terça-feira, dezembro 3, 2024
CasaColuna SocialColuna Social

Coluna Social

A Secretaria de Assistência Social de Volta Redonda está com inscrições abertas para 12 cursos livres oferecidos pelo Programa de Inclusão Produtiva, que acontecem nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), nos Centros de Inclusão Produtiva (CIPs) e no Centro de Educação e Produção Alimentar (Cepa) do município. São disponibilizadas oficinas gratuitas com atividades voltadas para Artes em Vidros; Artesanato; Cabeleireiro; Barbeiro; Corte e Costura; Costura Criativa e Artesanato; Culinária; Design de Sobrancelha; Garçom; Manicure; Serigrafia; e Trancista. A ideia é capacitar pessoas de todas as idades a partir dos 16 anos para promover autonomia, liberdade financeira, empreendedorismo e a inserção no mercado de trabalho. “É ofertada a qualificação profissional, para que o participante possa se preparar para entrar ou retornar ao mercado de trabalho, mas as oficinas também contribuem para a autoestima dos usuários dos Cras, para a autonomia deles”, explicou a coordenadora do Programa da Smas, Marlene Mota.
Os interessados podem se inscrever diretamente nos Cras mais próximos de suas residências; nos Centros de Inclusão Produtiva dos bairros Jardim Vila Rica, Verde Vale e Vila Mury; além do Centro de Educação e Produção Alimentar (Cepa) do bairro São Sebastião. A lista completa de cursos e locais de realização está disponível no perfil da Smas no Instagram: instagram.com/smasvoltaredonda/

Screenshot

A CSN está comemorando em grande estilo o Mês das Crianças, oferecendo oficinas, apresentações teatrais e exposições de arte em Volta Redonda, com destaque para atrações dedicadas às crianças e à arte urbana. Todas as atividades ocorrem no Centro Cultural Fundação CSN, na Vila, à Rua 21, número 402. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone (24) 3344-1990.
Nos dias 19, 30 e 31, a oficina ‘Meu Arigó’ será realizada às 10 horas. A atividade envolve a pintura de pássaros em papelão Paraná e foi criada para homenagear os trabalhadores de diversos estados que ajudaram a construir a Usina Presidente Vargas.
Na segunda, 22, às 19 horas, e no sábado, 27, às 14 horas, o grupo Tambores de Aço da FCSN apresentará ‘Luminô’, inspirada no processo de produção do aço, onde o aço gusa é aquecido, criando um espetáculo visual. Na cenografia, velas são utilizadas para criar uma atmosfera poética e embelezar o ambiente.
Na sexta, 25, às 19 horas, o artista Kueio, grafiteiro e ilustrador, abrirá sua exposição ‘No fim do arco-íris’, no espaço da FCSN, com obras que refletem personagens e ícones da cena urbana de São Paulo, tendo o coelho, sua marca registrada, retratado de diversas formas.
Encerrando as atividades, no dia 26, às 19 horas, ocorrerá o baile charme. Com raízes nos bailes de funk e soul dos anos 70 e início dos anos 80, o Charme é marcado por uma sequência de passos ao som da Black Music. Sob a condução do dançarino Paulista e dos DJs Herlon, Kuin e MK, o Centro Cultural convida o público a reviver essa época vibrante.

A Divisão de Saúde Mental da Secretaria de Saúde de Volta Redonda, em parceria com a Secretaria de Cultura, promoveu na terça, 15, o encontro ‘Saúde com Arte – Programa de Formação Cultural’, voltado para os trabalhadores da Rede de Saúde Mental de Volta Redonda. O evento, no auditório da Biblioteca Municipal Raul de Leoni, na Vila Santa Cecília, acontece em duas etapas, e a segunda está marcada para o próximo dia 22. “O objetivo é ampliar o conhecimento dos nossos profissionais em relação às possibilidades
que a cultura e a arte po- dem trazer no cuidado com as pessoas em sofri- mento psíquico. A ativi- dade foi pensada pela Saúde Mental, o secretá- rio de Cultura, Anderson de Souza, e a equipe da SMC para realmente inovar o cuidado que ofertamos, através de estratégias que vão surgir a partir desses encon- tros”, explicou a coorde- nadora do programa, Edna Quintino.
Ela lembrou que o Memorial Zumbi, um equipamento da Secretaria Municipal de Cultura, já sedia, toda segunda-feira, o Atelier Aberto. “Uma psicóloga trabalha pelo viés da arte, com atividades artísticas, com os usuários de todos os serviços da rede municipal. A profissional recebe no espaço qual- quer pessoa que queira participar ou que seja indicada para estar lá”, contou Edna. Para o dia 22, estão previstos abertura com a psicóloga Luiza Meira, roda de conversa com vivência teórica e prática “Música e neurociência, aprendendo com as nossas raízes”, com Clarete Braz Patrocínio e Aldjane Prata; e roda de conversa “Arte nas escolas” e visita guiada à mostra de arte “Por uma cultura de paz”, com professor Bianco Marques, da Rede Municipal de Ensino.

Um grupo de 10 alunos da equipe Tecnobots da Escola Municipal Walmir de Freitas Monteiro, do Santa Rita do Zarur, em Volta Redonda, irá participar em dezembro, dias 4 e 5, no Rio de Janeiro, da etapa regional do FLL (First Lego League Challenge) – considerado o maior torneio de robótica do mundo, reunindo estudantes de 9 a 15 anos. A participação será viabilizada por meio de parceria com o sistema Firjan/Sesi, que doou um tapete utilizado para a competição durante encontro no gabinete do prefeito Neto.
O tapete é essencial em competições de robótica, pois cada um deles apresenta missões específicas que os robôs precisam completar, testando habilidades em programação, engenharia e trabalho em equipe. A iniciativa com os alunos está inserida no Robótica Volta Redonda (RVR), programa de robótica do município.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Coluna Social

Coluna Social

Coluna Social

LEIA MAIS

‘Compromisso com a democracia’

… para pessoas com deficiência

Via portal

Tá difícil

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp