Bate bola – Sergio Luiz

0
715

Este é o time do Barra Mansa F.C. que disputou a Copa Vale do Paraíba em 1966. Com este time, o Leão jamais estaria na quarta divisão do estado do Rio. Foto postada pelo Diogo de Oliveira Paula, no blog do Barra Mansa, com colaboração de Gino Lopes. Em pé, da esquerda para a direita: Marcelo, Garrincha, Pedal, Pial, Aldo e Sargento. Agachados: Jacaré, Doca, Odir, Zé Maria e Tarugo.

 

Da série… Assim que se faz: Ascensão meteórica do Ituano

De um clube sem divisão nacional para candidato à série A e que ameaça um dos mais tradicionais times brasileiros, o Ituano percorreu muito pouco tempo. O galo (paulista) se garantiu na série D de 2019 graças a um bom desempenho no Paulistão de 2018, quando chegou a disputar a semifinal do torneio, classificando-se para brigar pela terceira divisão nacional no ano seguinte.
E, logo no primeiro ano na série C, o Ituano chegou à segunda fase, mas não conquistou o acesso. Em 2021, com uma campanha sólida, a equipe não apenas retornou à série B, após 14 anos, como também conquistou o título da terceira divisão nacional pela segunda vez em sua história. Nesta temporada, também faturou o título do Troféu do Interior e se tornou a equipe interiorana há mais tempo na elite estadual, consolidando-se como uma força do futebol paulista.
E isso também foi possível graças ao fato de o Ituano ter um estádio, o Novelli Júnior, com capacidade para 18.560 torcedores. Nele, o aproveitamento é de 66,7%, com um retrospecto de 10 vitórias, seis empates e apenas duas derrotas. No segundo turno, o Galo tem 9 vitórias, um empate e nenhuma derrota jogando em seu poleiro.
No Ituano, a folha de pagamento é de R$ 90 mil, segundo Oliveira Júnior, empresário que comanda o futebol do clube. O time de Itu é gerido pelo Ituano Sociedade Civil de Futebol desde 1999, que investe cerca de R$ 2 milhões por ano.
Agora o Ituano disputa uma vaga para a série A do campeonato brasileiro de 2023. Decide amanhã, domingo, 5, às 18h30min, diante da sua torcida, com o Vasco. Tem 57 pontos e precisa vencer para superar o time cruzmaltino, que tem 59 pontos. Porém, mesmo que não alcance seu objetivo, fica a certeza de que sua ascensão meteórica é fruto de um trabalho sério e bem planejado. Mostrou que está no caminho certo. É de se invejar. Quem viver verá! (Fonte:sorocaba.temmais.com)

Adiado
O STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) adiou o julgamento do Sport por conta da invasão do gramado da Ilha do Retiro no jogo contra o Vasco. O processo seria apreciado na sessão de quinta, 3, e a decisão foi da auditora relatora da 4ª Comissão Disciplinar do STJD, Adriene Hassen, que adiou o caso para apreciação para a próxima reunião. Detalhe: sem data marcada. É mole?

Reação
Os dirigentes do Vasco ficaram perplexos com a decisão da auditora, que alegou necessidade de inclusão de novos fatos ao processo. O Vasco, que era terceiro interessado, passa a ser réu também, pois, será denunciado no artigo 257 (participar de rixa, conflito ou tumulto durante uma partida), assim como o goleiro reserva Halls. O clube carioca pode ser multado e o atleta, suspenso por até seis jogos.

Sport
Por conta da invasão do campo por parte da torcida no empate por 1 a 1 com o Vasco, na Ilha do Retiro, em 16 de outubro, o Sport foi denunciado em três artigos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (205, 211 e 213) e também nos artigos 19 e 20 do Regulamento Geral de Competições da CBF, podendo ser punido com perdas de mando de campo (de uma a 10 partidas), multa e perda do ponto conquistado na partida, com o Vasco sendo declarado vencedor. Nesse caso, o clube carioca chegaria aos 61 pontos e estaria matematicamente classificado para a série A de 2023.

História
Mais uma do meu amigo e radialista Paulo César Alves. Certa vez, fomos transmitir um jogo no Maracanã pela Rádio Sul Fluminense e caminhávamos próximos ao Estádio Célio de Barros. De repente, vimos o PC com o olhar perdido em direção à pista de atletismo. Encostei e perguntei o que havia. Com os olhos lacrimejando, nosso herói, emocionado, respondeu: “É, amigo. Aqui nesta pista, eu vivi grandes momentos no atletismo brasileiro”. Surpreso, afinal não sabia que ele praticava o atletismo, perguntei: “Como assim, PC? Você foi fundista?”. Na lata e sem pestanejar, ele devolveu: “Foi aqui que eu consegui bater o recorde sul-americano dos 1.500 metros e os 100 metros com barreira, obtendo índice para disputar os Jogos Olímpicos de Montreal em 1976”. Desconfiado, retruquei: “Mas você foi a Montreal?”. Escorregadio, PC mandou essa: “Não, não fui. Uma contusão no músculo lombar vertebral (?) me tirou dos jogos. É por isso que estou chorando”. Pinóquio perderia, né? É mentira, Terta?

Barra Mansa
O Leão perdeu mais uma na série B2 do Estadual. Foi goleado pelo Rio de Janeiro por 5 a 0, em Moça Bonita. O Barra Mansa terminou a compe-tição na 9ª posição, com nove pontos, e só fugiu do rebaixamento ao ganhar os pontos da partida contra o Ceres. Foi sem dúvida a pior participação na história do Leão, que o levaria ao fundo do poço. Enquanto isso, Barra da Tijuca x Rio de Janeiro, Goitacás x Belfort Roxo, estão na semifinal da competição. O campeão e o vice estarão classificados para série B1.

Master 60
O Arrozal ficou com o título do campeonato de futebol Master 60 de 2022, promovido pela LDVR, ao derrotar o F.E.A (Futebol Entre Amigos), nos pênaltis. No tempo normal houve empate em 1 a 1 e na decisão por penalidades, venceu por 8 a 7. O Oriente ficou em terceiro e o Asa Negra, em 4º lugar.

Bola fora
Para o time do Vasco, que deixou escapar a classificação ao ser derrotado pelo Sampaio Corrêa por 3 a 2, levando sua torcida ao desespero. Agora terá que decidir com o Ituano, amanhã, 6, às 18h30min, na casa do adversário. O Vasco joga por um empate para garantir a sua volta à série A, caso contrário, será ultrapassado e terá que ficar mais um ano na série B. Isso para não depender do resultado do julgamento do Sport, que corre o risco de perder os pontos, que poderão ser revertidos para o time da Colina. Ufa! Ô sufoco, sô!

Bola dentro
Para Flamengo e Palmeiras, campeões de fato e de direito da Libertadores da América e do Brasileirão da série A, respectivamente. O rubro-negro, que havia conquistado a Copa do Brasil em cima do Corinthians, ganhou também como o melhor da América do Sul derrotando o Atlético-PR por 1 a 0. Já o Palmeiras ficou com o título do Brasileirão de forma antecipada e disparado. São os dois melhores times da América do Sul.