Câncer de pele

0
237

maite_cor

Na terça, 29, muito se falou sobre o Dia Nacional de Combate ao Fumo e nós também queremos falar a respeito dos malefícios que o cigarro causa ao ser humano. Não aos problemas que todos já sabem sobre pulmões e coração. Vamos alertá-los sobre os danos que o cigarro provoca na pele. Exemplo: o simples ato de tragar já é um determinante para a formação de rugas devido à contração muscular, repetida inúmeras vezes ao dia.

 

Os componentes do cigarro causam também a contração dos pequenos vasos da pele e, com a redução de nutrientes e oxigênio, pode ocorrer a queda da produção e aumento da degradação de colágeno e das fibras elásticas. Essa alteração reduz a lubrificação da pele e impede a chegada dos antioxidantes. A circulação sanguínea fica prejudicada em todo o corpo, sendo que na região dos olhos pode provocar o aumento das olheiras. No couro cabeludo acentua-se a queda e leva à perda do brilho natural dos cabelos. Nos quadris e coxas, para desespero das fumantes, verifica-se o aumento dos quadros de celulite.

 

As substâncias tóxicas presentes no cigarro ainda estimulam a produção de leucócitos (células de defesa), que vão liberar radicais livres e inativar enzimas que normalmente protegeriam a pele. Os radicais livres também atingem as fibras de colágeno e elastina.

 

Com todas essas alterações, podemos observar nos fumantes uma pele mais acinzentada, opaca, seca, com rugas profundas, poros dilatados e cravos mais aparentes. Além da parte estética, quem fuma deve se preocupar com a maior chance que passa a ter de apresentar câncer de pele por conta das mutações no DNA celular.

 

Atualmente existem diversos tratamentos para quem deseja parar de fumar, inclusive oferecidos pelas prefeituras gratuitamente em suas Unidades Básicas de Saúde. Não deixe de procurar um tratamento para cuidar da saúde e também da sua pele. Procure seu dermatologista para ajudar na prevenção desse envelhecimento precoce.

Maitê Vieira Bahia é médica com pós-graduação em Dermatologia, CRM 52.85624-0. Atende no Centro Médico, ao lado do Hospital Vita – telefone (24) 2102-0088 e no Centro de Saúde Renascer – telefone (24) 3348-1098