Coluna Social

0
394
Screenshot

A Secretaria da Juventude de Volta Redonda e a CDL firmaram uma parceria para desenvolver ações durante a Semana da Juventude Empreendedora no município, que vai acontecer em maio. Estão previstas, por exemplo, a capacitação de mão de obra com a Junta de Serviço Militar; a possibilidade de a CDL absorver os jovens para ocupar vagas de emprego oferecidas pelas empresas associadas à entidade; e a programação de oficinas nas escolas, com palestras voltadas para incentivar o empreendedorismo e orientar sobre etiqueta no ambiente de trabalho. “Ainda conversamos sobre o agendamento de visitas de escolas a empresas associadas à CDL para promover o intercâmbio entre jovens estudantes e possíveis empregadores dessa mão de obra”, disse o secretário da Juventude de Volta Redonda, Munir Francisco Filho. “Vamos manter a parceria e a comunicação entre as duas instituições e seguir com o trabalho pela juventude de Volta Redonda”, completou. Além de Munir Filho, participaram da reunião na CDL o subsecretário Serginho Loureiro; o presidente da CDL Jovem, Robert Souza; o 1º vice-presidente da CDL Jovem, Gustavo Ávila; e a 2ª vice-presidente da CDL Jovem, Maria Marques.

Como já se tornou tradicional, uma delegação da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda participou no domingo, 26, de uma manifestação promovida pela Confederação e Federações no auditório da Basílica de Aparecida, em São Paulo. Na ocasião, foi lida a “Carta de Aparecida”, em que é reivindicada a recuperação do poder de compra da classe, que está superdefasado. Segundo o diretor financeiro da AAPVR, Geraldo Vida, que coordenou a delegação na ida ao Santuário, a manifestação é muito importante para que as reivindicações dos aposentados e pensionistas não caiam no esquecimento. “Desde o governo de Fernando Henrique Cardoso, os reajustes dos benefícios dos que contribuíram acima do salário mínimo vêm tendo índices abaixo do aplicado ao piso. Com isso, a defasagem, de 1991 até hoje, já ultrapassa 100%. Isso significa que, se dobrarmos o salário de quem está nessa situação, ele ainda não chega ao número de salários mínimos com que se aposentou”, explicou.
Na missa dedicada aos aposentados, o Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, reforçou a importância da luta pela manutenção dos direitos dos aposentados e pensionistas. E recomendou a união da classe para a conquista das suas reivindicações. A delegação da Federação das Associações dos Aposentados e Pensionistas do Estado do Rio de Janeiro, com a presidente Yedda Gaspar à frente (ver foto), foi a mais numerosa na manifestação de Aparecida.

Na terça, 28, a CSN começou a distribuir os kits de materiais escolares para os filhos e dependentes legais de seus trabalhadores que estejam matriculados no ensino fundamental. Os kits variam conforme a faixa etária dos beneficiados. O primeiro kit, por exemplo, é destinado para crianças nascidas entre 01/ 04/2016 e 31/03/2018 e inclui mochila personalizada CSN (ver foto), estojo, tesoura escolar, apontador para lápis com depósito, borracha atóxica com capa, caneta hidrocor com doze cores, estojo de lápis com doze cores, dois lápis grafite regular redondo, pasta de plástico, cola branca de 90 gramas, estojo de giz de cera com doze cores, livro infantil, massa para modelar com doze cores e caderno com capa dura e 96 folhas. Importante: os kits que não forem retirados pelos colaboradores da empresa serão distribuídos para enti- dades assistenciais de Volta Redonda. Tem mais. A CSN oferece benefício de auxílio- creche no valor de R$ 698,00 para trabalhadoras mães e trabalhadores pais com guarda definitiva do filho, com idade de até quatro anos e onze meses.

A Secretaria de Cultura de Volta Redonda está promovendo duas exposições, uma na Biblioteca Municipal Raul de Leoni, e outra no Memorial Zumbi dos Palmares, ambos na Vila. A primeira mostra, intitulada “O Olhar de Márcio Amorim para Volta Redonda”, será em homenagem ao engenheiro ambiental que descobriu na fotografia uma maneira de observar e perpetuar as belezas naturais, capturando também a interação humana com o mundo ao seu redor. A exposição ficará aberta a visitação até o dia 28 de fevereiro, das 9 às 17 horas, na Galeria da Biblioteca Municipal.
A segunda é a exposição “Folia de Reis”, no Memorial Zumbi dos Palmares, que ficará abertá até o dia 19 de fevereiro, das 9 às 20 horas, montada em cima dos registros da fotógrafa Hellen Lima. A mostra reúne painéis fotográficos que retratam a cultura popular das Folias de Reis, que vem sendo apoiada pelo governo Neto. “Estamos trabalhando para que todas as pessoas tenham acesso às instalações artísticas que acontecem na cidade. A cultura precisa ser popular. Por isso, mais uma vez estamos dando visibilidade aos artistas da cidade para que eles possam mostrar o seu trabalho, além de valorizar as Folias de Reis da cidade e região”, disse o secretário municipal de Cul-tura, Anderson de Souza.

As Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação e de Proteção e Bem-estar dos Animais de Barra Mansa são parceiras do Senac RJ na capacitação de tutores e profissionais do ramo pet. E vão promover cursos e workshops voltados para o setor nos próximos dias 11 e 12 de fevereiro, na unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial da cidade. Interessados deverão comparecer ao Parque da Saudade, no próximo dia 5, às 15 horas, para se cadastrar. Tudo de graça. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo link: https:// for ms.office.com/r/ Rkic49NaD