“O objeto principal da política é criar a amizade entre membros da cidade”, afirmou o filósofo grego Aristóteles. A política tem a ver com a articulação, administração e o governo da sociedade em prol do bem-estar de todos. Ela interfere na vida de todas as pessoas e, por isso, deve interessar a todos. Educação, saúde, transporte, segurança, ecologia, democracia, terra, moradia, aposentadoria, saneamento básico, estrada, preço dos alimentos, do gás e do combustível, direitos trabalhistas, dentre tantas coisas que interferem decisivamente em nossa vida, passam pela política. As garantias fundamentais para a nossa qualidade de vida, dependem de políticas justas, integrais e permanente equidade.
Segundo o educador pernambucano Paulo Freire (1921-1997), o renomado mestre da pedagogia social libertadora, foi um dos principais educadores brasileiros. Ele escreveu: “Não existe um processo educacional neutro. A educação ou funciona como […] o meio através dos quais homens e mulheres lidam crítica e criativamente com a realidade e descobrem como participar da transformação de seu mundo”.
Se aprofundar no conhecimento educacional e político é missão social de todos os cidadãos. Se esmerar no saber pedagógico e político é para entender a realidade a sua volta, articular meios e critérios para atividades em prol do bem-estar coletivo. De acordo com professor e pai da sociologia brasileira Florestan Fernandes (1920-1995): “Não existe neutralidade possível: ou se deve optar pelos explorados ou pelos exploradores”.
O ínclito filósofo grego Aristóteles (384 a.C.-322 a.C.), fundador da escola peripatética e do Liceu, é visto como um dos fundadores da filosofia ocidental. Todos os aspectos da filosofia de Aristóteles continuam sendo objeto abissal de estudos acadêmicos. Seus escritos abrangem diversos assuntos de forma imensurável. Em sua obra “A Política” podemos compreender a importância dos seus estudos para o entendimento do pensamento político. Nela temos a descrição de organização da família, das relações de poder na família, do comércio, da sociedade civil, entre outras. É um grande legado para o pensamento político ocidental.
A missão política é uma responsabilidade de todos nós em prol de todos. Disse o Papa Paulo VI: “A política é uma forma sublime do exercício da caridade”. O Evangelho expressa a vocação do cristão: viver a prática da caridade. A missão política constrói o panorama ideal para que esse Evangelho possa ser praticado com profunda amizade para bem comunitário, ou seja, para dignidade humana de todos.
Prof. Dr. Inácio José do Vale – Licenciado em Pedagogia, com pós-graduação em Psicologia nas Organizações com Habilitação em Docência no Ensino Superior pela Faculdade Educamais de São Paulo (SP).
