
Em reunião realizada na manhã de segunda, 23, o prefeito Samuca Silva chegou a um acordo com Paulo Afonso Paiva Arantes, presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros, para que o Sindpass assuma nove das 33 linhas operadas pela Viação Sul Fluminense. As linhas que sofrerão intervenção são justamente as campeãs em reclamações dos passageiros, como a linha Santa Cruz x Açude. “É mais uma medida que visa melhorar o transporte coletivo na cidade”, justificou Samuca, anunciando que as empresas que compõem o Sindpass – Elite, Pinheiral e Cidade do Aço – devem operar, incluindo ainda ônibus da própria Sul Fluminense, a partir de janeiro de 2020.
A medida, destacou Samuca, é paliativa até que todas as linhas operadas pela Sul Fluminense sejam licitadas, o que não tem data para acontecer, já que o edital continua agarrado no TCE (Tribunal de Contas do estado), esperando por providências da própria prefeitura de Volta Redonda. “Atualmente, a empresa (Sul Fluminense) atua com cerca de 12 veículos nessas nove linhas. Nosso objetivo é que mais de 35 ônibus operem nessas linhas, podendo ser até em conjunto com a própria Sul Fluminense. Queremos melhorar a qualidade dos ônibus, o cumprimento dos horários e, obviamente, que a população deixe de ser prejudicada”, destacou Samuca.
As linhas que serão operadas, de forma provisória, são:
300 – Santa Rita do Zarur x Conforto
305 – Santa Rita do Zarur x Jardim Amália
310 – Santa Cruz x Açude
315 – Candelária x Conforto
400 – Vila Brasília x Vila Elmira
405 – Coqueiros x Conforto
505 – Santa Rita x Conforto
545 – Circular Siderlândia
550 – Circular Siderlândia
Reação
De acordo com o secretário de Transporte e Mobilidade Urbana, Maurício Batista, intervir, inicialmente, nas 9 linhas foi um ato de coragem do governo Samuca: “Já sabíamos que realizar a primeira licitação da história da cidade não seria tão fácil. Mas esta ação de hoje representa um ato de coragem do prefeito, que não quer esperar a licitação para propor melhorias ao transporte público”, completou.
A matéria, postada nas redes sociais do aQui, repercutiu entre os internautas. A maioria se posicionou favorável à decisão, anunciada como temporária, mas alguns aproveitaram para pedir que outras linhas fossem incluídas, como a 455, da linha Circular x Fazendinha. “É horrível o serviço da Sul Fluminense nessa linha”, justificou um deles.
Veja a relação das linhas que apresentam problemas, conforme pedidos feitos na postagem do aQui: 110 (São Carlos x Colina), 520 (Belmonte x Circular), 525 (Açude X J. Amália), 530 (Açude x J. Amália, passando pela V. Mury), e 450 (Nova Esperança x J. Amália). Procurado, Maurício Batista, secretário de Transportes, disse que, por enquanto, a Sul Fluminense continuará operando essas linhas. “O prefeito Samuca Silva deu mais uma oportunidade à Sul Fluminense. Primeiro, para não quebrar de vez a empresa; e ainda para que ela mostre que tem condições de manter as linhas”.
Opinião
Prevaleceu o bom senso
Ao chegar a um acordo com o presidente do Sindpass, Paulo Afonso Paiva Arantes, o prefeito Samuca Silva provou que é um homem de bom senso. Em nome dos passageiros, abriu mão da sua cruzada contra a Viação Sul Fluminense e começou a entregar parte das linhas operadas por ela às demais empresas que circulam em Volta Redonda. O transporte tem tudo para melhorar, com ônibus novos, horários sendo cumpridos e sem quebra-quebra.