A amizade desenvolve a felicidade e reduz o sofrimento, duplicando a nossa alegria e dividindo a nossa dor.
Joseph Addison (1672-1719), foi um poeta, ensaísta, dramaturgo e político inglês.
A busca pela felicidade e pelo bem-estar acompanha a humanidade desde os seus primórdios, manifestando-se em rituais, mitologias, contos, lendas e reflexões filosóficas, religiosas como ideais de harmonia e plenitude.
A busca pela felicidade é uma das aspirações humanas mais antigas e também se encontra entre as mais complexas e complicadas. Muitas vezes, construímos mitos, conceitos filosóficos e religiosos sobre o que significa ser feliz, bastam observar o poder famigerado das influências nas redes sociais.
Esses mitos culturais nos levam a acreditar que a felicidade está em alcançar marcos específicos, como uma promoção no trabalho, um casamento ideal ou a realização de metas pessoais ou na obtenção de bens materiais. Segundo os pesquisadores sobre a felicidade, Sonja Lyubomirsky e Eduardo Rieche nos alertam, contudo, que esses momentos de satisfação são transitórios e não conseguem sustentar uma felicidade duradoura. Sonja Lyubomirsky é uma professora e escritora americana de origem russa do Departamento de Psicologia da Universidade da Califórnia, Riverside e seu Ph.D. em Psicologia Social pela Universidade de Stanford. Eduardo Rieche é ator carioca premiado, também é escritor, tradutor e formado em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro–UERJ.
A felicidade existe, no entanto, a busca se encontrar na realidade interior, ela está conectada na interioridade e exterioridade, ou seja, no amor de si mesmo, no bem-estar íntimo, amizade, na posse da sabedoria, do conhecimento, da poesia, da terapia, do lazer, hobby, do desfrutar da natureza e da espiritualidade.
Prof. Dr. Inácio José do Vale, Psicanalista Clínico, PhD.
Especialista em Psicologia Clínica pela Faculdade Dom Alberto-RS.
Especialista em Psicologia da Saúde pela Faculdade de Administração, Ciências e Educação-MG.
Doutorado em Psicanálise Clínica pela Escola de Psicanálise da Sociedade Brasileira de Psicanálise Contemporânea. Rio de Janeiro-RJ. Cadastrada na Organização das Nações Unidas – (ONU).
Autor do livro Terapia Psicanalítica: Demolindo a Ansiedade, a Depressão e a Posse da Saúde Física e Psicológica
