Coluna Social

0
396
Screenshot

A Coordenadoria Municipal de Prevenção às Drogas de Volta Redonda concluiu mais um ciclodo programa ‘Famílias Fortes’ – iniciativa do Governo Federal, executada no município pela pasta, que visa ensinar pais e filhos a desenvolverem maneiras eficazes de comunicação e relacionamento. Graças ao programa, 30 moradores de Três Poços estiveram na Praia de Copacabana e na Roda-Gigante Rio Star, pontos turísticos da cidade maravilhosa. “O programa foi muito maneiro, muito legal, e a viagem foi ótima, fomos na praia, na roda-gigante, gostamos muito”, disse animado o estudante Arthur Castor, que estava no passeio ao lado de outras duas jovens: Ana Julia Franklin Porto e Maria Clara Franklin. “É um momento muito importante quando encerramos mais um ciclo do nosso trabalho, verificamos que, com o fortalecimento do vínculo familiar, conseguimos a diminuição da violência em casa, melhoria no rendimento escolar de nossos jovens.
E, para complementar, um passeio belíssimo, que eles adoraram. Prevenção é isso: é chegar primeiro, é o fortalecimento do amor e, consequentemente, a diminuição da violência”, avaliou a coordenadora de Prevenção às Drogas, Neuza Jordão.

Na noite de terça, 10, o Teatro Maestro Franklin de Carvalho Junior, no Laranjal, foi palco da cerimônia de entrega do “Prêmio Educador Destaque do Ano 2024”, honraria que a prefeitura de Volta Redonda concede visando valorizar os profissionais que desenvolvem práticas de excelência na Rede Municipal de Ensino. De acordo com as regras, os funcionários de cada escola escolhem os profissionais que vão concorrer à premiação. Entre os três mais votados, aparece o vencedor, que é apontado pela direção da unidade.
O secretário de Educação, Osvaldir Denadai, representou o prefeito Neto e sintetizou seu pensamento em uma frase: “Crianças e jovens na escola, com educadores dedicados, é um passo fundamental para um futuro melhor”, afirmou. Já a diretora-geral da Escola Municipal Domingos Maia, Gisele de Paula Lage, falou em nome dos 80 homenageados. “Essa é uma noite para celebrar a Educação. Os desafios e conquistas desse profissional que muda a realidade e impacta na vida de toda a comunidade escolar. Parabéns a todos os homenageados e também à direção das unidades, que têm o papel de criar condições para que esses talentos brilhem”, disse.

A Secretaria de D e s e n v o l v i m e n t o Econômico, Tecnologia e Inovação de Barra Mansa se fez presente no 1º seminário ‘Mãos que Promovem o Brasil – artesanato indutor de desenvolvimento territorial’, realizado na terça, 10, e quarta, 11, no CRAB (Centro de Referência do Artesanato Brasileiro) do Rio de Janeiro, evento criado para discutir a valorização do artesanato como instrumento estratégico para o desenvolvimento e a promoção das identidades regionais. Na foto, a gerente de Turismo de Barra Mansa e presidente da IGR-CitVale (Instância de Governança Regional Vale do Café), Bhella Santos (de verde), ao lado de duas outras servidoras da pasta.

Na noite de ontem, sexta,13, a prefeitura de Volta Redonda promoveu mais uma formatura do projeto “Mulheres Mãos à Obra”, a cargo da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos, beneficiando mais 60 profissionais que já estão aptas para o mercado de trabalho na construção civil. “Capacitá-las para o mercado de trabalho me deixa muito feliz como gestora pública”, afirmou a titular da pasta, Glória Roussim, lembrando que elas estão aptas para trabalhar como bombeira hidráulica predial, eletricista predial, pedreira de acabamento e revestimento predial, pedreira de alvenaria predial, pintura predial, solda com eletrodo revestido, corte oxiacetilênico e operadora de esmeraldas.

Já na noite de quarta, 11, a Academia da Vida Oscar Cardoso, unidade da Fevre, voltada para pessoas com mais de 60 anos, formou 210 alunos no Curso Básico de Atualização, Letramento e Português Básico e ainda de extensão Mente Ativa, Informática, Arte, Inglês, Bem Viver, Exercício, Dança, Mundo Contemporâneo, Teatro, Estados do Brasil, Robótica, Oficina de Gerontologia, Português e Biografia, que faz parte do projeto Qualifica Fevre. A diretora da unidade, Márcia Campos, parabenizou os formandos e os familiares, que incentivam a frequência na escola. “É muito gratificante ver esse salão cheio de pessoas que não cansam de adquirir conhecimento. Só posso expressar minha gratidão a todos vocês, alunos, que confiam no nosso trabalho. Parabéns a todos”. Vale lembrar que as inscrições para cursar a Academia da Vida Oscar Cardoso em 2025 já estão abertas e podem ser feitas no Colégio Estadual Barão de Mauá, no Jardim Paraíba, enquanto a sede oficial, no Raulino de Oliveira, passa por reforma geral. Para fazer a matrícula é necessário apresentar cópia do documento de identidade, CPF e comprovante de residência, duas fotos 3X4, além de atestado médico se quiser fazer atividade física. O horário de matrícula é das 8 às 11 horas, e das 14 às 16h30min