UniFOA lança curso inédito de Instrumentação em Cirurgia Robótica

0
340

 Centro Universitário de Volta Redonda acaba de criar um curso livre de Instrumentação em Cirurgia Robótica, voltado para enfermeiros, técnicos de enfermagem, acadêmicos e cirúrgicos. Com início em 18 de outubro e carga horária de 20 horas, aformação – inédita na região –conta com uma vivência direta em centro cirúrgico e treinamento prático com o robô da Vinci X, tecnologia já utilizada em procedimentos cirúrgicos no H.FOA – o Hospital da Fundação Oswaldo Aranha.

As aulas teóricas acontecerão na sala de estudos do Centro Médico, enquanto a prática será realizada no Centro Cirúrgico do H.FOA, proporcionando aos alunos uma imersão real no ambiente onde a tecnologia é aplicada. Para Juliana Buarque, gerente assistencial do H.FOA, o curso chega em um momento em que a cirurgia robótica ganha força no Brasil e na região.

“O movimento da cirurgia robótica vem crescendo, e cada vez mais cirurgiões estão se especializando. Isso abre oportunidades para a enfermagem e para os profissionais da instrumentação, que precisam estar preparados para atuar nesse mercado em expansão ”, destacou, anunciando que o conteúdo programático abordará temas essenciais,como a evolução das cirurgias robóticas, a videolaparoscopia, os sistemas internacionais, além de uma introdução detalhada ao robô da Vinci X e seus componentes. Os participantes também terão acesso a práticas fundamentais, como a manipulação do equipamento,o posicionamento correto do paciente e a preparação do instrumental.

Segundo Juliana, a proposta é unir teoria e prática de forma equilibrada. “Serão trabalhados tanto os conceitos, como tipos de cirurgias e instrumentais, quanto exercícios práticos para garantir a segurança da instrumentação. O curso oferecerá uma experiência diferenciada que vai muito além da sala de aula”, afirmou.

Informações do curso:

Período de inscrições: até 10/ 10/2025; Valor: R$ 1.000,00; Início das aulas: 18/10; Carga horária: 20 horas. Inscrições pelo link: https:// crm.unifoa.edu.br/inscricao/ contato/?concurso=CL2025