Coluna Social

0
585
Screenshot

A cantora, compositora, escritora e atriz Sara Bentes, que é deficiente visual, esteve na quarta, 4, na Escola Municipal Especializada Dr. Hilton Rocha, em Volta Redonda, para ministrar a palestra “Acessibilidade cultural e arte inclusiva” para os estudantes com deficiência visual da unidade escolar. “É muito gratificante para mim, é me sentir muito pertencente. É me sentir em casa, e a gente sempre fica muito feliz por poder compartilhar o que vai acumulando de bagagem. Aqui eu estou em casa, minha mãe foi professora aqui também quando eu era criança, então é a extensão da minha casa”, disse a volta-redondense, explicando que a participação faz parte do desdobramento do seu próximo livro, “Acorde, a música por trás do show”. “Este livro faz parte de um projeto para 2025, contemplado no edital de incentivo à cultura da Lei Paulo Gustavo. É um livro que traz como temática, além da música, saúde mental, abuso emocional, transtorno de personalidade, então são temas muito necessários, muito atuais para a gente tratar. Além disso, eu estreei em outubro, em Portugal, um musical de minha autoria, e estou tentando trazê-lo para o Brasil”, acrescentou.

De 11 a 20 de dezembro, o esperado Trem de Natal da MRS Logística passará por diversas
cidades da região com sua composição iluminada e decorada com o clima natalino. Esta ação, que já se tornou uma tradição, conta novamente com a parceria da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) e promete, mais uma vez, espalhar a magia do Natal. “Desde 2022, o Trem de Natal tem se consolidado como um símbolo de união e celebração. Em 2024, queremos continuar trazendo esse encantamento para as comunidades ao longo da ferrovia, além de reforçar o vínculo da MRS com as cidades por onde passamos. A cada ano, a ideia é criar uma experiência ainda mais especial, carregada de luz e emoção, para que todos possam vivenciar o espírito natalino de forma única”, explica Mayara Fernandes, especialista em Políticas Sociais da MRS.
Confira as datas e os locais por onde o Trem de Natal passará pela região:
13/12, a partir de 18:00: Cruzeiro, Lavrinhas, Queluz (SP), Itatiaia, Resende,
Barra Mansa e Volta Redonda (RJ)
16/12, a partir de 18h30: Volta Redonda, Pinheiral e Barra do Piraí (RJ)
17/12, a partir de 18h30: Barra do Piraí, Valença, Vassouras, Paraíba do Sul,
Três Rios, Comendador Levy Gasparian (RJ) Santana do Deserto, Simão Pereira
e Matias Barbosa (MG)

A Escola Professor Waldyr Amaral Bedê, localizada no bairro Santa Rita do Zarur, em Volta Redonda, participou da campanha “Dia de doar”, que normalmente é lançada no dia 3 de dezembro pela Legião da Boa Vontade, envolvendo mais de 200 municípios brasileiros no projeto de mobilização social ‘Natal Permanente da LBV — Jesus, o Pão Nosso de cada dia!’, voltado para as famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social. O flagrante foi feito durante a apresentação de Natal para os idosos atendidos pela LBV, com a presença de alunos e professores da unidade escolar de Volta Redonda, que levaram alimentos arrecadados durante a campanha de doação. E quem quiser fazer parte dessa corrente positiva, é fácil: acesse ibv.org.br e doe quantas cestas puder ou faça uma doação via pix solidário via o e- mail [email protected].

A prefeitura de Barra Mansa, por meio da Escola Vocacionada à Música, recebeu na manhã de quarta, 4, a coprodução ‘SEDe – Intercâmbio na Escola Vocacionada à Música’, com apresentações de música, visualidade, improvisação e jogos teatrais. A atividade faz parte da proposta do projeto de intercâmbio com as comunidades locais de diversos países e é resultado dos processos artísticos desenvolvidos com os estudantes durante as oficinas. A SEDe é uma coprodução dos grupos ‘Sala Preta do Brasil’, ‘Los 250 mil’ e ‘Máquina Biológica’ do México, realizada com o apoio do programa Iberescena 2024 e da Funarte, através do Ministério da Cultura do Brasil. Atores mexicanos participaram das apresentações para as crianças, com oficinas de música, teatro e produções artísticas. De acordo com o coordenador musical da escola, Giliade Lima, o projeto é de suma importância. “O SEDe tem essa dimensão de um trabalho em comunidade. Contamos com apresentações de artistas mexicanos aqui na Vocacionada à Música, e a proposta é trazer uma reflexão sobre o espetáculo, acerca das crises ambientais, da escassez de água e de um futuro preocupante. Trabalhamos essas mensagens junto aos alunos, com o intuito deles se apresentarem com os atores mexicanos”, explicou. A atriz mexicana e diretora do grupo artístico ‘Los 250 Mil’, Paulina De León, destacou que a apresentação retrata uma história que é muito importante para a sociedade. “Essa peça busca transmitir como a água é um bem que devemos preservar e cuidar. Os personagens interagem com o público de maneira dinâmica, sem perder o caráter de conscientização dos recursos naturais”, disse.