Olha aí a seleção da LDVR – Liga de Desportos de Volta Redonda em 1961. A foto foi tirada no Raulino de Oliveira e pertence ao acervo do Cid.
Em pé da esquerda para a direita: Raul, Eli, Romero, Marreta, Cid e Murtha. Agachados: Coração, Neném, Alan,Waltinho Maleco e Loló.
Vai começar a festa
A partir deste sábado, 19, a bola volta a rolar pelo campeonato carioca. A abertura será com o jogo Madureira e Vasco, às 16h50min, em Conselheiro Galvão. Às 19 horas, o Voltaço estreia contra o Fluminense, no Maracanã. Amanhã, domingo, às 16h30min, Portuguesa e Americano se pegam no Luso Brasileiro, e, às 17 horas, acontece a estreia do Flamengo. Pena que vai usar um time misto para enfrentar o Bangu, time que fez várias contratações e promete surpreender. Às 19 horas, será a vez do Botafogo começar a sua caminhada rumo ao bi, enfrentando a Cabofriense, em Macaé. Para fechar a rodada, Boavista e Resende jogam em Bacaxá, às 20 horas.
Na disputa da Taça Guanabara não será surpresa para ninguém se um dos chamados pequenos despontar, tipo Bangu e Voltaço. É que, como sempre, eles começaram a se preparar em novembro do ano passado. Isso faz com que os treinadores dos grandes escalem times mistos, como o Flamengo fará, no primeiro turno, optando por preparar suas equipes para a Taça Rio e Copa do Brasil, que começam em fevereiro.
O Voltaço, quinta força do Rio, também começou atrasado a sua pré-temporada. Tudo por culpa de uma malfadada eleição, que só fez atrapalhar a vida do clube. Apesar de tudo, fez algumas contratações. E dá para sentir que o torcedor gostou do que viu nos jogos-treinos, onde os comandados de Toninho Andrade conseguiram bons resultados, perdendo apenas um treino. Os dois primeiros jogos, contra o Fluminense, hoje, sábado, 18, e contra o Vasco na quarta, 23, em São Januário, poderão servir de base para sabermos até que ponto o time é confiável. Quem viver verá!
Atropelando
A surpreendente campanha do sub-20 do Voltaço na Copinha é um feito extraordinário. A garotada está superando todas as expectativas, atropelando grandes equipes, como a Portuguesa de Desportos e o Atlético-MG. Os comandados de Neto Colucci mostraram que possuem qualidades para serem aproveitados no time profissional.
A emocionante vitória sobre o Atlético-MG, por 2 a 0, foi histórica. Lamento que o jogo com o Vasco pelas quartas de final tenha sido realizado ontem, sexta, 18, à noite, quando o jornal já estava na gráfica para ser impresso. Mas, caso tenham perdido, voltarão de cabeça erguida. Se ganharam o jogo, ótimo, vamos em frente.
Resende x Flamengo
A Federação Carioca marcou para quarta, 23, às 19h15min no Estádio Raulino de Oliveira, o jogo entre Resende e Flamengo, ainda sem suas duas estrelas.
LDVR
A posse da nova diretoria da LDVR – Liga de Desportos de Volta Redonda, na noite de segunda, 14, foi bem prestigiada pelos desportistas. O ex-presidente José Graça Lima passou o cargo para Cláudio Garcia Boher, o Dinho 66, que tem como vice-presidente o empresário e ex-presidente do Voltaço, Rogério Loureiro. Promessa de novos tempos, com o anúncio de uma parceria com a CSN e outras empresas, que darão suporte financeiro à entidade mais antiga do interior do estado.
História
Quem contou essa foi meu saudoso amigo Parreira, na época diretor social da AAP-VR. Conta que na década de 70, havia na CSN o time da SFU (Superintendência da Fundição), que tinha o Chiquito como treinador. O sonho do treineiro era trazer de Ipatinga (MG) seu irmão João Juruna, que, segundo ele, jogava uma barbaridade. Fez tanto lobby do mano que conseguiu trazê-lo para o time do SFU. Na estreia de Juruna, a expectativa era grande, afinal todos queriam ver o craque em ação. Chiquito, então, distribuiu o uniforme e mandou que a turma fosse bater bola. Foi aí que perceberam que Juruna estava descalço. Um curioso resolveu perguntar se ele não iria colocar as chuteiras e recebeu a seguinte resposta: “Eu não, lá em Minas nóis só joga descarço”. Pera lá, nem todo mineiro, uai!!!
Bola fora
Para os empresários e dirigentes que andam inflacionando o futebol brasileiro, empurrando jogadores de qualidades contestadas no exterior e que ainda enganam no Brasil. Parece o ‘mercado da bola’, onde todo mundo fica feliz e os clubes bancam. Lamentável!
Bola dentro
Para o sub20 do Voltaço, com uma campanha brilhante e inédita na Copa São Paulo de Futebol Júnior. O certo é que o Voltaço, entre as 128 equipes que se inscreveram para a Copinha, já está entre os oito melhores do país, e um dos dois melhores do Rio, superando Flamengo, Fluminense e Botafogo na categoria.