A reforma e ampliação do Hospital São João Batista, divulgada com exclusividade
pelo aQui no ano passado, entrou em uma nova etapa com a conclusão de alguns serviços
e o início de outras frentes de trabalho. De acordo com a empresa responsável pela obra, já foi iniciada a instalação da tubulação de combate a incêndio do novo prédio anexo à unidade hospitalar (ver foto), sendo que todo o material necessário segue sendo produzido em paralelo. As equipes já finalizaram toda a parte de fundação, assim como metade da estrutura metálica da nova edificação.
Diretor-geral do HSJB, o vice-prefeito Sebastião Faria lembra que as obras do futuro prédio vão de encontro ao objetivo do município em oferecer um melhor atendimento à população e manter o hospital como referência no setor. “Quando o prefeito Neto reassumiu em 2021, o Hospital São João Batista tinha muitos problemas e corria o risco de fechar. Foram necessárias diversas medidas para melhorar a estrutura e os serviços, para atender melhor a população. E deu resultado, tanto que quebramos recordes em números de cirurgias. Agora vamos ampliar ainda mais o atendimento, com mais qualidade para quem mais precisa”, ressaltou Faria.
Hospital cirúrgico
Além de melhorias na estrutura atual, o projeto em execução prevê a transformação da unidade em um hospital cirúrgico. Ele vai incluir o prédio de cinco pavimentos que está sendo construído no local onde ficava o estacionamento dos funcionários. Três andares vão servir de estacionamento, com 70 vagas, e um dos pavimentos abrigará o centro cirúrgico, o centro de material e esterilização (CME) e a unidade de internação pós-cirúrgica, com dez leitos. Este andar será interligado ao primeiro pavimento do atual hospital e contará com rampa e elevador.
No último pavimento serão construídas a nova UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), com 20 leitos, e uma UCI (Unidade de Cuidados Intermediários), com dez leitos interligados ao segundo piso do atual prédio. Também será construída uma nova rampa ligando os andares e dois elevadores.
Os setores de Nutrição, Administração e Urologia também serão ampliados, sendo que esse último indo para um novo setor. A farmácia irá para uma nova área, de modo a atender às normas RDC 50 e 36, da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). O almoxarifado terá três pavimentos, que serão interligados por um elevador monta-carga. Uma central de tratamento de esgoto será construída para atender às normas ambientais vigentes, enquanto que a recepção principal será ampliada e um banheiro com acessibilidade será construído.
“Agradeço ao Faria por todo o trabalho que garantiu que o hospital não fechasse as portas, e melhor: ampliou o atendimento, tem mais cirurgias, retomando sua referência no atendimento da rede pública. E a população, em breve, terá um hospital ainda melhor, com mais conforto, mais estrutura para atender os pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde). É a Saúde de Volta Redonda se destacando mais uma vez”, comemora o prefeito Neto.
Centro de Reabilitação
A reforma do espaço onde funcionará o Centro Especializado em Reabilitação de Volta Redonda, na Arena da Voldac, avançou com a conclusão de toda a parte de infraestrutura para instalação dos aparelhos de ar-condicionado. De acordo com a arquiteta Luisa Dias, da secretaria de Saúde, as equipes da empresa responsável pela obra estão finalizando a aplicação do forro de gesso e a parte elétrica. “As próximas etapas vão contemplar a instalação das bancadas de granito, finalização da pintura e instalação do piso vinílico e da iluminação. Outras etapas ainda estão previstas, como a subestação de energia e a instalação dos aparelhos de ar-condicionado split”, explicou.
A obra já contou com outros serviços concluídos, como instalação do reservatório de água, construção do acesso de vans para desembarque dos pacientes e finalização das instalações hidráulicas. Quando pronta, a estrutura do novo CER III terá mais de 30 salas de atendimento, divididas em três pavimentos, com projeto arquitetônico acessível – incluindo piso e mapa tátil, rampas, corrimãos e barras de apoio.
No térreo do novo CER III vão ficar os consultórios de oftalmologia, neurologia, ortopedia, psiquiatria, pediatria, odontologia e oficina de órtese e prótese. No segundo piso será o atendimento do Follow-Up, com consultórios de pediatria, fonoaudiologia, psicologia, assistência social, salas de fisioterapia, integração sensorial, terapia intensiva motora e tratamento intensivo cognitivo. Já o terceiro pavimento será destinado à reabilitação física, intelectual e visual, e contará com consultórios, salas de fisioterapia, integração sensorial, orientação visual de mobilidade, atividade de vida prática (espaço que simula os ambientes de uma residência) e ginásio terapêutico.
O CER III vai funcionar nos moldes do Estádio Raulino de Oliveira, unindo a parte esportiva a um complexo de saúde. As obras se mostraram necessárias devido ao aumento no número de usuários encaminhados para atendimento. Além do cuidado dispensado ao usuário assistido, os familiares também receberão todo o apoio durante o tratamento através de reuniões com informações sobre a evolução e orientação sobre os cuidados intradomiciliares.

