Alimentos que seriam descartados ajudam a transformar vidas

0
2

Combate à fome
Para muitas instituições sociais de Volta Redonda, abastecer a despensa nunca foi fácil. Agora está pior, com o tomate em média de R$ 12 o quilo. Comprar carne, então, só por milagre. Sorte é que o Banco de Alimentos, programa do governo Neto, vem fornecendo alimentos que seriam descartados a cerca de 50 entidades cadastradas no município. Um trabalho silencioso e diário que beneficia centenas de pessoas. 

O Banco de Alimentos, desenvolvido pela Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan), atende, por exemplo, o Desafio Jovem, uma casa terapêutica que há 26 anos atua no acolhimento e apoio a dependentes químicos. Segundo o coordenador da entidade, Rubens Aguiar, os alimentos recebidos semanalmente fazem toda a diferença na manutenção do trabalho desenvolvido pela instituição.
“É uma ajuda que o Banco de Alimentos nos oferece toda semana que é de grande valia. A gente consegue alimentar muitos acolhidos e (o Banco) tem sido um parceiro fundamental nesse projeto. A nossa casa se mantém de doações e conseguimos atender cerca de 25 pessoas”, destacou.

A nutricionista do Banco de Alimentos, Júlia Irineu, explica como é realizado todo o processo, desde a chegada até a distribuição dos produtos. “Nós coletamos alimentos que seriam descartados em hortifrutis e supermercados. Os alimentos chegam através dessa coleta e passam por uma triagem, onde nossa equipe separa o que está próprio para consumo. Os alimentos são higienizados, pesados e destinados para entidades cadastradas”, afirmou.

Função
O Banco de Alimentos tem como principal objetivo combater a fome e o desperdício de alimentos, promovendo segurança alimentar para famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade social. O programa realiza a coleta de alimentos que perderam valor comercial, mas continuam próprios para consumo, destinando os produtos para instituições sociais cadastradas no município. Além disso, o Banco de Alimentos também recebe doações provenientes de arrecadações realizadas em eventos em espaços públicos.
“Contamos com mais de 55 instituições cadastradas e os eventos em espaços públicos, como a Ilha São João e o Teatro Maestro Franklin de Carvalho Jr., por exemplo, têm uma contrapartida social, que fomenta nosso banco para que possamos atender essas instituições”, destacou o secretário municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Fábio Buchecha.

Cadastro
Instituições interessadas em se cadastrar no Banco de Alimentos podem preencher o formulário disponível no link https://forms.gle/sPwmJ48RoHdgwMHh7. Mais informações podem ser obtidas diretamente com o Banco de Alimentos por meio do telefone (24) 3512-9745.