhão e chegar ao mesmo patamar de 2014. Com alta de 26,8% em comparação com 2023, o estado cresceu mais que o dobro da média nacional (12,6%) e também acima do mercado internacional (11%), segundo dados da Organização Mundial do Turismo (OMT). “O Rio de Janeiro está lotado de turistas. Ninguém tem dúvidas disso. Estamos vivendo o melhor momento da última década, no mesmo patamar de 2014, quando recebemos a Copa do Mundo. Tem um detalhe que é muito significativo nesses números: dos 10 maiores países emissores de turistas ao Rio, estivemos em 8 deles fazendo trabalho de promoção dos atrativos turísticos do estado. Juntos, esses países representam 81% do fluxo de turistas, o que mostra que estamos no caminho certo. A retomada do aeroporto internacional RioGaleão e o aumento da malha aérea também foram fundamentais neste processo”, comemora Tutuca.

Top 10 países emissores de turistas ao RJ em 2024
1. Argentina – 455.299
2. Chile – 278.902
3. EUA – 179.779
4. França – 71.067
5. Uruguai – 56.623
6. Reino Unido – 44.431
7. Portugal – 39.336
8. Alemanha – 37.746
9. Colômbia – 36.689
10. Itália – 29.534