Ontem, sexta, 13, a 2ª turma do curso de medicina do UniFOA, que se formou em 1974, comemorou 50 anos de formatura com um jantar dançante, e hoje, sábado, 14, em Três Poços, 26 dos 58 alunos participarão de um evento especial no auditório da FOA. Detalhe: até hoje, 13 dos médicos já faleceram e serão homenageados na data. Fazem parte da turma, entre outros, o ex-deputado federal Jiulio Caruso, o cirurgião Flávio Garani, o oncologista Fernando Coutinho , o pediatra e presidente da Unimed de Barra Mansa, Abel Carlos de Barros, o pneumologista Carlos Alberto Azevedo, as neurologistas Jessica Vieira e Sandra Salles, o oftalmologista Helcio Bessa, os radiologistas José Roberto (falecido) e Edson Boasquevisque, os dermatologistas José Augusto Torturella e Jose Carlos Zanatta, os ortopedistas Gilson Feliberto de Assis, Miguel Ângelo e Regina , o nefrologista Roberto Garcia, a otorrinolaringologista Maria da Glória, os pediatras Afonso Cézar, Beatriz, Luiz Lopes, Maria Tereza e Zélia, o anestesista Jorge Naif, o cirurgião Cleber, a ginecologista Catarina Salgueiro do Nascimento, os clínicos Hélcio Neves e Renato Salgado e Rogério Vaz, dentre outros, conforme relação fornecida aonaQui pelo doutor Luiz Gonzaga Lula de Oliveira Lima, o doutor Lula, hematologista e ex- vereador por dois mandatos, um dos mais conhecidos da lista dos médicos formados em Volta Redonda. Veja abaixo algumas fotos históricas que foram cedidas ao aQui pelo doutor Lula e a mais recente em que aparece boa parte dos formandos de 1974.
Jorge Rodrigo Ferreira Pereira, aluno do 6º ano do Ensino Fundamental no Colégio José Botelho de Athayde, conquistou o primeiro lugar no III Concurso Ambiental do Programa de Educação Ambiental (PEA), realizado pela CSN em parceria com a prefeitura de Volta Redonda, por meio das secretarias de Educação e de Meio Ambiente. Com o tema “A fauna deve estar por toda a parte”, o concurso foi voltado para alunos do 6º ao 9º ano, matriculados nas escolas da rede pública municipal, acompanhadas pelo PEAndurante o ano letivo de 2024. “Os alunos se inscreveram e teriam que produzir um animal da flora a partir de materiais que seriam descartados. E o Jorge tem uma habilidade muito legal de fazer miniaturas de dinossauros, navios, e agora de animais, a partir de papel, cola e pintura. O incentivamos a participar e ele fez uma zebra, sendo o primeiro da escola, já que cada unidade participante tem os três primeiros colocados, e
também foi o primeiro colocado na classificação geral”, explicou Janaína Vilhena Fortes, diretora do Colégio JB de Athayde. “Me inspirei a fazer a zebra porque faço criações há muito tempo. Me senti um pouco nervoso enquanto fazia, ansioso, estava pensando em desistir, mas consegui. Senti muita alegria (quando ganhei), fiquei muito feliz”, disse Jorge, que ganhou como prêmios um fone de ouvido pelo primeiro lugar na escola, e um notebook, pela primeira colocação geral – em segundo ficou o aluno Davi Lucas (6º ano), seguido por Luiz Otávio Vieira de Barros (7º ano), em terceiro. A avaliação foi feita por uma banca avaliadora composta por representantes da CSN, do Zoológico de Volta Redonda, das secretarias de Meio Ambiente e de Educação, e da Fundação CSN.