Na segunda, 6, com a Praça Sávio Gama tomada por carros oficiais estacionados irregularmente sobre as pedras portuguesas que foram recentemente tombadas como patrimônio histórico de Volta Redonda, o Palácio 17 de Julho, em parceria com o Governo do Estado, anunciou o lançamento de mais um projeto na área de Segurança: o ‘Bairro Presente’, que pretende intensificar o policiamento nos bairros São João, Laranjal, São Geraldo, Monte Castelo e Colina, ponto famoso da boemia da cidade do aço.
As autoridades presentes, como o prefeito Neto; o secretário de Estado da Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes; o comandante do 5º CPA (Comando de Policiamento de Área), coronel Ronaldo Martins; o comandante do Batalhão do Aço, coronel Moisés Sardemberg; o deputado estadual Munir Neto e o secretário de Ordem Pública, Luiz Henrique, é claro, não atentaram para o pequeno grande deslize. E nenhum veículo deve ter sido multado por estacionar irregularmente na praça pública.
“Temos a certeza de que hoje Volta Redonda é a cidade mais segura do estado do Rio de Janeiro, talvez até do país. O ‘Bairro Presente’ representa um novo marco na segurança pública do nosso município e é motivo de muito orgulho para todos nós”, afirmou Neto.
“Nós reforçamos com esse ato a grande parceria entre o Governo do Estado e a prefeitura, enaltecendo o trabalho do prefeito Neto, que vem investindo em tecnologia, fortalecendo a Guarda Municipal e trabalhando muito positivamente o ordenamento público. O trabalho tem sido produtivo, os resultados vêm aparecendo e, como segurança pública é um assunto transversal, que impacta todas as outras áreas, quem ganha é a população de Volta Redonda”, crê o coronel Marcelo de Menezes.
Já o deputado estadual Munir Neto procurou ressaltar que Volta Redonda é referência também em várias áreas. “Já é destaque em esporte, saúde e assistência social – e, agora, também é modelo em segurança pública. É uma alegria ver o ‘Bairro Presente’ chegar à região onde cresci, São João. Em breve, pretendemos levar a ‘Operação Segurança Presente’ para outras localidades, como o Retiro”, revelou.
Segundo o coronel Moisés Sardemberg, comandante do 28º BPM, o programa contará com equipes preparadas. “Teremos três viaturas operando 24 horas por dia, sete dias por semana, abrangendo cinco bairros e impactando mais de 40 mil pessoas. A ideia é construir laços (de confiança) para fazer segurança em parceria com a população”, explicou, lembrando que a população pode colaborar com o programa entrando em contato pelo telefone (21) 97336-0459.
Foto: Cris Oliveira – Secom/PMVR.

