Quem visitou as instalações do campus Olézio Galotti, da Fundação Oswaldo Aranha, em Três Poços, foi Anderson Nascimento, o poderoso CEO da Rede
Total Care – Amil. Acompanhado por Paula Fiorentini, uma das mais renomadas arquitetas hospitalares da América Latina, e Pablo Franco, CEO da One Lab CBD,
Anderson conheceu as instalações da instituição, incluindo o auditório, os estúdios FOA e o novo prédio do curso de Medicina. “Viemos conhecer as instalações e
entender como podemos estabelecer parcerias. Estou realmente fascinado com o que vi, com o capricho, a tecnologia e a maneira como as necessidades da instituição
foram atendidas”, comentou Anderson, destacando ainda a afinidade entre os valores da FOA e os da Rede Total Care – Amil, ressaltando o foco em tecnologia e inovação.
Eduardo Prado, presidente da FOA, recebeu os ilustres visitantes. “Estamos muito lisonjeados com a visita e animados com as possibilidades de novas parcerias que possam surgir dessa troca de experiências”, destacou, reforçando o compromisso da FOA em continuar avançando na integração entre saúde, educação e tecnologia.
Antônio Roberto Cortes, presidente e CEO da Volks- wagen Caminhões e Ônibus, de Resende, recebeu das mãos do deputado estadual Tande Vieira a Medalha Tiradentes, concedida pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio. A cerimônia aconteceu no Palácio Tiradentes, sede da Alerj, e o reco- nhecimento se soma aos muitos já recebidos pelo executivo ao longo dos seus 55 anos de carreira – 45 dedicados ao setor automo- tivo. “Roberto Cortes é um empreendedor visionário, que enxer- gou o potencial do Sul Fluminense cerca de 30 anos atrás, quando
poucos acreditavam que uma região tradicionalmente agropecuária poderia se transformar em um grande polo industrial. Hoje, nossa região se consolida como um dos maiores polos automotivos e metalmecânicos do país”, justificou Tande Vieira, que é candidato a prefeito em Resende. Aliás, o atual prefeito de Resende, Diogo Balieiro, esteve presente, assim como Luiz Fernando Furlan (ex-ministro do Desenvolvimento), Jens Hueren (presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha), Marco Saltini (vice-presidente da VWCO e vice-presidente da Firjan CIRJ) e Hanno Erwes (diretor-executivo na Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha).
O empresário Luiz Césio Caetano (na foto) foi eleito na segunda, 19, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) por quatro anos, até 2028. A posse da nova diretoria será em 14 de outubro. Luiz Caetano, 74 anos, é o atual 1o vice- presidente da Firjan, e atua na indústria fluminense há 50 anos. Desde 2023, é diretor da CNI (Confederação Nacional da Indústria).
“São 29 anos atuando aqui na Firjan. E o que observo ao longo desses anos é que a instituição se tornou muito mais relevante e os desafios cresceram muito. A federação há muito extrapolou as fronteiras do Rio de Janeiro e é conhecida no país todo. É uma instituição com renome e que é demandada pela credibilidade dos temas que trata e estuda. É uma honra e uma grande responsabilidade manter a federação nesse lugar de relevância para a sociedade e de indutora de inovação para a nossa base industrial”, disse depois de ser eleito. “Isso é um sinal de que estamos no caminho certo para a construção de um ambiente de negócios mais favorável à indústria fluminense”, acrescentou.
Engenheiro mecânico formado pela UFRJ, Luiz Césio Caetano é diretor corporativo e acionista da Sal Cisne, empresa à qual se dedica há mais de 40 anos. Desde 1997 preside o Sindicato de Refino e Moagem de Sal (Sindisal). Até 2021, ocupou o cargo de presidente do Conselho Regional da Firjan Leste Fluminense.
Em comemoração aos 200 anos da Constituição de 1824, a primeira do Brasil como um país independente, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio lançou na quinta, 22, o livro ‘Palácio Tiradentes: Arte e Política no Brasil Republicano’. A obra sobre o prédio quase centenário oferece uma análise inédita da Primeira República brasileira (1889- 1930) a partir da construção do Palácio, reformado para ser a sede da Câmara dos Deputados e inaugurado em 1926.
Escrito por Douglas Libório, professor da Escola do Legislativo (Elerj), que é vinculada à Alerj, o livro destaca o papel do prédio como um símbolo do protagonismo parlamentar à época e traz novos olhares
para a relação entre arte, boemia e política ao se deter no Carnaval. Entre os temas abordados, a publicação revela pesquisas inéditas que mostram a contribuição de artistas negros como Modestino Kanto e João Timótheo da Costa na decoração do prédio. Também é explorado o fato de que todos os envolvidos na ornamentação da fachada do Palácio tinham experiência na criação de carros alegóricos para o Carnaval carioca.
Outra curiosidade que pode ser conferida no livro é que até a construção de Brasília, o Palácio Tiradentes era a única sede que nasceu com a função de parlamento e mantém essa utilização nos dias atuais. Destaca-se, também, o fato de o palácio ter presenciado diversos
momentos de Getúlio Vargas – o político esteve na inauguração do histórico edifício como deputado federal pelo Rio Grande do Sul. Ressalta-se, ainda, a passagem que fala sobre a história da estátua de Tiradentes, que é a única obra em bronze da fachada e foi inspirada no monumento a Balzac de Rodin, em Paris.
“O livro é feito sobre três pilares: a trajetória do Legislativo brasileiro; a transformação da arquitetura carioca na década de 1920; e as múltiplas histórias que transformaram o Palácio Tiradentes no principal espaço da cidadania fluminense. Pensar este Palácio é pensar a vida urbana carioca, das manifestações na escadaria ao Carnaval”, destacou Libório.
O Coral Alvorada, da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda, vai abrir na manhã deste sábado, 24, a II Jornada Sul Fluminense de Geriatria e Gerontologia, que acontece no Teatro Maestro Franklin de Carvalho Junior, no Laranjal. Na semana passada, o Coral Alvorada participou, como convidado, do Festival de Corais da cidade de Caxambu (MG).
A II Jornada Sul Fluminense de Geriatria e Gerontologia é voltada para profissionais e estudantes interessados nas mais recentes discussões sobre o cuidado e a promoção da saúde na terceira idade. Segundo a médica geriatra da Associação dos Aposentados, Márcia Groke, haverá palestras de diferentes áreas, como Medicina, Educação Física, Psicologia, Educação e Direito. “Vamos discutir temas relacionados aos idosos, tanto na parte preventiva quanto nos aspectos legais e jurídicos. Serão vários profissionais em diversas mesas redondas ao longo do evento”, explicou Márcia.