terça-feira, dezembro 3, 2024
CasaColuna SocialColuna Social

Coluna Social

Acontece neste sábado, 2, a partir das 19 horas, em Volta Redonda, e amanhã, domingo, 3, em Quatis, o encerramento da 22ª edição do Festival Internacional de Dança Contemporânea da Cia de Dança Tápias, do Rio de Janeiro. Na cidade do aço, a apresentação será no Teatro Maestro Franklin de Carvalho Jr, anexo ao Colégio Getúlio Vargas, no Laranjal, com entrada franca. O festival começa com o espetáculo “Fantasmas”, do Grupo Tápias, do Rio de Janeiro, com duração de 27 minutos. Trata-se de uma esquete dançada com as bailarinas Flávia Tápias, Jitka e a atriz Paula Braun. É um espetáculo que integra a dança, a teatralidade e a fusão das duas propostas artísticas, tudo ancorado pelo texto “Os Dois Fantasmas”, de Fernando Caruso.
Em seguida, estará no palco uma adaptação do espetáculo “Dobras”, com 40 minutos de duração. “‘Dobras’ é um espetáculo do Grupo Tapias que teve estreia na França em 2017 e seguiu em turnê por diversas cidades brasileiras”, explicou Giselle Tápias, diretora artística e curadora do festival, ao lado de Flávia Tápias. O objetivo é mostrar a remontagem e fazer a transmissão de repertório do Grupo Tápias para os profissionais da dança contemporânea da cidade e região.

 

Screenshot

O jornalista Jefferson Machado, que já trabalhou em Volta Redonda, lançou novo livro, “Sudex: Sonho, Amor e Superação”, que se passa no final do século XIX. A obra, disponível
no site da editora Ipê das Letras, narra a história de uma família austríaca que decide deixar sua terra natal e embarcar em uma nova jornada no Brasil, mais precisamente no Sul de Minas Gerais. “‘Sudex’ é mais do que um romance histórico. É um hino à resiliência e à força do espírito humano”, afirma Jefferson, que vai além. “Como jornalista, procurei abordar temas relevantes e atemporais de forma emocionante e envolvente”, explica.

No sábado, 26, o deputado estadual Jari Oliveira entregou uma Moção de Louvor e Congratulações, aprovada na Alerj, ao Volta Redonda Futebol Clube pelo acesso à Série B do Campeonato Brasileiro e pelo título inédito de campeão da Série C, ao presidente do clube, Flávio Horta (ver foto). Jari, que é sócio-torcedor do Voltaço, chegou a vestir a camisa do tricolor de aço na categoria de base. “Como deputado estadual, conceder essa homenagem justa e legítima é muito gratificante. Contem sempre comigo e com o nosso mandato para ajudar no que for preciso o Voltaço anestar em uma posição cada vez maior”, justificou. Flávio Horta, emocionado, agradeceu a homenagem. “Quero de coração agradecer essa homenagem, pois ela vem de uma pessoa que tem laços profundos com o Volta Redonda e com o povo de nossa cidade. É uma honra para nosso time receber essa homenagem, notadamente de quando ela parte da iniciativa de um deputado estadual, que tem brilhante carreira e projetos, e que toda cidade reconhece como homem digno e decente. Isso valoriza ainda mais essa homenagem”, pontuou.

Com o objetivo de promover a inclusão das pessoas em situação de vulnerabilidade, a Secretaria de Assistência Social de Volta Redonda levou vários usuários do Centro Pop (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua Uhady Nars) para visitar a exposição “No Fim do Arco-íris”, do artista paulista Kuêio, no Centro Cultural Fundação CSN. A exposição conta com obras compostas por pintura em tela, foto-
grafias, prints, desenhos e Graffiti, fazendo uma brincadeira da busca do que tem no fim do arco-íris, fazendo um paralelo da busca do artista de sua própria identidade como homem transgênero e homossexual. “Precisamos mostrar para nossos usuários que a mudança está sempre nas mãos deles. E levá-los em locais onde eles possam se sentir representados, possibilita a cada um deles preencher as suas lacunas e se sentir bem-vindo. Esse artista também já esteve em situação de vulnerabilidade social.nTer pessoas parecidas com você é criar um elo de identificação e é muito importante. Em Volta Redonda estamos investindo em diferentesnações para tornar nosso ambiente cada vez mais diversificado e inclusivo”, explicou a assistente social
Joveline Batista Tomaz. O coordenador do Centro de Cidadania LGBTI Médio Paraíba – Programa Rio sem GOVRJ, Natã Teixeira Amorim, foi além. “Levar usuários em situação de rua e LGBT QIAP+ para a exposição promove inclusão, novos horizontes, acesso à cultura e reconhecimento. A experiência fortalece o senso de pertencimento, autoestima e cria um espaço seguro onde essas pessoas podem se sentir acolhidas e valorizadas, além de ampliar sua integração na sociedade”, ressaltou Natã.

A quarta edição da “Rua de Compras” de 2024 será realizada no próximo domingo, 10, ao longo das ruas Soldado Francisco e Jaime Martins, no Santo Agostinho. O projeto é realizado pela Prefeitura de Volta Redonda, Aciap-VR, Sicomércio e CDL-VR. Será das 9 às 16 horas, com os tradicionais food trucks, brinquedos grátis, Feira de Artesanato, exposições de carros antigos, além de apresentações da Banda e do Coral Municipal.

O presidente da Fundação Oswaldo Aranha e vice-presidente do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Ensino Superior no Estado do Rio de Janeiro, Eduardo Prado, participou na manhã de terça, 29, de um evento do Semerj, voltado aos profissionais da educação e ao fortalecimento do Ensino Superior em todo o estado do Rio, que contou com a presença do governador Cláudio Castro (ver foto). No evento, foi discutido o tema “Novos Horizontes para o EAD: Desafios e Perspectivas”.

A Escola Técnica da Fundação Oswaldo Aranha (EtecFOA) está com inscrições abertas para seus cursos técnicos nas áreas de Enfermagem, Logística e Análises Clínicas. As inscrições podem ser realizadas através do site www.etecfoa.com.br, onde os interessados encontrarão informações detalhadas sobre cada curso, requisitos de inscrição, documentação necessária e prazos

ARTIGOS RELACIONADOS

Coluna Social

Coluna Social

Coluna Social

LEIA MAIS

‘Compromisso com a democracia’

… para pessoas com deficiência

Via portal

Tá difícil

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp