A Secretaria de Cultura de Resende vai fazer uma grande festa neste sábado, 18, no Deck de Campos Elíseos

0
208

A Secretaria de Cultura de Resende vai fazer uma grande festa neste sábado, 18, no Deck de Campos Elíseos, para comemorar os 121 anos da Ponte Nilo Peçanha, apelidada carinhosamente de Ponte Velha. As atividades começam às 11h, com uma exposição sobre a história de um dos monumentos mais conhecidos da cidade e uma roda de samba para celebrar seu aniversário.

Segundo o coordenador do Arquivo Histórico de Resende, Ângelo de Paula, a inauguração da Ponte Nilo Peçanha foi um marco na modernização da paisagem urbana da cidade. “A montagem de sua estrutura modelar importada da Bélgica começou em 1901, e sua inauguração se deu no dia 16 de abril de 1905. O monumento recebeu o nome de Nilo Peçanha, então presidente do Estado do Rio de Janeiro, cargo equivalente ao de um governador nos dias de hoje. Na exposição que será montada na Rua Saulo Rachid, em Campos Elíseos, nas imediações do deck, a história da ponte será contada por meio de imagens e documentos que fazem parte do nosso arquivo municipal”, contou.

Além da exposição, montada para celebrar o aniversário da Ponte Velha, haverá ainda uma Roda de Samba com a participação do grupo Silvão Total União, que promete animar o público presente com canções clássicas do gênero.

Quem quiser aproveitar o feriadão de Tiradentes não deve perder a chance de visitar São José do Barreiro e curtir os shows da exposição que ocorre na cidade até o próximo dia 21. Na terça, a partir das 14h30min, acontece a tradicional ‘Benção dos Capacetes’, com o padre Tiago, em cerimônia que será realizada em frente à Igreja Matriz.